sábado, 5 de novembro de 2011

Alice no País das Maravilhas

Quem não gostaria de ser a pequena Alice, do livro: “Alice no país das maravilhas”, de Lewis Carroll? Sentir-se num paraíso, acreditar que tudo é perfeito, que todos são felizes? Mesmo a nossa querida Alice encontrou em sua Caminhada todo o tipo de pessoas e de situação. Ela teve que enfrentar as diversidades do desconhecido e principalmente ela própria. Encontrar-se a si próprio é o maior desafio que o ser humano pode travar. Muitas vezes ficamos perdidos e sem direção, e como Alice buscamos as respostas para as mais simples perguntas, como no diálogo que ela trava com o Gato de Cheshire:

- Gatinho, que direção devo tomar?
- Isso depende de aonde queiras ir.
- Não sei muito bem aonde quero ir.
- Então não importa a direção que tomes.




Determinar objetivos e metas é fundamental para seguirmos o caminho da vida, se não priorizarmos os objetivos corremos o risco de não identificarmos a diração a seguir, de nos perdermos nos nossos afazeres e atividades totalmente sem parãmetros.

Assim como Alice, que travou luta contra as adversidades, nós devemos fazer o mesmo, manter o foco e perseguir os objetivos traçados. Não podemos deixar que elementos externos nos dominem. Eu escrevi um post falando do desãnimo. E hoje eu entendi o verdadeiro significado dessa palavra e fiquei até assustada, por isso, agora a minha luta contra ele se intensificou.

Vejam o significado que eu encontrei:
"Desânimo significa “sem alma”, sem vibração, descrença em si mesmo. É a sensação de uma estagnação total, onde ficamos “parados no tempo” e sem força interior para reagir ou para mudar tal situação."

E ainda:
"Maria Chiaria Carullia, em seu livro “A farmácia da alegria”, define desânimo como “a falta de vontade de viver confiante e corajosamente ou de empenhar-se em algo construtivo; é a incapacidade de achar interesse no trabalho, nas atividades cotidianas, nos relacionamentos."

Não é assustador? Então vamos combater esse tal de desânimo e não deixá-lo entrar.

Hipócrates, pai da medicina, que viveu 400 anos antes da era cristã, já defendia a tese de que as emoções negativas podem desencadear vários males à saúde.

Nesse sentido o nosso trabalho deve ser na direção de manutenção da saúde a fim de evitar doenças. Somos formados por corpo, alma e espírito, que devem estar em harmonia para que o todo funcione de forma integral. Cuidar do corpo é tão importante quanto cuidar da alma e do espírito.
Para isso, resolvi definir alguns ítens simples e importantes que possam alcançar essas três áreas e procurar manter o equilíbrio.

1.Pratique o bom humor

2.Acredite em você

3.Cultive os amigos

4.Reserve um momento do dia só para você

5.Mantenha seu check up em dia

6.Tenha um animal de estimação

7.Pratique uma atividade física

8.Passeie na natureza

9.Medite

10.Enfeite a casa com flores

11.Escute música

12.Procure ter uma alimentação saudável

13.Mostre a criança que vive em você

14.Cultive o amor e a família

15.Agradeça tudo o que possui

Vejam que são poucos ítens mas muito difíceis! É possível realizar muitos deles em muitos momentos, outras vezes só é possível um ou outros. O fundamental é que não percamos de vista a necessidade de buscar o equilíbrio sempre.

O que você achou da lista? Faltam muitas coisas? Retiraria outras?
Ao invés de enumerar o que lhe falta, relacione o que você possui. Provavelmente se surpreenderá com o quanto a vida tem sido generosa com você.


Ultreya!

Mantendo o objetivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário