segunda-feira, 19 de março de 2012

No quintal de casa...

 
"Façamos da interrupção um caminho novo.
Da queda um passo de dança,
do mêdo uma escada,
do sonho uma ponte,
da procura um encontro!"
Fernando Sabino


Sou uma pessoa privilegiada e agradeço a Deus por isso. Moro num lugar maravilhoso e paradisíaco.Minha casa é rodeada por  pássaros, borboletas, pequenos animais, ar puro e muito verde. Lugar perfeito para praticar atividade física sem nenhum stress.
Esse lugar eu chamo de quintal de casa. E meu quintal é tão grande!! Bem pertinho tem uma trilha linda para aproveitar quando quiser. A trilha passa por dentro de Sousas e Joaquim Egídeo e costuma ficar bastante movimentada aos finais de semana e feriados.
É um lugar lindo, com muito verde e tranquilidade, pássaros, insetos, crianças de bicicleta, pessoas a cavalo, muitos cachorros e gente se exercitando.




"Presentinhos" pelo caminho





Bambuzal, mas eu chamo de maternidade de Saci!



Andarilhos passando pela ponte



Sábado pela manhã fiz uma caminhada bem diferente. Estreei minhas botas novas, pois nessa semana encanei com as minhas e resolvi comprar um par novo, estilo tênis de cano mais alto. Mas a caminhada foi diferente porque eu resolvi olhar o caminho com outros olhos. Prestei atenção nos detalhes, nos barulhos, nas pessoas, nas plantas, flores, no cheiro do ar, no vento. Devo dizer que foi mesmo diferente, tudo estava mais harmonioso e leve.


No meio dessa trilha localizada dentro do Parque Linear Ribeirão das Cabras, em Joaquim Egídio,tem uma pequenina capela de Santa Rita de Cássia,  construída pela sub-prefeitura de Joaquim Egídio em 1988, e idealizada pelos ‘Andarilhos Irapuã’, e atualmente é mantida pelo grupo Turma do Zagaia.
Muitas pessoas param para fazer suas orações na capelinha, onde guarda a imagem da Santa e ainda uma oração-poesia com sua singeleza própria do local.




  Andarilho fazendo sua Oração


Aos Andarilhos de Joaquim Egídeo
Oração

Manhã de sol
Gotas de orvalho
Penduradas nas folhas,
Nas flores,
Parecem brincos cintilantes.
Adornando os caminhos
A mata
As flores
Exalam perfumes
Cheiro de terra
Cheiro de vida
Cantam os pássaros,
Bailam as borboletas
os riachos murmuram em risos
Pela manhã de sol
Uma benção
No Caminho a Capela de Santa Rita
A oração
O encontro alegre,
Com os amigos
Outra benção
Aqui o meu lugar
O nosso lugar
Amém

Os Distritos de Soisas e Joaquim Egídeo, aqui em Campinas está dentro de uma APA, área de preservação ambiental. A região se vocacionou para as práticas esportivas, como corridas, caminhadas, ciclismo, motocross, cavalos, e muitas outras. Além disso também se tornou referência no setor de gastronomia da cidade, lugar especial para o almoço em família nos finais de semana e feriados.

Um lugar lindo e agradável para passeio e trilhas.

Ultreya!

Um comentário:

  1. O local onde a Capela de Santa Rita foi construída tem uma energia ímpar e muitos dos pedidos ali realizados são atendidos com presteza.
    Confiem.
    Há muita luz neste local tão abençoado e com tanatas pessoas comprometidas com a valorização do planeta, nossa Terra mãe.
    Visitem a Capela e inúmeras bençãos serão ofertadas nas orações ali formuladas.
    Acreditem na força do bem.
    ACMA

    ResponderExcluir