sábado, 10 de dezembro de 2011

São Peregrino


Eu não conhecia este Santo chamado São Peregrino.

Mas também, existem mais de dez mil santos e beatos na Igreja Católica. Existem os mais "populares", que são mais conhecidos e que possuem Igrejas e templos dedicados a eles e outros menos conhecidos. Acredito que este esteja no rol intermediário. Grande parte dos peregrinos, em seus relatos dizem que no Caminho acontecem muitas coisas e situações que não se explicam, que não compreendemos e que são mágicas.
Pois bem, São Peregrino revelou-se para nós antes mesmo de iniciarmos a nossa efetiva Caminhada pelo Caminho da Fé.

Ao chegarmos em Águas da Prata, no Albergue dos Peregrinos, depois de nos instalarmos, eu e a Dani estávamos conhecendo o local e nos deparamos com uma imagem de Nossa Senhora Aparecida em cima de um armário, e ao lado dela uma vela de 7 dias apagada, talvez pelo vento. Imediatamente eu disse para Dani procurarmos fósforos para acendemos a vela, eu corri para procurar na cozinha, mas a Dani ficou lá, olhando a vela e lendo o que estava escrito nela. Era uma daquelas velas com a fotografia de um santo e sua oração. Foi então que a Dani veio me contar que a vela era de São Peregrino, e que ele é o Santo protetor contra o mal do câncer. Para nós isso tinha um sentido imenso, já que o pai da Daniele está passando pela enfermidade em tratamento há 1 ano. Nós duas então acendemos a vela e fizemos a oração, percebi que ela ficou bastante emocionada com o acontecido.

Pequena história de São Peregrino:
"No ano de 1283, em Forli, Itália, enquanto o Frade servita Filipi pregava, um bando de arruaceiros, entre os quais um jovem de nome Peregrino, avançaram e bateram no nobre frade, expulsando-o de Forli. Peregrino, no entanto arrependeu-se do ato e foi ao encontro de Filipi pedir-lhe perdão, sendo por este perdoado. A partir de então, Peregrino decidiu abandonar as riquezas materiais e dedicar-se à vida religiosa. Já com mais idade acometeu-lhe o mal do câncer numa das pernas e que seria necessário aputar-lhe a mesma para que o mal não se alastrasse pelo resto do corpo. Conta-se que Peregrino, na véspera da operação de amputação, ajoelhou-se junto a uma imagem de Jesus Cristo crucificado e passou noite a suplicar-lhe que curasse sua perna e, enquanto rezava, adormeceu. Então, durante o sono, ele viu Jesus descer da cruz e tocar sua perna em chagas, curando-a. Ele é muito venerado em Forli e Siena e é invocado contra o câncer e problemas nos pés. Por isso, São Peregrino Laziosi é considerado o protetor contra o mal do câncer."
Fonte: Wikpedia


São Peregrino


Mas a história não termina aqui. De volta a Campinas, fui procurar uma imagem do Santo pois queria presentear a Dani. Encontrei a imagem e também a novena do santo, seria o presente perfeito.
O presente foi entregue no dia 03, quando então ela resolveu iniciar a novena, ao ler as explicações viu que seria necessário ter também uma vela e o óleo bento. Como não dispunha desse material ela inteligentemente utilizou a água benta da Nossa Senhora Desatadora dos Nós, bem como sua vela.

A atitude foi excelente pois sabemos que a Igreja Católica utiliza símbolos e neste caso eles estavam bem representados. O mais interessante é que recomenda-se que a novena seja iniciada no dia 04, que é o dia de São Peregrino, terminando no dia 12, que coincidentemente ou não, seria o dia marcado da cirurgia do pai dela. O mais emocionante disso tudo é que a Daniele e seu pai iniciaram a novena juntos com muita fé,e alguns dias depois, sua mãe e irmão juntaram se a eles e agora a família está reunida na fé pela cura de seu pai.

Acredito que a Daniele seja um instrumento que Deus utilizou para resgatar a fé e unir ainda mais a família que certamente estará fortalecida acreditando na cura. Ontem, o peregrino e amigo Irineu, que também estava no albergue de águas da Prata, também enviou uma imagem do santo trazida de Aparecida do Norte, para a Dani.

Para quem se interessar, a Novena:

Novena à São Peregrino:
Ó glorioso e maravilhoso São Peregrino, que atendeu ao Divino chamado com um espirito de prontidão, abandonando todo o conforto de uma vida fácil, com todas as honras terrenas para se dedicar a Deus e a Ordem da Sua mais Santa Mãe. Você que trabalhou para a salvação de almas obtendo o Titulo de "Apostolo de Emília" . Você em união com Jesus crucificado, sofreu terríveis dores com tal paciência que veio a merecer milagrosamente curado de uma incurável ferida em sua perna por Ele, com o Toque de Sua Divina Mão. Obtenha para nós, nós pedimos, a graça de responder a todo chamado de Deus aumentando em nossos corações o zelo para a salvação de nossas almas, curando as enfermidades que afligirem nossos corpos e consiga para nós a graça da perfeita resignação aos nossos sofrimentos de modo que nós imitemos suas virtudes e seu terno amor ao Senhor Crucificado e sua sofrida Mãe e nós mereçamos conseguir a glória do Eterno Paraíso. Nós pedimos isso em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém

Oração à São Peregrino

 Ó grande São Peregrino, você foi chamado o "Poderoso" e o "Fazedor de Maravilhas" por causa dos muitos milagres que obteve de Deus para aqueles que recorreram a você. Por muito anos sofreu e aquentou em sua carne o câncer que destruía a fibras de seu ser e, conseguiu ajuda da fonte de todos as graças, quando o homem já não podia fazer mais nada. Você foi favorecido com a Visão de Jesus descendo da Cruz para curar sua aflição. Peça ao Senhor e a Nossa Senhora para curar as pessoas doentes que nós confiamos a você(......dizer aqui o nome da pessoa). E que sejam ajudados pela sua poderosa intercessão e nós cantaremos ao Senhor Deus agora e para toda o sempre, a canção da gratidão pela Sua grande bondade e misericórdia. Amem.


São Peregrino é venerado na seguinte Paróquia onde estão suas Relíquias.

Paróquia Nossa Senhora das Dores Rua Tabor, 283 Ipiranga - SP (ao lado do Monumento da Independência, perto do Museu do Ipiranga) Fone (11) 6161-3171 Apesar da coincidência, pude perceber que o nome São Peregrino nada tem de relacionado com o ato de peregrinar, na realidade era o seu nome de família.

 Ultreya!

3 comentários:

  1. Célia,
    seu blog está cada vez melhor!!
    bjs,Lia

    ResponderExcluir
  2. Celinha, estou emocionada ....

    Obrigada minha amiga querida !!!

    A novena para São Peregrino é muito forte. Uniu muito a minha família. Sou muito grata a você, a Lia e ao Irineu pela atenção e carinho neste momento.

    Amanhã meu pai será internado, vamos finalizar a novena antes da cirurgia dele. A FÉ é o que guia nosso Caminho, hoje e sempre.

    Deixo aqui um pouco da novena para quem se interessar e quiser hoje orar pelas pessoas com mal do câncer.

    Intenção do 7º dia: Vamos orar por todas as mulheres que tiveream que retirar uma mama (ou as duas). É grande o sofrimento para uma mulher. Há momentos em que o médico tem que retirar um órgão para salvar uma vida ou deixar a pessoa morrer. Não há dúvida de que é preferível ficar sem o órgão e continuar vivendo. Vamos rezar por todas as mulheres para que elas tenham força de superar essa fase e perceberem que a vida vale muito mais do que um órgão, por mais preciso e importante que ele seja."

    Um grande beijo no coração. Você é uma mulher muito iluminada! Sou grata a Deus por ter colocado vc em minha vida neste momento.

    Dani Pasinato ;-)

    ResponderExcluir
  3. Dani, você é uma pessoa muito querida e iluminada, nossa parceria tem sido mesmo sensacional. Continuemos caminhando juntas e nos apoiando. Estou em oração pelo seu pai. Parabéns por ser a filha maravilhosa que é. Bjs.

    ResponderExcluir