sábado, 18 de fevereiro de 2012

A Credencial e A Compostela

"La puerta se abre a todos, enfermos y sanos,
No solo a católicos, sino aún a paganos,
A judíos, hereges, ociosos y vanos
Y más brevemente, a buenos y profanos."
(poema do século XIII)



O documento oficial do Peregrino se chama "Credencial", é ele quem vai oferecer condições ao Peregrino de se hospedar em albergues particulares ou píblicos e usufruir de toda a estrutura destinada a ele. Existem regras e critérios para o fornecimento dessa Credencial e ainda orientações especiais de utilização.

Segundo consta nas orientações estabelecidas aos peregrinos encontrado no site da Associação Brasileira dos Amigos do Caminho de Santiago:

Recomendações para a obtenção e uso da Credencia de Peregrinos
A credencial de peregrinos, renovando a tradição das cartas de apresentação, ou salvo condutos dos antigos peregrinos, é um documento que as organizações de acolhida, ao longo do Caminho de Santiago, fornecem às pessoas que a solicitam, como um meio de serem facilmente reconhecidos como peregrinos e de receber a tradicional hospitalidade do Caminho.
Podem solicitar a credencial, aqueles que peregrinam pelo Caminho de Santiago a pé, de bicicleta ou a cavalo, sempre que o façam de modo contínuo, e sem alternar sua caminhada com trechos realizados em veículos a motor. A credencial não é fornecida aqueles que desejam viajar em carros de apoio.
A credencial é fornecida gratuitamente às pessoas que a solicitam e cumprem todas as condições para poder recebê-la
Os peregrinos devem se comprometer a comportar-se de modo adequado em todo o Caminho e, especialmente, nos albergues de peregrinos. Ao menos uma vez ao dia, deverão solicitar a algumas instituições ao longo do Caminho para que coloquem na credencial um carimbo, com assinatura e data, como prova de sua passagem pelo local.
Os peregrinos podem receber acolhida gratuita em muitos lugares do Caminho, em função do trabalho desinteressado de várias pessoas, de acordo com os meio materiais disponíveis. É necessário respeitar as normas que regem o uso de cada refúgio. Em alguns casos, a limitação de espaço faz com que se imponham restrições ao alojamento de acompanhantes em carro de apoio ou a peregrinos que se locomovem com bicicletas. Deve-se aceitar todas estas limitações com o espírito de irmandade próprio dos verdadeiros peregrinos.
Os hospitaleiros poderão reter as credenciais dos peregrinos que não tenham cumprido as condições para recebê-las ou que não se comportem de modo adequado nos seus albergues.

As orientações acima servem para que o peregrino tenha consciência da importância e seriedade que são atribuídos ao Caminho e as pessoas que nele trabalham.
Ela é também um documento importante que vai comprovar que o Peregrino realmente percorreu O Caminho e poderá receber no final a Compostela.

Ao chegar à catedral de Santiago, aqueles que desejarem, poderão solicitar a Compostela (documento tradicional que comprova a peregrinação à Compostela, "devotionis causa"), mediante a apresentação desta credencial, e desde que tenham cumprido todas as condições que são exigidas pela catedral de Santiago.

Para isso basta dirigir-se com a credencial, à “Oficina de Peregrinos”, na Rua do Vilar no. 1, próximo à fonte que há junto à Catedral. A “Oficina” funciona de 10:00 às 14:00 e das 16:00 às 19:00, sendo que aos domingos só funciona na parte da manhã.




 Credencial - capa





Credencial - parte interna



A Compostela



Nesta semana eu recebi a minha Credencial e já tem o carimbo de saída da ACACS, Associação dos Amigos de Santiago -SP, que tem a autorização de emitir e enviar aos Peregrino o referido documento.

Depois de percorrido o percurso, tona-se possível requisitar a Compostela, que nada mais é do que um Certificado.

Mais uma etapa percorrida.

"Escolheu estes doze; Simão a quem pôs o nome de Pedro, Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão
João aos quais pôs o nome de Boanerges,
que quer dizer Filhos do Trovão."
Marcos 3:16-17


Ultreya!

6 comentários:

  1. Celinha, então é essa a credencial??? Que linda, um encanto! Nosso caminho está traçado amiga! A minha deve chegar em breve. Very excited! Obrigada minha querida. AMEI!
    Beijoss
    Dani

    ResponderExcluir
  2. Celinha, mais uma etapa percorrida.Parabens!

    ResponderExcluir