segunda-feira, 21 de maio de 2012

O Caminho não sai da gente


Lá se foi 1 mês do dia em que chegamos a Santiago ( 15 de Abril). Mesmo voltando a rotina que me esperava e o Caminho ter ficado tão longe não dá para esquecê-lo.

"A gente sai do Caminho, mas o Caminho não sai da gente".

Não sei se eu li esta frase ou se é minha mesmo ( certamente não é...), mas a verdade é que não dá para esquecer. É o que eu penso. É o que eu sinto.
E sei que isso não acontece somente comigo. vejo depoimentos de pessoas que fizeram o Caminho há tanto tempo e dizem o mesmo. Estou sempre lendo relatos sobre a caminhada, outras vidas, outras experiências, cada uma com sua particularidade. Pessoas que já voltaram e refizeram O Caminho uma, duas, cinco vezes! Agora sim consigo compreender este "fenômeno", mas mesmo assim é indescritível.
Portanto ao receber "o chamado", não exite! Prepare-se, programe-se, não importa o tempo, não importa o que aconteça, a sua caminhada já começou a se tornar realidade.





Chegada nO Cebreiro

Num dos trechos da nossa caminhada, fomos ultrapassadas por 3 jovens com idade entre 25 e 30 anos, eles traziam um terço nas mãos e rezavam em inglês. Voltamos a encontrá-los em outros lugares como restaurantes, cafés, albergues. Os três sempre juntos, usavam roupas parecidas. Numa das oportunidades conversamos brevemente e nos disseram que vinhas da Inglaterra, Irlanda e Islândia. Mas a grande dúvida era se eles eram ou não seminaristas, eu sempre comentava isso com a Dani. Quando chegamos a Santiago, nos encontramos com eles, que chegaram um dia depois. Estavam perdidos pela cidade com um mapa nãs mão procurando um lugar para ficar. Indicamos o nosso hotel e eles nos agradeceram muito, sempre simpáticos e muito educados. Ainda com a curiosidade aguçada, pensamos mais uma vez em perguntar-lhes sobre o que os trouxerram ao Caminho, mas não o fizemos. No dia seguinte, estávamos na catedral de Santiago e novamente nos encontramos, e dessa vez conversamos um pouco mais sobre O Caminho e acabamos por saber que são mesmo seminaristas e em breve se tornarão Padres Católicos, estavam muito felizes em realizar O Caminho. Pois nós também ficamos felizes por eles. afinal eles foram chamados para uma missão muito importante.




Os três rapazes

Tocando em Frente

Almir Sater

Ando devagar
Porque já tive pressa
E levo esse sorriso
Porque já chorei demais

Hoje me sinto mais forte,
Mais feliz, quem sabe
Só levo a certeza
De que muito pouco sei,
Ou nada sei

Conhecer as manhas
E as manhãs
O sabor das massas
E das maçãs

É preciso amor
Pra poder pulsar
É preciso paz pra poder sorrir
É preciso a chuva para florir

Penso que cumprir a vida
Seja simplesmente
Compreender a marcha
E ir tocando em frente

Como um velho boiadeiro
Levando a boiada
Eu vou tocando os dias
Pela longa estrada, eu vou
 Estrada eu sou

Todo mundo ama um dia,
Todo mundo chora
Um dia a gente chega
E no outro vai embora

Cada um de nós compõe a sua história
Cada ser em si
Carrega o dom de ser capaz
E ser feliz

ULTREYA!


Um comentário:

  1. Celinha, o Caminho realmente permanece em nós! Foi uma experiência maravilhosa fazer o Caminho, e mais lindo e encantador é saber que ele continua, aqui dentro de nós! Muitas lições aprendidas, lições para toda uma vida! Um grande beijo, e vamos seguir nas nossas caminhadas. rsrsrsrs
    com carinho Dani Pasinato

    ResponderExcluir