quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Caminho da Fé 1º dia

Não poderia deixar de falar sobre a última experiência, O Caminho da Fé. na última 5a. feira eu e minhas "amigas de fé", Daniele e Lia, mais conhecidas como Trio Parada Dura, pegamos um ônibus na rodoviária de Campinas com nossas mochilas super equipadas prontas para percorrermos um trecho desse Caminho tão espirituoso. Apesar de termos pesquisado sobre essa etapa, conversado com algumas pessoas, fomos surpreendidas por um caminho cheio de belezas naturais e muitas dificuldades. Também não poderia ser diferente!! estávamos nas saerras de Minas Gerais!!


As irmãs de fé prontas para os desafios.


Já em Águas da Prata, na Pousada do Peregrino, com as nosas credenciais em mãos, conhecemos 2 peregrinos de Limeira com muita experiência nesse tipo de caminhada, eles deviam ter de 65 a 70 anos e essa era a 7a. vez que percorriam este Caminho. Homens de muita religiosidade e fé e muito fortes e resistentes. Caminhavam cerca de 50Km por dia! Ficamos impressionadas! A última vez que os vimos foi em Andradas, depois disso somente notícias nas pousadas. Também estavam os bicigrinos, 4 de São Paulo e 7 de Botucatu.
Outro peregrino que conhecemos se chama Irineu, um rapaz de Sertãozinho que estava percorrendo o Caminho em agradecimento a saúde do filho de 7 anos. Uma linda homenagem, este também bastante corajoso caminhava sozinho com muita fé e força de vontade. Nossos caminhos se cruzaram algumas vezes e pudemos trocar conversas e experiências, ficamos amigos de caminhadas!


Nós três com o Irineu

Acordamos bem cedo e após o café, pegamos o Caminho em direção a Andradas. São 31 KM passando por entre serras, fazendas, e mata. Encontramos pouquíssimas pessoas, nenhum lugar para abastecer nossas garrafas de água. O tempo ajudou bastante, o sol estava entre nuvens, mesmo assim o calor era forte.
Como recomendado, fizemos paradas para descanso, lanche e trocamos de meias. Estreamos nossa 1ª vez no "matinho", vimos animais, muita natureza e uma paisagem lindíssima!
O cansaço foi muito grande, nossa mochila pesava mais a cada km percorrido. Chegamos na Pousada da àguia as 14:00 da tarde! Os últimos 5 Km foram bastante sofridos, percorremos 24 Km e fizemos uma parada para almoço e descanso. Não conseguimos seguir em frente caminhando, eram mais 10Km de caminho difícil e descidas íngremes, não tínhamos condições e chamamos um motorista. Chegamos em Andradas e nos instalamos no hotel. Refletimos sobre as nossas dificuldades e a resposta foi unânime: nossas mochilas estavam muito pesadas.
Decidimos praticar o "desapego", foi um exercício em conjunto e bastante maduro. Sinto que este momento nos uniu ainda mais, pois a partir daquela decisão seria necessário o compartilhamento. Foi o que fizemos. Apesar de termos trazido coisas necessárias e suficientes para os 5 dias, retiramos os "excessos" e nos propusemos a utilizar somente o estritamente necessário. Foi um momento de alegria e descontração, percebemos que podemos passar aqueles momentos com poucas coisas e separamos o que estava pesando demais. A próxima decisão seria: o que fazer com aquelas coisas? Apesar de não as utilizamos nesses dias os equipamentos poderiam ser utilizados em outras caminhadas. Então encontramos uma empresa de Moto taxi e despachamos os nossos "desapegos" para Tocos do Mogi, nossa última parada. Com as mochilas mais leves ficamos muito felizes!

As fotos que seguem são da primeira etapa:


Saída em Águas da Prata











Para minhas queridas Dani e Lia:

"Não, não tenho um caminho novo
O que tenho de novo
É o jeito de caminhar
Aprendi
(o caminho me ensinou)
A caminhar cantando
Como convém
A mim
E aos que vão comigo
Pois já não vou mais sozinho".

Thiago de Mello

Ultreya!

2 comentários:

  1. Zu,
    Lindas fotos que refletem a importância e profundidade do desafio, do objetivo e do mistério contido na decisão de caminhar, decisão que em si é o inicio da jornada.
    Acredito muito em vc e no significado transcendente de tudo que vc faz.
    com amor,
    Pe

    ResponderExcluir
  2. Pe, obrigada pela força e apoio, sem você nada seria possível. bjs.

    ResponderExcluir