quinta-feira, 19 de abril de 2012

Finisterre, o ponto final

Para muitas pessoas o Caminho não termina em Santiago, e sim em Finisterre, nome derivado do Latin finis terrae (el fin de la Tierra).
Diz a tradição que os peregrinos devem seguir até o Fim do Mundo para queimar suas roupas de Caminhada, representando o término dessa etapa de vida. Que as coisas ruins de seu caminho ficaram para trás e agora se inicia vida nova.

Muitos peregrinos seguem até lá caminhando. São mais 100 Km de caminhada difícil. Outros seguem de carro ou ônibus a fim de cumprir o ritual. Muitos queimam as roupas, outros as depositam nas pedras.

Eu e a Daniele fomos de ônibus, acompanhadas pela amiga peregrina alemã Anna. Saímos de Santiago as 9:00 e depois de 3 horas de ônibus ( isso mesmo, afinal estamos na Espanha!), chegamos a Finisterre com muito frio e chuva! Seguimos até o Faro do Fin do Mundo de taxi por mais 3,5 Km. Já na estação de ônibus econtramos peregrinos conhecidos, já retornando de sua peregrinação. Vimos outros pelo caminho enfrentando muito vento para chegar no Farol.





Finisterre o Km 0

O lugar é lindo!! Dá mesmo a impressão de estarmos no fim de tudo! Ficamos imaginando num dia de sol como o céu deve ser azul, a água batendo nas pedras. O vento estava impossível!





O Fim do Mundo!

É muito fácil encontrar o local onde os peregrinos deixam suas coisas, pois logo já avistamos algumas delas e ainda nichos nas pedras com marcas de fogo.

Tentamos colocar fogo nas roupas, mas com a chuva e o vento foi impossível. mesmo ensopadas tentamos algumas vezes, mas resolvemos deixar tudo lá depositado nas pedras.





Bota deixada nas pedras e as marcas de fogo


Foi como colocar um ponto final. Deixar as roupas ( algumas delas na verdade), no local onde centenas de pessoas o fazem diariamente, é sinal de que agora encerramos essa etapa aqui, na Espanha e estamos prontas para a nova etapa da vida, como um recomeço. É claro que não existe mágica, nada vai mudar, somente a forma de vermos e enfrentarmos as coisas.



A comemoração

Hoje participammos novamente da Missa dos Peregrinos, que acontece diariamente as 12:00 na Catedral. O Padre anunciou os peregrinos que chegaram hoje, entre eles um grupo de Finlandeses de 40 pessoas, que coicidentemente estão hospedaos no nosso hotel. Encontramos com eles hoje após a Missa e a atitude foi terrível! Todos traziam uma pequena mochila, uma mala enorme e nenhuma educação. Isso me deixou muito triste, pois percebemos claramente que a peregrinação se transformou em algo parecido com uma excursão. Não se cultivam valores espirituais, não se conhecem a história de Santiago e nem a razão das peregrinaçoes ( vimos muitas pessoas durante o Caminho que não sabiam do que se tratava), a razão espiritual e religiosa simplesmente não existe. Sim, é a moderinidade atravessando as tradiço~es. Mas cada um sabe o que vem no coração.

Amanhã cedo deixaremos Santiago com o coração apertado, e quem sabe em breve voltaremos? Afinal o Caminho estará lá apenas esperando os pés peregrinos e os corações felizes.

ULTREYA!

3 comentários:

  1. Comemoração merecida.E o caminho é infinito!!!! Lá e aqui sempre esperando os pés pés peregrinos e os corações felizes como o de vocês.Agora a saudade já tá grande!!! Ultreya!!!!
    Bjs Roberta

    ResponderExcluir
  2. Zupi,
    O fim é só o começo, pois como uma sábia escreveu "...o Caminho estará lá apenas esperando os pés peregrinos e os coraçoes felizes."
    bj
    Zu

    ResponderExcluir
  3. Cé, acompanhei sua perigrinação, e fiquei emocionada a cada post....Parabéns por vc ter conseguido seu objetivo maior!!!! Com o coração cheio de alegria e a alma elevada, te desejo felicidades sempre...estando longe , perto, sempre estarei torcendo por vc, que vc seja feliz sempre, vc merece...a vida nos faz melhor sempre se estamos despojados de pequenices, que só atrapalham nossa jornada diária...Mais uma vez...Parabéns..Felicidades..
    De sua irmã...mesmo longe.. mas sempre pensando em ti....
    Te ama muito, bjosss
    Cecilia

    ResponderExcluir