quinta-feira, 23 de agosto de 2012

O primeiro ano


"Das lembranças que eu trago na vida, você é a saudade que eu gosto de ter..."

Roberto Carlos

No próximo dia 26/08, fará exatamente 1 ano da minha decisão em percorrer O Caminho de Santiago. Em tão pouco tempo muitas coisas mudaram em minha vida e a celebração é repleta de coisas positivas.
Uma coisa é certa, não importa o que aconteça, não importa o que os outros pensam, não importam as adversidades, quando se tem um objetivo claro, todas as forças do universo se encarregam de realizá-lo. Da minha parte só precisei de muito foco, perseverança e seguir meu caminho.
Nessa minha trajetória encontrei e reencontrei com pessoas maravilhosas que passaram a fazer parte da minha vida e da minha história, especialmente dessa história, amigos e familiares que foram muito importantes neste processo.
Tive o  apoio incondicional da minha família, que a todo o momento me incentivava e me ajudava a enfrentar cada etapa.
Os obstáculos também foram muitos, apareceram e se colocaram como degraus a serem superados, muitos deles já nem me lembro, vieram e se foram, como um sopro, outros marcaram firme a sua presença e me fortaleceram. Alguns eu compartilhei aqui mesmo, neste espaço, outros guardei para mim, sedimentaram. Mas a vida é mesmo assim, quem sabe o que nos reserva? Quem está preparado para receber o que a vida tem a nos oferecer?




Eu e Dani, encontro de almas

A grande lição disso tudo foi mesmo perceber que não há limites quando temos um objetivo a ser perseguido, e o mais belo é saber que O Caminho está lá.. sempre a espera de cada peregrino que o deseja percorrer. A magia e a tradição se mantém firmes, a descoberta é de cada um, a experiência única e própria, as transformações também. Não há idade, nacionalidade, poder aquisitivo, classe social, religião ou raça, ele é para todos.




Região de Cacabelos

Tudo tem seu momento, sua hora de acontecer. A borboleta só sairá do casulo quando estiver amadurecida, não há como ajudá-la nesse processo. O que se passa no coração de cada um é muito próprio, contido, único. O que cada um de nós passa e suporta muitas vezes não é possível de ser compartilhado.
Como diz Caetano na letra da música "O dom de iludir":  "cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é..."
E é nesse momento que O Caminho resplandece, ele é o ombro que conforta, o amigo que escuta, a mão que apóia, o lenço que enxuga as lágrimas, o trampolim que nos joga para a outra margem, o manto que desvenda, o pó que recobre, o pão que alimenta, o calor que aquece, o impulso de vida que nos falta.
Como explicar o inesplicável? Como tranformar sentimentos em palavras? Será que o grande poeta conseguiu essa tarefa?
A tarefa que nos cabe é sentir, sentir cada dor, cada prazer, é fazer-se mais e melhor a cada minuto, a cada passo, a cada indignação. O mistério que envolve a espiritualidade é tão imenso e complexo que nada e nem ninguém consegue definí-lo ou desvendá-lo. Os caminhos são muitos, as incertezas maiores. Somos pequenos grãos de areia numa imensidão, somos tudo e nada.




Alguns carimbos da minha credencial




Eu gostei muito de escrever este Blog, para mim foi uma terapia, tive que ter a disciplina de manter as postagens, o discernimento para escrever coisas interessantes e relevantes, a preocupação com os "meus" leitores e a humildade em saber que sou só uma centelha no universo.

Obrigada a todos que me acompanharam e torceram por mim, a energia emanada por cada um foi importante para que eu não desistisse, pois é claro que isso passou muitas vezes pela minha cabeça. 
Sabe aquele momento em que você está enfrentando frio, chuva, neve, cansaço, fome, peso da mochila, olha ao redor e não tem nada e nem ninguém, não tem a mínima idéia de onde está,  pára por um momento e se pergunta: "o que eu estou fazendo aqui?" Pois este momento existe e existiu, e certamente todos nós enfrentamos isso na vida. E é então que a gente pára, volta a olhar para os lados e vê que é o momento de contarmos com nós mesmos, que a nossa sobrevivência, o nosso sucesso só depende de nós, é o momento da ação, do passo após o outro, dos pequenos avanços, de superar os obstáculos um de cada vez e perceber que sim, somos capazes, de contar com o outro, de valorizar os momentos, de ver as pequenas alegrias, de olhar para dentro, e quando tudo passa, a gente se orgulha de quem somos, daquilo que enfrentamos e superamos, de cada pequeno avanço, de cada conquista.
 
E esse sentimento de vitória é indescritível! Você já o experimentou?

ULTREYA!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário