sexta-feira, 25 de maio de 2012

Ânimo!

 "Con pan y vino se anda el camino" 

 "Los duelos con pan son menos"

"Ânimo!"

"Fuerza!"

"Ultreya!"

Essas são algumas frases e expressões que escutamos e por vezes vimos escritas em muitos lugares pelo Caminho.

Sim, são muito simples e verdadeiras e acima de tudo nenessárias! Sempre que líamos uma dessas palavras costumávamos repetí-las bem alto e forte e é claro que sempre imáginávamos as pessoas queridas nos desejando muita força e energia.

Em muitos pontos do caminho, existem muros, pontes, túneis, placas, cartazes pintados com expressões que costumam oferecer maior força e motivação para os peregrinos. Muitas delas pixadas no chão. Existem também frases lindas escritas em azulejos em restaurantes e cartazes nos albergues que nos levam a reflexões.





Parada para almoço, Menu Peregrino com pão e vinho


A primeira frase é muito verdadeira. Confesso que ao ouvir relatos de peregrinos dizendo que tomavam vinho durante o caminho, me trazia estranheza. Eu não sou uma pessoa de beber frequentemente, somente socialmente e muito pouco, não tenho muita resistência, então não me imaginava no meio da tarde bebendo vinho e retomando a caminhada, e achava impossível!

Mas, os costumes da país nos levam a aderir a este costume. Na Espanha bebe-se vinho nas principais refeições, e é claro que para os peregrinos também serve-se um bom vinho de mesa geralmente da região, mas sempre espanhol. Em abril estava ainda muito frrio, como sabem muita chuva e neve. O vinho vinha como um elixir que aquecia e oferecia novo ânimo para a retomada da caminhada ou simplesmente para relaxar e descansar. Em muitos lugares da Espanha os restaurantes oferecem um cardápio especial a preço único chamado MENU ( o mesmo que nosso almoço executivo), que compreende: entrada ( sopa ou salada), prato principal ( peixe, carne ou frango geralmente com batatas e  verduras), sobremesa, água e vinho. No Caminho de Santiago esse menu recebe o nome de MENU PEREGRINO com preços bem acessíveis ( varia de 8 a 12 Euros).





A palavra mais lida: ânimo!


Não vimos nenhum peregrino se excedendo na medida de vinho, pelo contrário, parece que o vinho oferece uma dose de descontração necessária para enfrentar os desafios. Com o pão e o vinho a caminhada segue mais leve. Como na vida, quando estamos alimentados em todos os sentidos, física e espiritualmente a caminhada segue mais tranquila.

As palavras energizantes e a boa alimentação são tão essenciais e motivadoras quanto a torcida numa partida de futebol. Eu diria até que são fundamentais. A energia demandada entra dentro de cada pessoa e um sopro de vontade, de vibração surge e contamina todas as células que obedecendo as mensagens do cérebro pulsam e oferecem uma carga extra.




Cartaz na parede de um albergue


Certamente você já sentiu isso em algum momento da sua vida, quando recebeu uma boa notícia ou quando conquistou algo muito expressivo, e pode entender perfeitamente o que estou dizendo.

Para ilustrar vamos ao significado da palavra ÂNIMO:

s.m. Disposição de espírito; alento.
Gênio, índole natural das pessoas.
Coragem, valor, resolução.
Intenção; desejo: sem ânimo de ofender.
Interj. Coragem!, eia!

E ainda a origem:

 Latim ANIMUS, “alma, coragem, desejo, mente”, relacionado a ANIMA, “ser vivo, espírito, coragem, disposição”, derivado do Indo-Europeu ANE-, “assoprar, respirar”, atividade a que os seres vivos costumam se dedicar com afinco.


Muito ÂNIMO para vocês!

ULTREYA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário