domingo, 6 de maio de 2012

Buen camino!

 "Caminhante, não há caminho. Faz-se o caminho ao andar."



Buen Camino!

Essa foi a primeira frase que ouvi quando deixei o albergue em Léon e dei meu primeiro passo.
Estava ansiosa e emplogada em seguir as setas e vivenciar essa maravilhosa experiência. Ao cruzar a cidade rumo a saída, a frase segue nos acompanhando pronunciada por um sem número de pessoas desonhecidas que seguiam para seu trabalho ou escola e passavam por nós. A cada frase um sorriso e um brilho especial no olhar. Vimos também a frase em diversoso lugares, paredes, placas e até escritas no chão.



Essa é na saída de Astorga

Todos sabem da minha longa preparação para realizar O caminho, é claro que cada passo foi importante e fundamental para seguir caminhando, mas também é importante deixar claro que não é preciso ser um atleta para suportar a intensidade do ritmo e o peso da mochila. Encontramos pessoas de todas as faixas etárias, desde a doce espanhola Celinha de 12 anos até a impressionante Francesa Cristine, que por ética me recuso a dizer a idade, e que fazia o caminho ao contrário. Todos com a mesma alegria e entusiasmo, cada um com seu propósito e especialmente muita força de vontade.
Cada pessoa recebe "o chamado", numa época diferente da vida, e segue caminhando colorindo as trilhas e mantendo O caminho vivo e iluminado, sempre.


 Eu e Daniele com Cristine da França



 Eu e Celinha, peregrina de 12 anos

Além das pessoas também encontramos crianças ainda menores. Num dos albergues nos deparamos com um casal levando um pequeno bebê de alguns meses de idade, também encontramos um casal com seu cão Índio levando sua mochila e sua concha feliz da vida!



Índio com sua mochila que tinha até a Concha


Os bicigrinos, que chegam bastante equipados, seguem desejando Buen Camino a todos os peregrinos. Sobre eles temos algumas passagens interessantes. No primeiro dia, encontramos com um grupo de 10 bicigrinos parados descansando e resolvemos perguntar quantos Km faltavam para chegar na próxima cidade. Eram espanhóis, e depois de perguntarem uns aos outros, trocarem idéias, um deles abre uma planilha com os trechos e kilometragens a serem cumpridas, outro consulta um GPS, o outro um mapa, e depois de conversarem muito e não conseguirem nos responder dizem: "sigam as setas amarelas!!" Nem preciso dizer que eu e a Daniele caimos na risada!




Bicigrinos passando por nós

No albergue de Ponferrada, eu estava entregando as nossas roupas ao hospedeiro Angel que iria lavá-las, quando um rapaz, bicigrino me perguntou se poderia lavar suas roupas juntamente com as nossas, fiz aquela cara de interrogação mas concordei, como tinham muitas pessoas na fila ( eu estava em 4o. lugar), vi que seria difícil conseguir lavar as roupas naquele dia. Coisas do Caminho!

Nos deparamos com muitos bicigrinos pelos caminhos, nos albergues, nos restaurantes. Eles imprimem um ritmo bastante forte e chegam a percorrer de 70 a 100 Km por dia! Geralmente acordam bem cedo com suas lanternas e chegam a noite, estão sempre as voltas com seus equipamentos, consertando pneus e cuidando das bikes, são bem alegres e conversadores, geralmente em grupos ou em duplas.

 As palavras Buen Camino, nos parecem desejos de uma grande caminhada, não somente neste momento, mas que os votos sigam por toda a caminhada de vida.






Que todos tenham BUEN CAMINO!

ULTREYA!


Nenhum comentário:

Postar um comentário