domingo, 26 de fevereiro de 2012

Inspiração

O que te inspira? Quem te inspira? O que te move? O que te impulsiona?  Qual é a pessoa que te guia sem nem saber que vc existe? O que te motiva e te impulsiona? O que te leva a acreditar que também é um ingrediente indispensável para alguém?

Segundo o Dicionário, INSPIRAÇÂO:

s.f. Ação de inspirar ou ser inspirado. Ação pela qual o ar penetra nos pulmões: o homem adulto, em repouso, faz 16 inspirações por minuto. Fig. Conselho, sugestão: agir por inspiração de. Estado da alma quando influenciada por uma potência sobrenatural: inspiração divina. A força inspiradora; o estro: poeta de grande inspiração. Coisa inspirada. Coisa ou pessoa, que inspira. Aquilo que numa composição artística revela grande talento ou gênio.






Uma vez fui aplicar um treinamento e conversando com meu filho Lucas ele me fez essa pergunt: "quem te inspira?". Ela faria parte de uma atividade. Pois bem, quem ficou a pensar nessa pergunta fui eu! Fiquei tentando encontrar pessoas que me inspiram ou inspiraram alguma vez e é claro não são muitas.
Primeiramente surgiu meu pai, pessoa que convivi pouco, pois nos deixou cedo demais. Ele foi a minha inspiração para que eu começasse a pensar em fazer o Caminho e mais ainda a persistir nele ( vejam o post que originou este Blog).
A minha infância e adolescência foi passada especialmente dentro de Colégio de Freiras, estudávamos no Método Montessori. Mais tarde, quando decido ser Professora, resolvi me aprofundar no assunto e acabei me encantando por essa médica maravilhosa que enfrentou a sociedade Italiana no início do Sec.XX  e dedicou sua vida a Educação.
Mais tarde, encontrei Doris Alen, que foi a idealizadora do projeto sensacional no qual trabalho ainda hoje de forma voluntária que se chama CISV.
E ainda minha mãe, mulher incansável e exemplo de superação, energia e vitalidade.
É claro que tive ainda muitas pessoas que me inspiraram, especialmente meus filhos que me trouxeram através da maternidade uma sintonia e amor incondicionais, que servem de inspiração na minha vida diária.
Me lembro bem de uma entrevista de Chico Buarque, que inspira a todos nós, que sua obra é resultado de 99% de transpiração e 1% de inspiração. Se não me engano essa frase foi dita por Thomas Edison, outro gênio.

É claro que essas pessoas que nos inspiram acabam tendo uma enorme responsabilidade, pois trazem o exemplo e mostram caminhos para novas descobertas. É mesmo o que Saint Exupery fala em sua obra mais famosa (lida pela misses do mundo todo): O Pequeno Príncipe. "Você se torna responsável por aquilo que cativas".






Quando leio algo extraordinário, ou assisto um filme, um espetáculo ou vejo uma obra de arte, imediatamente reflito sobre aquela maravilha e me pergunto: "como é que essa pessoa conseguiu fazer isso?" Onde buscou inspiração? Quem é esse Deus Divino que envia mensagens tão especiais para algumas pessoas e praticamente nenhuma para outras? Quantas invenções que conhecemos e que mudaram nossas vidas desde os tempos mais remotos e que pensamos ser obras do acaso, mas na realidade são obras da necessidade humana?

Há algum tempo atrás, eu o Pedro, os meninos e minha mãe passamos alguns dias nos EUA, e numa das visitas ao Tio Bira e tia Mariinha, presenciamos uma cena, muito espirituosa, que nunca saiu da minha cabeça.
A tia Mariinha estava cozinhando alguma coisa rápida, dessas que os Americanos costumam fazer em casa e precisava descascar alguns ovos. Então pediu ao Tio Bira que fosse ao mercado comprar um descascador de ovos. Ele ficou indignado e perguntou se aquele apetrecho existia mesmo. Foi então que a sábia Tia Mariinha disparou; " se eu, que sou só uma dona de casa já pensei nisso, então alguém que é bem mais esperto do que eu já pensou, criou, fabricou e já está vendendo!" Então o Tio Bira foi ao mercado e voltou com o descascador de ovos! Moral da história: quando pensamos em alguma coisa, já existe uma pessoa que pensou muito antes e já está ganhando dinheiro com isso!

Devo fazer uma lista das pessoas que me inspiram, mas no momento ficarei com as que já citei acima. Muitas delas são exemplo, pessoas realmente extraordinárias que passaram pela minha vida e deixaram suas marcas. Pessoas inesquecíveis, até desconhecidas que em algum momento, através de gestos, palavras ou atitudes me marcaram imensamente.



ACASO

"Cada um que passa em nossa vida,
passa sozinho, pois cada pessoa é única
e nenhuma substitui outra.
Cada um que passa em nossa vida,
passa sozinho, mas não vai só
nem nos deixa sós.
Leva um pouco de nós mesmos,
deixa um pouco de si mesmo.
Há os que levam muito,
mas há os que não levam nada.
Essa é a maior responsabilidade de nossa vida,
e a prova de que duas almas
não se encontram ao acaso. "



Ultreya!

2 comentários:

  1. Zu,
    Tenho certeza que o seu pai, inspirador original, vê em você todas as qualidades necessarias a inspirar outras tantas vidas, como inspira e dá sentido à minha.
    Com amor,
    Zu

    ResponderExcluir
  2. Celinha, estou emocionada com seu post. Você sabe ... meu pai é uma pessoa que me inspira muito, meu mestre. Minha mãe com sua alegria contagiante, me inspira a todo momento! Você é uma amiga que me inspira com suas atitudes, comportamento, palavras. Somos responsáveis pelo que cativamos.
    "Cada um que passa em nossa vida,
    passa sozinho, mas não vai só
    nem nos deixa sós.
    Leva um pouco de nós mesmos,
    deixa um pouco de si mesmo."
    Eu serei aquela que irá levar muito do que tenho aprendido e me inspirado em vc!
    OBRIGADA mais uma vez.
    Beijo Grande,
    Dani

    ResponderExcluir