domingo, 25 de março de 2012

O que O Caminho espera de mim?

" Soldados marcham para a guerra,

 peregrinos marcham para um outro tipo de paz".

( Filme The Way)


Nesta semana resolvi fazer uma revisão geral nos meus "apanhados", sobre O Caminho, isso incluiu, anotações, bloguers, sites, textos, livros, filmes e documentários. A experiência está se mostrando rica e maravilhosa, bem melhor do que imaginava, pois estou literalmente vendo com outros olhos, com os olhos de ver!






O que significa isso? Refletindo um pouco ( mais uma vez), pensei naquela histórinha que já contei aqui:

"Ninguém entra num mesmo rio uma segunda vez, pois quando isso acontece já não será o mesmo, assim como as águas que já serão outras." Heráclito de Éfeso

Como essa frase é linda e atua em nossas vidas o tempo todo! Como hoje não sou a mesma de 6 meses atrás, tudo o que estou lendo e assistindo é visto de formas diferentes. Frases que eu não tinha percebido, cenas que eu não tinha entendido, olhares, rostos, palavras, enfim, tudo passou a ser diferente.
Os "meninos" aqui de casa tem predileção pelas filmes "O Poderoso Chefão", eles já assistiram diversas vezes e o Pedro faz análises muito interessantes, volta as cenas para reverem, decoram frases, etc. São realizados verdadeiros saraus com estes filmes aqui em casa, trazendo amigos, primos, namoradas para participarem. Até que outro dia, o Pedro me disse que estava assistindo ao filme com "outros olhos", fazendo outro tipo de leitura a partir de textos que ele havia lido sobre Filosofia, que tudo havia se modificado.
Com este olhar eu assisti novamente ao Filme The Way na tarde deste sábado.
A primeira cena é muito engraçada e me identifiquei muito com ela ( quem me conhece vai entender!). A partir daí, mostrou-se para mim outro filme, cenas totalmente diferentes das que eu havia assistido anteriormente ( 6 meses atrás). É claro que já conhecia a história e me lembrava bem dela, mas eu consegui me aprofundar em cada personagem, no quanto ele significava para a trama, qual a sua verdadeira essência, o que ele quis dizer naquele momento, as músicas, tudo começou a fazer mais sentido e me levaram a outros questionamentos.



A capa do filme


Isso mesmo!! Até agora eu estava focada na situação inversa: o que eu espero do Caminho? No que ele vai me acescentar? O que me aguardará nos próximos dias? O que eu irei enfrentar? O que encontrarei? Quais serão as minhas dificuldades? Minha preparação estava sendo planejada exclusivamente com esses objetivos, de conseguir enfrentar O Caminho com o maior "conforto" e saúde possíveis.

Minha cabeça agora se inverteu e comecei a pensar: o que O Caminho espera de mim? O que eu preciso fazer para ser merecedora de Graça tão grande? Sei que "O Caminho não é para todos", então, porque seria para mim? O que eu posso acrescentar naquela egrégora de energia que ficará marcado para todo o sempre? Qual será a minha contrinuição para O Caminho? O que Deus, ou Santiago esperam de mim?



Eu e Dani no Caminho da Fé

O Caminho é uma jornada pessoal, mas também  é uma via de duas mãos. Ele nos dá muito, mas também espera de cada um a sua parte.
Fico imaginando milhares de pessoas caminhando por aqueles caminhos por miolhares de anos, a energia que se forma nesse lugar deve ser magnífica! É uma somatória de mentes pulsantes, de corações corajosos, de pés determinados. Tudo isso formando uma Egrégora de Energia que se espalha pelos quatro cantos do mundo, numa corrente de bondade e amor.

Nesse momento aumentou ainda mais a minha responsabilidade, pois não estarei somente em compasso de espera, mas serei uma centelha atuante e determinante para que O Caminho continue vivo e pulsante. O Caminho nos chama para uma razão, por um lado para nos ensinar, mas por outro para aprender com cada um de nós. É a chamada "missão" de cada um. Gosto dessa idéia de troca, de compartilhamento, de doação.Peregrinar é caminhar numa única direção: o Deus que vive dentro de cada um de nós.


"Não há nenhum peregrino hoje?
-Não
- Mas de alguma maneira sente-se a energia de muitos,
muitos séculos de peregrinações."

Paulo Coelho

Ultreya!








5 comentários:

  1. Olá Célia! Há algum tempo tenho pesquisado sobre o caminho de Santiago pois pretendo fazê-lo também! Ainda não encontrei tempo para isso mas gostei muito do seu blog! Imagino como vc deve estar feliz pela proximidade e quero te desejar toda a sorte nesta caminhada! Estarei torcendo por vc e com certeza voltarei aqui para ler os seus depoimentos! Boa sorte! Saúde e paz! Que Deus te acompanhe! Juliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana!!! Fiquei feliz com o seu comentário! Realmente O Caminho é muito longo e se inicia na decisão, portanto o seu já começou! Não importa quanto tempo ainda vai levar para colocar os pés ( fisicamente) na estrada, sua energia já está lá, e me acompanhará, tenha certeza. Obrigada!

      Excluir
  2. Cé,
    Talvez eu seja suspeito, mas vc tem muito a oferecer ao "caminho", talvez muito mais do que vc imagina...
    Nesses meses de preparação e esforço pessoal o seu exemplo de dedicação e a sua disciplina são magníficos.
    bj
    Zu

    ResponderExcluir
  3. Será que estou me cobrando muito??? Obrigada pela força! Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta sim... Vou dizer pra vc o que vc sempre diz pra miM "DEIXE AS COISAS ACONTECEREM NATURALMENTE, VC VAI VER COMO É MELHOR..."
      bj :)

      Excluir