quinta-feira, 8 de março de 2012

Um pouco de Filosofia

"Ninguém entra num mesmo rio uma segunda vez, pois quando isso acontece já não será o mesmo, assim como as águas que já serão outras."
Heráclito de Éfeso


É muito estranho constatar que não somos sempre a mesma pessoa, que mudamos conatantemente, que estamos sempre em evolução. Por um lado, posso dizer que isso é muito bom, pois demonstra que somos capazes de melhorar e mudar com o tempo. Por outro lado isso pode trazer uma insegurança, pois a nossa tendência é ficarmos apegados ao que já passou e esperar que tudo permaneça igual. Encarar as mudanças é enfrentar o novo constantemente, nos outros e principalmente em nós mesmos.







O Filósofo Heráclito de Éfeso, aprox. 535 a.C. - 475 a.C.) foi um filósofo pré-socrático considerado por alguns o "pai" da dialética, já dizia: " O fluxo eterno das coisas é a própria essência do mundo", tudo flui, tudo se move, exceto o próprio movimento.
A mudança que acontece em todas as coisas é sempre uma alternância entre contrários: coisas frias esquentam, coisas úmidas secam, fazendo com que os opostos sejam parte da própria realidade.
Tudo é considerado como um grande fluxo perene no qual nada permanece a mesma coisa pois tudo se transforma e está em contínua mutação.
Não é nada fácil compreender a Dialética ( me dá saudades das aulas de Filosofia do Professor Jamil).

Heráclito nos ensina muito mais nas seguintes afirmações:

"Paremos de indagar o que o futuro nos reserva e recebamos como um presente o que quer que nos traga o dia de hoje."
"O caminho para cima e o caminho para baixo são um único caminho."
"A sabedoria é a meta da alma humana; mas a pessoa, à medida que em seus conhecimentos avança, vê o horizonte do desconhecido cada vez mais longe."
"Tudo se faz por contraste; da luta dos contrários nasce a mais bela harmonia."

"Se não tiveres esperança, não encontrarás o inesperado".





Tudo flui. A celebração do movimento não é um lamento. É a constatação de que o velho, o tempo não pára. Ele não nos deixa esquecer que somos reféns dele. Que estamos aqui para vê-lo passar e sentir na pele e no corpo a sua marca indelével. Dizem que o tempo é um remédio, ele vem a conta-gotas, oferecendo suas lições, seus ensinamentos. Não há volta, quem tem o privilégio de vê-lo passar sabe que somente com muita paciência e serenidade conseguimos enfrentar o turbilhão da vida. O nosso maior conforto é que ele também passa, as coisas mudam, as pessoas se transformam e a vida fica sempre nova e diferente, pela própria renovação natural que ela sofre. Mas ele, o tempo, permanece assistindo a tudo do alto da sua sabedoria, mas sempre passando.






Ultreya!

3 comentários:

  1. Celinha, esse seu post veio a "calhar".Amanheci pensando no tempo e como tudo estå tao diferente hoje comparado com ontem e resolvi nao dar tanto valor ao amanha como estava fazendo.Essa sua caminhada tem nos feito pensar bastante e acredito que "O Caminho" seja apenas a cereja do bolo, pois o bolo vc estå construindo a cada dia. Assim que estiver pronto, no seu retorno desta jornada, estarei esperando com o prato na mao, tambem quero uma fatia. Afinal, a beleza do conhecimento por vc adquirido estå em partilhar com seus amigos atraves de sua generosidade suas experiencias, seus sentimentos, seus medos e sua alegria de viver.Obrigada, este post "filosofico",me fez colocar o pé no chao.Bjs de sua amiga Roberta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ro, obrigada pelas palavras, não pensei que pudesse trazer algo de novo para tantas pessoas. Estou realmente muito feliz! E vc sabe que essa caminhada não é só minha, estou levando comigo uma legião de pessoas. Bjs.

      Excluir
  2. Zu,

    Eu não me vejo como alguém que tem inveja dos outros...

    Admiro algumas pessoas, suas histórias principalmente.

    Mas hoje vendo a tia Amina e o tio Chico de mãos dadas no Vera Cruz, ela ao lado dele e ele desejando apenas isso, a companhia dela tive inveja, mas uma inveja boa eu acho...

    Apesar da nossa tristeza, pois todos gostariamos de vê-lo bem sempre, vê-lo de mãos dadas com sua alma gêmea, "sua Luz, Maria Luz", foi emocionante.

    É claro que o "chico" e a "Amina" nesses mais de sessenta anos de união são outros, é claro que são outras águas, outras pessoas, renovadas, mas naquele momento não se indagava do passado ou o futuro, pois como vc citou temos de aceitar "o presente (...)que nos traga o dia de hoje." e "O caminho para cima e o caminho para baixo são um único caminho."

    E, principalmente, "Se não tiveres esperança, não encontrarás o inesperado".

    Zu obrigado por tudo.

    bj

    ResponderExcluir