terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

A Catedral de Santiago


Disse Goethe que "a Europa fez-se peregrinando a Compostela".

A Catedral de Santiago é a Igreja mãe da Arquidiocese Compostelana. Nela está a Cátedra do Arcebispo. Ela abriga a tumba do Apóstolo Santiago, e desde o Sec. IX se converteu num dos maiores santuários do Cristianismo, e onde chegam peregrinos fiéis de todas as partes do mundo.
A Catedral é composta por inúmeros monumentos históricos e artísticos, mas antes de tudo é uma casa de oração e comunhão com Deus.
O Arcebispo conta com o Colegiado de Sacerdotes chamados de O Cabildo, que além de desempenharem suas funções sacerdotais são os verdadeiros guardiões das Relíquias do Apóstolo Santiago.
 A construção da Catedral se iniciou em 1075 por Bernardo el Viejo, maestro admiravel e Roberto, e só foi concluída em 1211 por Mestre Mateo. Até os dias de hoje ela sofre intervenções de restauro e adaptações necessárias. A construção é em estilo Romano, porém algumas fases passaram pelo estilo Barroco. Maiores informações o site ofivial:  http://www.catedraldesantiago.es








Na atualidade o Conselho da Europa definiu o Caminho de Santiago como Primeiro Itinerário Cultural Europeu e a UNESCO declarou a cidade de Santiago de Compostela, Patrimônio Cultural da Humanidade.

 Já falei aqui dos símbolos do Caminho: a concha, o cajado, a credencial, entre outros. Porém, ainda não falei sobre a Cruz de Santiago.

 A Cruz de Santiago aparece primeiramente como símbolo exclusivo da Ordem Militar de Santiago, ou Ordem dos Cavaleiros de Santiago,fundada em 1176. Esta Ordem teve um papel muito importante na Guerra da Reconquista e repovoamento dos territórios na Espanha, simbolizando o Apóstolo defensor dos cristãos.
A Cruz vermelha que brilha na bandeira branca da ordem é chamada pelos cavaleiros de o lagarto do Senhor. A principal função dos Cavaleiros era proteger a rota de peregrinações dos ladrões

A bela Cruz vermelha possui a forma de espada, e uma ponta como lâmina, que pode ser enfiada no chão. 
A histórica cruz-espada vermelha conhecida polo nome de "Cruz de Santiago" representa-se como uma cruz floreada, ou flor de liz de cor vermelha sobre fundo branco no que a parte baixa da cruz aparece em forma de espada. Esta cruz vermella militar de Santiago de Compostela é parte histórica da iconografia galaico-jacobea, e junto às tradicionais vieiras associadas à peregrinagem jacobea, é outro dos símbolos nacionais da Galícia.

Informações para aprofundamento no site: http://www.caminhodesantiago.com



 

A Bandeira branca e a cruz vermelha





O Cavaleiro de Santiago


A concha com a cruz


A cruz como pendente


 

 

Catedral

Tanita Tikaran e Zélia Duncan

"O deserto que atravessei
Ninguém me viu passar
Estranha e só
Nem pude ver que o céu é maior
Tentei dizer
Mas vi você
Tão longe de chegar
Mais perto de algum lugar
É deserto onde eu te encontrei
Você me viu passar
Correndo só
Nem pude ver que o tempo é maior
Olhei pra mim
Me vi assim
Tão perto de chegar
Onde você não está
No silêncio uma catedral
Um templo em mim
Onde eu possa ser imortal
Mas vai existir
Eu sei, vai ter que existir
Vai resistir nosso lugar
Solidão, quem pode evitar?
Te encontro enfim
Meu coração é secular
Sonha e desagua dentro de mim
Amanhã, devagar
Me diz como voltar
Se eu disser que foi por amor
Não vou mentir pra mim
Se eu disser deixa pra depois
Não foi sempre assim
Tentei dizer
Mas vi você
Tão longe de chegar

Mais perto de algum lugar".

 

Ultreya!         

Um comentário: