sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

O sonho

"A única maneira de salvarmos os nossos sonhos é sermos generosos conosco mesmos".
Paulo Coelho

Nossas  passagens já estão compradas! Dia 01 de Abril, eu e Daniele embarcamos para a Espanha. Pelo nosso planejamentos a caminhada se iniciará dia 03.
Pelas notícias vindas da Europa, é claro que estou preocupada, será que é a melhor época? Será que estará muito frio? Será que conseguiremos vencer as intempéries? Me parece que o clima neste ano está bem mais rigoroso, muita neve e frio. Sei que até o mês de Abril podem haver melhoras significativas, o fato é que agora não há mais volta. A decisão está tomada e as providências também. Sei que as roupas de frio representam um peso a mais na mochila, mas por outro lado, caminhar com a temperatura mais amena é bem melhor. Acabei de ver a temperatura em Léon 6º, a tendência é subir nas próximas semanas. Será um grande desafio encarar as baixas temperaturas. Vou aceitar o que me for enviado, os desafios, o tempo, o que vier será bem vindo e encarado. Percebo que atualmente temos a tendência de tentar ter o controle das situações, do tempo, das pessoas. Mas isso é quase impossível. O importante é estar preparada para o novo, o diferente, o imprevisível e a partir daí ter condições de tomar decisões.O Caminho, ou melhor: Os Caminhos. Sim, porque percorre-se o caminho concreto e o caminho interno, estão lá a espera, o que encontrarei? Estamos muito felizes e animadas com as coisas novas que estão por vir, a descoberta do caminho, o estreitamento da amizade com a Dani.. Percorrer o Caminho com uma pessoa conhecida o tornará mais leve. Será um caminho de compartilhamento, de cumplicidade e especialmente de dividir tudo! O tempo, as angústias, as dúvidas, os descontentamentos, as alegrias, impressões, a comida, a água,as dores, as novidades, as belezas o contentamento, as dificuldades, as experiências e quantas coisas mais que vierem e se instalarem nesse caminho.
Ontem a Dani me escreveu uma frase que vou discorrer um pouco sobre ela: " O seu sonho se tornou o meu sonho".


Lucas, Caio e Mateus, meu sonho realizado
Sem querer banalizar a expressão: "o sonho", muitas vezes me pergunto se realmente nós, pobres mortais estamos em busca dele, sempre. Minha dúvida é se o colocamos muito longe, ou muito alto que se torne impossível alcançá-lo. Também questiono o fato de colocarmos nos nossos mais profundos desejos as coisas materias que ao serem alcançadas se tornam inúteis, fúteis e sem graça. Sei que existem pessoas que dedicam sua vida e seu tempo a isso, tenho um grande amigo apaixonado por carros antigos e faz disso seu hobby e se enche de alegria por meses a fio ao encontrar e restaurar carros que para ele possuem mais que valor monetário, ele faz disso a própria razão de seguir em frente.
Mas, engraçado, eu nunca tinha pensado que a realização do Caminho seria um sonho antigo. Sim, era uma grande vontade que eu cultivava dentro de mim, que com o tempo se transformou em sonho, e agora tenho a alegria de compartilhá-lo com uma grande amiga.
No livro que estou relendo "O Diário de um mago", o escritor Paulo Coelho, discorre um pouco sobre o assunto, no capítulo: "A Crueldade" , se você tiver oportunidade de ler ou reler, vai descobrir coisas maravilhosas. Ele fala que o prazer da busca e da aventura alimenta os sonhos. E segue ainda: " O homem nunca pode parar de sonhar. O sonho é o alimento da alma, como a comida é o alimento do corpo. Muitas vezes, em nossa existência, vemos nossos sonhos desfeitos e nossos desejos frustados, mas é preciso continuar sonhando, senão nossa alma morre."



Deserto do Atacama

A partir daí, entendemos que cada pessoa passa grande parte da vida buscando reunir forças para realizar seus sonhos travando o que o autor chama de "o bom combate", que é travado em nome dos nossos sonhos.
Mesmo com essa luta travada há possibilidade de matarmos os nossos sonhos, e para isso identificamos 3 sintomas:
1. A falta de tempo, quando usamos essa desculpa, nasce o medo de combater o "bom combate";
2. As nossas certezas, deixar de olhar a vida como uma grande aventura a ser vivida e passamos a nos julgar sábios, justos e corretos e percebemos somente o lado amargo, fútil e assistimos as conquistas das outras pessoas sem combater o bom combate, sem olhar a vida com alegria e entusisamo, pois elas estão no coração dos guerreiros, para eles não importa a vitória ou a derrota, o importante é combater o "bom combate".
3. A paz, a vida passa a ser "uma tarde de domingo", não pedimos ou exigimos grandes coisas, nos achamos maduros e deixamos de lado as fantasias da infância. Renunciamos a luta por nossos sonhos e a combater o "bom combate".

O trecho deste livro é muito interessante e ainda fala de quando matamos os nossos sonhos, eles apodrecem dentro de nós e infestam todo o ambiente em que vivemos.

Deixo aqui essa reflexão sobre a busca de sonhos, sua importância para seguirmos vivos, independente da idade, sexo ou fase da vida. Siga buscando seus sonhos, redescubra o prazer do "bom combate", pense nisso.


Obra de Pablo Picasso


"Sonhar o sonho impossível,
Sofrer a angústia implacável,
Pisar onde os bravos não ousam,
Reparar o mal irreparável,
Amar um amor casto à distância,
Enfrentar o inimigo invencível,
Tentar quando as forças se esvaem,
Alcançar a estrela inatingível:
Essa é a minha busca."
Dom Quixote - Miguel de Cervantes



Eu estou buscando o meu, e você?

Ultreya!

3 comentários:

  1. Muito verdadeira toda reflexão...

    Escrevi isso pra vc e para esse post:

    Só chora quem caminhou
    e no caminho amou,
    só chora quem ama e quem amou,
    quem perdeu e perdeu-se
    para reencontrar
    no próprio caminho
    o sentido disso tudo...

    O sentido?
    Esta simplesmente em caminhar
    caminhar e colher os frutos
    das sementes de afeto que,
    mesmo sem perceber,
    lançamos pelo caminho...

    Hoje colhemos alguns frutos?

    ResponderExcluir
  2. Zu,
    Linda é a musa
    entidade mágica, mitológica
    filha de Mnemosine e Zeus
    Linda é Céu e Linha, Celinha
    que do templo das musas Museion
    ou do arraial de sousas
    inspira o escriba
    ilumina o caminho
    e da sentido ao caminhar

    ResponderExcluir