quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Receitas do caminho

A interatividade que o blog nos apresenta é sensacional. Algumas pessoas mandam suas impressões sobre meus textos o que para mim é bastante enriquecedor. Outras que encontro fazem questão de tecer comentários, registrar emoções, comentar o que mais gostou e fazem muitas perguntas. A troca é muito positiva e importante, pode traçar os próximos passos, alterar e trazer novas idéias. Uma amiga me trouxe uma sugestão. Durante o Caminho da fé, entre muitas conversas e assuntos variados também trocamos dicas e receitas! Muitas pessoas já sabem que tenho uma atração especial pela área da culinária e já me aventurei em estudar, conhecer, preparar receitas diferentes, e até já participei de concursos, mas isso é outra história! Pois foi numa dessas conversas que a Dani sugeriu um post especial chamado Receitas do Caminho, com o objetivo de compartilhar as receitas trocadas durante a nossa caminhada. O mais interessante é que eu nem me lembrava quais eram essas delícias que comentamos, precisei lançar mão da memória minha jovem amiga para ativar minhas lembranças.
A nossa mente é estimulada por pequenos "espinhos", cada pessoa reage a eles de forma diferente, assim como os assuntos são percebidos distintamente por cada pessoa. Alguns temas ficam mais latentes para alguns e não para outros, conforme interesses, vivências anteriores ou necessidades.

Puxando pela memória, me lembro bem o momento do comentário dessa receita que vou contar aqui.
O assunto surgiu depois de perceber que durante o caminho da Fé, encontramos uma enorme diversidade de flores, como eu não conheço os nomes, perguntava sempre para a Lia, que com muita boa vontade tratava de nos ensinar. Foi então que conversamos sobre flores comestíveis e contei a minha procura por flores de abobrinhas. Isso mesmo, minha mãe conta que quando criança sua avó costumava colhes as flores de abobrinhas que empanava delicadamente e depois fritava. Disse que tinha gosto de infãncia e que nunca mais havia saboreado o prato tão especial para ela. Foi então que passei a procurar as tais flores, parece não ser tão fácil, até agora não consegui encontrá-las,mas consegui matar a vontade com outro tipo de flor, o narstúcio que encontrei num ecomercado aqui em Sousas, segui a mesma receita e ficou bastante saborosa.


Essa é a famosa flor da abobrinha

Eu conheci essa receita num livro muito interessante que estou lendo:
Mil Dias na Toscana, de Marlena De Blasi
logo no primeiro capítulo ( As maravilhas que elas estão cozinhando são flores de abobrinha) me deparo com uma cena fabulosa na Toscana, de mulheres cozinhando as flores de abobrinha e logo no final do capítulo a maravilhosa receita. Desde então, essas delicadas flores não me saem da cabeça, por isso meus amigos, quem souber de algo parecido não se esqueça de me avisar, ou terei que conferí-la num verão na Toscana!


Esse é o livro e abaixo a receita transcrita


Flores, verduras e ervas fritas

1 1/2 xícara de farinha de trigo
2 xícaras de cerveja
1/2 xícara de água fria
2 colheres de chá de sal refinado
3 cubos de gelo
óleo de amendoim ou azeite extravirgem para fritar
flores de abobrinha, de nastúrcio e de borragem lavadas, secas e com os caules cortados
folhas de aipo cortadas ao comprido, lavadas e secas
folhas de sálvia inteiras , lavadas e secas
cebolinha cortadas com aproximadamente 10cm de comprimento lavadas e secas
água com sal em um borrifador novo

Em umas tigela grande bata com um garfo a farinha, a cerveja, a água e o sal para formar uma leve mistura para empanar. Deixe descansar por uma hora, coberta e em temperatura ambiente. Acrescente os cubos de gelo e deixe descansar por mais meia hora. Bata a mistura novamente. Ela deve estar lisa e com a textura ideal.
Em fogo médio, aqueça o óleo em uma frigideira funda ou em uma panela pesada. Quanto mais lento, mais uniforme será o aquecimento do óleo.
Passe as flores, as ervas e a cebolinha pela mistura para empanar e escorra o excesso. Coloque-as no óleo quente e deixe-as fritar por cerca de meio minuto, permitindo que se forme uma crosta escura. Vire-as com pinças e termine a fritura, remova-as com uma escumadeira e coloque-as sobre papel toalha. Borrife imediatamente as flores e ervas fritas com água salgada morna e mantenha-as no forno aquecido até servir.
Bom apetite!


Essas são as flores já prontas.

Espero que tenham conseguido "saborear" comigo essa experiência.

As fotos são ilustrativas encontradas na internet.

Ultreya!

5 comentários:

  1. Hummmmm que delíciaaaaaaaaa !!!!!!!!! Apesar de termos conversado no caminho sobre essa receita, não conseguia visualizar .... Fiquei com água na boca !!! rsrs .... Vou tentar fazer essa "receitinha" OBRIGADA bjsssss

    Dani

    ResponderExcluir
  2. as fotos podem ser ilustrativas, mas os seus pratos são ainda mais bonitos.

    ResponderExcluir
  3. Além das fotos maravilhosas, também sinto com a imaginação o perfume e o sabor. Uma dica: esta receita também pode ser feita com as flores da aboboreira. Fica uma delícia e é igualzinha, além de ter em qualquer lugar. Já fiz, inclusive recheada, pois vovó era italiana e usava o mesmo modo de empanar da receita. É de fato um sabor da minha infância...

    ResponderExcluir
  4. Celinha, esqueci de dizer que queria fazer o caminho com voce. Mas mando o comentário da sua receita para que te acompanhe. Bjs, Diamantina

    ResponderExcluir
  5. Nininha... obrigada pela força e pelo comentário. Ainda não encontrei as flores, mas não desisti. Bjs.

    ResponderExcluir