domingo, 5 de fevereiro de 2012

Ouvindo O Caminho

" Em Abril, com suas chuvas que trazem doces frutos, vem a vontade de sair em peregrinação. E caminhantes seguem a buscar estranhos trajetos para templos distantes, que sabem estar em terras quentes."  

Chaucer- 1385- Contos de Canterbury


Com essa frase se inicia o livro que acabei de ler, que me foi emprestado pelo amigo peregrino Marcelo Gianesi. Nesta semana tivemos um rápido almoço no qual ele me contou sobre as 2 vezes em que realizou o Caminho de Santiago, além das dicas, guias e livros emprestados, ele me presenteou com um relato emocionado. A realização do Caminho teve uma influência muito significativa em seu modo de agir, suas atitudes e escolhas, me falou da importância da reflexão durante a caminhada, em estar só consigo mesmo, da emoção que sentiu ao entrar na Igreja de Santiago e especialmente na alegria que tem em compartilhar essas experiências com outros Peregrinos, afirmando ainda mais as minhas convicções de que os Peregrinos formam uma grande "irmandade". Foi uma conversa bastante importante e feliz, ele me passou muita segurança e tranquilidade que levarei na minha jornada.

Esse é o livro que li nesta semana de Cadmo Soares Gomes


Outra coisa interessante que apareceu nas minhas mãos, foi um filme que relata a caminhada de 2 peregrinos.O interessante e premiado filme mostra as paisagens, os albergues, histórias de pessoas que vivem O Caminho, a forma com que os peregrinos se ajudam e se tornam um só, uma unidade. Também tem dicas e aguçou ainda mais a vontade de colocar os pés no caminho!



Maiores informações sobre o filme e como comprar: www.umcaminhodesantiago.com.br

Estou mantendo meus treinamentos dentro do possível, com este calor está difícil fazer longas caminhadas. Consegui intensificar meus treinos na academia, fiz alterações nas minhas séries e confesso que no primeiro dia foi muito sofrido, parecia que nunca tinha feito musculação!!
A professora Bruna intensificou os exercícios para braços, costas e pernas, descobri músculos que estavam amortecidos e agora estão bem ativos! Depois da primeira semana já me habituei e ficou bem mais fácil e até fiquei amiga da Bruna. Certamente esse treinamento vai me ajudar a enfrentar a caminhada e o peso da mochila.

E por falar em peso da mochila esse é o item que mais tem me tirado o sossego! Estou tentando racionalizar o máximo as coisas que levarei para não carregar muito peso. Ontem a Daniele esteve em casa e conversamos muito sobre isso, acabamos saindo para comprar algumas coisinhas que estavam faltando e parece que tudo tem um peso enorme! Levaremos estritamente o necessário, somente o necessário (como diz Baloo no filme Mogli).
Dani, este é para você!

Eu uso o necessário
Somente o necessário
O extraordinário é demais
Eu digo necessário
Somente o necessário
Por isso é que essa vida eu vivo em paz








Quem não se lembra desse filme?
A gente pode aprender com os desenhos infantis!



Tantas relatos que leio, muitas histórias que escuto, filmes que vejo e todas as pessoas dizem a mesma coisa: consideram O Caminho algo extraordinário!

E sobre este assunto eu prometo que vou tratar quando voltar, pois quero vivenciar essas maravilha e depois contar para vocês.

E com a frase que iniciei esse post vem a confirmação: Abril é o mês da caminhada, de iniciar a Peregrinação a Compostela, de vivenciar as inúmeras experiências relatadas. Não sei se é a melhor época, se o clima estará favorável, se teremos chuva ou frio, isso não importa, não é controlável, o importante é darmos o primeiro passo e nos prepararmos para isso, não só fisicamente, mas mentalmente e emocionalmente. Se será suficiente? Não sei, O caminho é que irá dizer.
Vamos ouvir o Caminho.

"Só é Peregrino quem vem ou vai da Casa de Santiago"

Dante Aliguieri



Seguindo caminhando.


Ultreya e Suseya!

6 comentários:

  1. Querida amiga PeLLLLegrina Celinha,

    Antes de mais nada OBRIGADA !!!

    Já estava com saudades dos seus posts !!!

    Adorei a música do Mogli e Baloo, mas colocar em prática é realmente um desafio: "Somente o necessário ... O extraordinário é demais ..."
    Já está sendo um dos nossos grandes desafios agora na preparação e continuará sendo também durante o Caminho.

    Estou muito muito Feliz! E por isso só tenho a agradecer !!!!

    Vamos Caminhando !!!
    Um grande beijo da amiga peLLLLegrina
    Dani

    ResponderExcluir
  2. Querida amiga pellllegrina Celinha
    Adorei seu novo post e curto cada comentário como se eu também estivesse me preparando para ir com vocês.Tenho certeza que essa experiência será única e maravilhosa e que trará frutos e uma nova
    perspectiva para suas vidas.Vou ficar aqui,mandando anjinhos pra você e Dani.Enquanto isso...jogue seus cabelos ao vento e não olhe pra trás.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amiga!! Vc sabe que estará conosco nesssa caminhada, bjs.

      Excluir
  3. Celia
    Realmente temos que escutar o caminho e aquilo que ele nos diz naquele momento.Penso que a melhor preparaçao é a de se estar disponível para o imprevisto. Essa é a unica certeza do caminho: o imprevisto. A mágica vai estar em voce e unica e exclusivamente se vc deixar que ela aocnteça.
    Fiz o Caminho de Santiago e para ser sincera, hoje, eu acho que lá não cheguei. Cheguei na cidade, cumpri os rituais todos mas nao cheguei lá.
    Nao crie expectativas daquilo que vc possa encontrar. Por exemplo, ao subir o Monte do Perdão, encontrei uma van tocando uma baita musica alta, vendendo agua, cerveja e refrigerante. Pode?
    Que vc curta muito seu caminho e chegue nao fisicamente mas espitualmente tambem.
    Por menos coisas que coloquemos na mochila, ao caminhar percebemos que menos coisas poderíamos ter posto. O acerto se faz pelo caminho.
    bj e curta muito.
    Ana Rita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Rita, eu quero mesmo conhecer esses imprevistos, sei que fazem parte, obrigada! Bjs.

      Excluir
  4. Cé,
    A dica da Lia é boa: "jogue seus cabelos ao vento e não olhe pra trás".
    bj

    ResponderExcluir