domingo, 25 de setembro de 2011

O Chamado

A gente aprende todos os dias.
Ontem a Daniele Pasinato me convidou para um bate-papo informal com o Zeca Atma, peregrino que voluntariamente ministra palestras sobre o Caminho do Sol. Conheça um pouquinho desse caminho aqui mesmo no Brasil:
O Caminho do Sol, nasceu com o objetivo maior de oferecer aos amantes de caminhadas, um ambiente agradável, passando em sua quase totalidade , somente por àreas rurais, buscando a introspecção e o despojamento material. Ele tem inicio em Santana do Parnaíba e termina em Águas de São Pedro, no Estado de São Paulo, são 11 dias de caminhada no total.

 



Bem, a Daniele decidiu iniciar o caminho no dia 05/10 e para isso precisava ter esta conversa informativa ( que também podemos chamar de palestra). Fiquei muito feliz com o convite, foi uma oportunidade incrível de aprendizado.
 
A primeira lição que aprendi e que considero fundamental para qualquer peregrino, é uma simples frase: " é o caminho que te chama". Realmente eu posso dizer que recebi um chamamento, foi muito derrepente e aparentemente naquele dia não houve nada de diferente que tenha me motivado a tomar a decisão. Como já disse anteriormente eu sempre tive a vontade de realizar o Caminho de Santiago, mas daí até a decisão tem um longo caminho. Agora sim eu acredito que houve mesmo um chamamento. Uma força poderosa que me impulsiona a realizar e também a falar sobre este caminho. Uma energia que toma meu corpo e meus pensamentos, que não me deixa nem quando estou dormindo. Frequentemente eu sonho com situações difíceis que poderei passar e fico nas madrugadas pensando, fazendo planos, listas, pesquisando, lendo. Quero saber tudo e ouvir pessoas, relatos, experiências. Muitos amigos me procuram oferecendo contatos de pessoas que já estiveram no Caminho e que se dispõem a me relatar, dar dicas, ou só conversar. O mais incrível é que uma coisa tão pequena, se agiganta quando atinge as pessoas. E da mesma maneira também vejo o contrário, muitas pessoas não entendem e julgam como "aventura" ou "loucura", e até me perguntam como posso passar dias me privando de conforto e enfrentar tantas intempéries. Eu que não tinha respostas agora já tenho: recebi um chamado. Me sinto feliz e motivada a seguir em frente.

A segunda lição que aprendi ontem foi sobre o jeito de se caminhar. Fazendo uma analogia da forma como colocamos os pés no chão com o nosso emocional e psicológico, pode-se fazer uma leitura bastante interessante.
Podemos dizer que quando colocamos o calcanhar no chão estamos ao mesmo tempo colocando o "pensar". O meio do pé é o mesmo que colocar a "elaboração" para funcionar. E a frente do pé ( onde estão os dedos), e a ação. Assim, podemos indentificar se por acaso tivermos problemas físicos nos calcanhares, o pensamento está dominante, e assim por diante. O mais correto é que os três pontos estejam equilibrados para que a Caminhada também seja mais tranquila e eficiente. Quem sabe a reflexologia pode explicar melhor? Mas em todo o caso já gostei desse conceito e vou prestar mais atenção nas minhas pisadas.





Mudando de assunto.
Para iniciar bem a semana, hoje tivemos em Campinas a 28ª edição da Corrida Integração, para mim foi a primeira vez. Decidimos participar da caminhada de 5 KM, eu, Pedro, Daniele, Simone e Stela caminhamos juntos com mais de 10 mil pessoas, entre eles muitos amigos queridos, que nos surpreendeu, quantas pessoas se dedicam a cuidar da saúde!! Parabéns a todos que participaram dessa bonita festa num domingo de céu azul, sol e muito vento, bem típico de Campinas.



Na foto: Daniele, Stela, Célia e Simone








Na foto o Caio.


Caio, meu filho que estava trabalhano e nos esperava na chegada com Gatorade! Obrigada!

Chegando em casa com medalha e tudo, Lucas com a Gabriela e Mateus, ficaram orgulhosos!

Amigos,
Obrigada pelas dicas e apoio!

Ultreya e Suseya!

3 comentários:

  1. Celinha, que maravilha essa sua caminhada.Quantas liçoes em tão pouco tempo e quanta generosidade em partilhá-lhas conosco, seus amigos. Tiro dessa experiência que o ser humano é muito bom e não quer só aprender e ter conhecimentos, muito pelo contrário, quer espalhar por onde "anda" as sementes de sua sabedoria.Bjs e Ultreya e Suseya!!!

    ResponderExcluir
  2. Celinha, minha querida amiga, ontem, hoje, toda a preparação tem sido experiências maravilhosas. Ontem em particular senti o Caminho mais próximo. Ver as fotos das paisagens impulsionam mais e mais a realizar o Caminho. Recebi hoje uma mensagem do Zeca que gostaria de dividir com vc. Ela diz assim: "Determinação é a marca do Peregrino. A seta amarela sempre mostra a direção, por mais que ela pareça incompreensível. Algumas vezes notamos que o caminho indicado é íngreme e difícil, ao passo que quase ao lado um outro florido, plano e banhado pela sombra nos convida a percorre-lo. O que leva o Pergrino a seguir o difícil caminho indicado, é a certeza que vencida as barreiras encontrará seu destino.... assim como o rio encontra o mar... A palavra que resume tudo isso: FÉ...." Muito Obrigada por TUDO !!! Beijos, Dani. (Daniele Pasinato)

    ResponderExcluir
  3. Roberta e Dani!! Obrigada pelos cometários. Eu sempre ouço pessoas perguntarem : qual é a sua palavra favorita? A minha palavra favorita é compartilhamento, eu gosto de compartiulhar o que aprendo com as pessoas, afinal, minha primeira profissão é ser Professora, não no espírito de ensinar, mas de compartilhar ensinamentos. Bjs!!

    ResponderExcluir