sexta-feira, 30 de março de 2012

Auto-estima

"De modo suave, você pode sacudir o mundo."

Gandhi


Outro dia tive um sonho estranho. Sonhei que estava lendo um livro: "Meninas Boazinhas vão para o céu, as Más Vão à Luta" de Ute Ehrhardt. Vocês conhecem? Fiquei refletindo a razão desse sonho, de onde surgiu esse tema na minha mente? E eu que nem havia lido este livro e só conhecia o titulo e a capa, não entendi.







Vou procurar um tempo para ler este livro


Refletindo sobre o sonho, tentei buscar explicações que me levassem a compreendê-lo. Por onde a minha mente voou até chegar nisso? A princípio discordo desse título! Nós, os católicos aprendemos desde sempre que o céu é um lugar lindo, onde as pessoas descansam em paz, com os anjos tocando harpa, tudo na maior harmonia. É um verdadeiro prêmio para aqueles que levam a vida mais corretamente possível.
Porque somente as pessoas boas tem um lugar reservado no céu e  e as demais seguem lutando para conseguir seus objetivos?
Para mim as más vão para o PARAÍSO!! ( muito melhor do que o céu!) Isso sim, as meninas más são aquelas que lutam por seus objetivos, trabalham, criam filhos, formam uma família, se interessam pelas coisas da vida e do mundo e não estão preocupadas com futilidades, não perdem tempo com isso, são polivalentes, conseguem fazer várias coisas ao mesmo tempo.É claro que a vida passa muito intensamente e essas mulheres também pensam e se dedicam a estarem sempre bonitas e arrumadas, mas na medida certa, sem stress ou exageros.
A autora desse livro, a alemã Ute, acredita que  mesmo com tantas conquistas, a mulher continua sendo "boazinha" na hora de lidar com questões familiares e profissionais. Afinal, entre o trabalho e a casa, muitas vezes engole a frustração e satisfaz o desejo familiar. Brincadeiras a parte, a temática é bastante interessante, pois mostra que as mulheres muitas vezes se obriga a pensar primeiro nos outros, na família e por último em sí mesma.
O importante é que nós, mulheres busquemos quebrar os tabus e encarar os desafios que a vida nos impõe. É olhar para a frente sem nos deixar levar pelas obrigações ou pelo o que os outros esperam de nós.
Elevar a auto-estima acima de tudo é caminhar a passos largos para o que a vida nos apresenta de melhor. É dar o nosso melhor para as pessoas que realmente merecem e estejam prontas para recebê-lo. Vamos lá!! Dê o seu primeiro passo!








O que é auto-estima?É a opinião e o sentimento que cada pessoa tem por si mesma.

Começa a se formar na infância. A partir de como as outras pessoas nos tratam. Quando criança pode-se alimentar ou destruir a autoconfiança. Auto-estima baixa geralmente está relacionada a falsos valores. Crença que é necessária aprovação da mãe ou pai.
Entre outras, algumas das características da pessoa com baixa auto-estima encontramos: insegurança, perfeccionismo, reconhecimento, aprovação, depressão. Que ainda podem ser agravados por críticas constantes, rejeição, car~encia, frustação inveja, timidez, dependência emocional e financeira entre outras.

Mas pode ser elevada através do autoconhecimento, atividade física, olhar para as qualidades, aprendizado com experiências passadas, tratar-se com carinho, manter diálogo interno, acreditar que é especial, fazer coisas que te deixam feliz!

Os resultados são maravilhosos!! Você começa a fazer e receber mais elogios, diminui o sentimento de rejeição e insegurança, não tem tanta necessidade de aprovação, maior capacidade de flexibilização, autoconfiança elevada, maior satisfação pessoal, menor cobrança interna, suas relações ficam mais saudáveis e a sensação de paz interior e harmonia são indescritíveis!

"Seja a mudança que você quer ver no mundo."

Dalai Lama





Agora é com você!


Ultreya!

Um comentário:

  1. Célia, faça uma boa viagem, tenha o seu tempo maravilhoso, realize seu sonho, volte renovada. Um beijo da Vera Pardo Meo

    ResponderExcluir