quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Vários caminhos nos levam a Santiago

"A verdadeira viagem de descobrimento não consiste em procurar novas paisagens, e sim em ter novos olhos." 

Marcel Proust




Depois de quase 1 mês e de uma viagem inesquecível a Istambul, Barcelona e Paris, venho compartilhar com vocês mais uma descoberta: " Vários Caminhos nos levam a Santiago".

Eu já sabia que Saint Jacques na França equivale a Santiago, mas não poderia imaginar que encontraria em Paris, uma parte do Caminho.

Ao lado da Rua Rivoli esquina com a Rua Sebastopol, mais precisamente na Praça Châtelet, é possível avistar uma torre linda, alta e branca que desperta a curiosidade pela sua beleza e magnitude, ali, bem no meio de uma praça agradável com lindos jardins e bancos para descanso.
A curiosidade nos chama a buscar que monumento seria este, quando descobri que é a  Tour Saint-Jacques-de-la-Boucherie,






.

 A torre do campanário de 52 metros de altura, construida no século XVI, é tudo o que resta de uma Igreja medieval destruida durante a Revolução. Esta igreja era o ponto de partida para a peregrinação até Santiago de Compostela, para os peregrinos que vinham do norte da Europa. Desse ponto o Caminho leva 1551 Km e aproximadamente 2 meses.

A igreja em estilo gótico foi destruída em 1797 e a torre permaneceu abandonada por muitos anos até ser totalmente restaurada. A imagem de Santiago verstido de peregrino no alto é uma restauração fidedigna do Séc XX.





A imagem de Santiago fica no alto da Torre


Foi uma emoção renovada e diferente essa descoberta surpreendente, demonstra o quanto temos  a aprender e especialmente a ver com outros olhos.

Ultreya!

Um comentário:

  1. Como é bom tudo isso!!! Nos surpreender e nos encantar onde menos eperamos .Fico feliz por vc.Bjs Roberta

    ResponderExcluir