quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Coração no Caminho

"Durante uma tempestade, o peregrino chega numa hospedaria, e o dono lhe pergunta onde está indo.
- Vou até as montanhas - responde.
- Desista - diz o dono.
- É uma subida arriscada, e o tempo está ruim.
- Irei, sim - responde o peregrino. - Se meu coração chegou lá primeiro, será fácil segui-lo com meu corpo."

                                          
                                                                                                 Paulo Coelho

Essa noite perdi o sono, me lembrei de meu pai. Quando pequena, entre 5 e 6 anos, ainda não estava na escola e queria um caderno para fazer minhas "lições". Todos os dias eu o esperava no portão na hora do almoço e perguntava do meu caderno. Meu pai sempre muito ocupado, cheio de responsabilidades é claro que nem se lembrava do pedido de uma criança. Não sei quanto tempo demorou para vê-lo entrar pelo portão com o tão esperado caderno. Fiquei tão feliz quanto desapontada, pois imaginava um caderno "de menina", quadriculado de vermelho, e, quando olhei para as mãos dele, o caderno era aquele pequeno, espiral de arame e xadrez quadriculado de marrom! Que criança gostaria de um caderno marrom? Mas era o meu caderno!! Agarrei com cuidado e saí correndo para meu quarto, passei a tarde toda escrevendo as minhas "lições" naquele pequeno tesouro. Meu coração já estava naquele caderno há muito tempo!! Bem antes das minhas mãos tocá-lo.

Guardamos pequenos tesouros em nossa vida e em nosso coração, são pequenas lembranças, momentos adormecidos e que em alguns momentos surgem em nossas mentes sem sabermos ao certo a razão.






O Caminho de Santiago espera meu corpo... pois meu coração já está lá!

Passagens compradas e emitidas, datas definidas e preparação em andamento.Coincidentemente ou não, a data de saída do Brasil é a mesma de quando fui em 2012, não só a data, mas o Voo e a companhia aérea também! e no "dia da mentira", 01/04, eu e a Lia, sairemos para nossa peregrinação.

ULTREYA!!



Créditos:
imagem;
https://espalheamor.wordpress.com/tag/coracao/

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Desistir???


“Desistir… eu já pensei seriamente nisso, mas nunca me levei realmente a sério; é que tem mais chão nos meus olhos do que o cansaço nas minhas pernas, mais esperança nos meus passos, do que tristeza nos meus ombros, mais estrada no meu coração do que medo na minha cabeça.”


                                                                                                         Cora Coralina






E quem já não pensou nisso algum dia? Vou confessar que penso nisso diariamente. Me lembro em 2012, eu e a Dani enfrentando um dia de neve, caminhando numa estrada deserta, muito tempo sem encontrar ninguém!! A cada carro que passava por nós eu pensava: - o que eu estou fazendo aqui? Até que comecei a pensar em voz alta e a Dani disse que estava pensando a mesma coisa! Porque sair do conforto da nossa casa, nossa cama aconchegante, a família toda por perto e sair caminhando quilômetros em situação totalmente adversa? A motivação é totalmente intrínseca, individual e muito íntima. E mais do que isso, muita gente não consegue entender. Já me perguntaram se eu tenho muitos pecados. Mas cada um sabe o que carrega no coração e qualquer explicação nunca será o suficiente e nem convencedora.





Pedras no caminho, é o que encontramos durante a preparação. a cada dia um obstáculo chega para nos colocar à prova, comprovando a nossa persistência, pacncia e firmeza. Como já ocorrido anteriormente, uma prova por dia, um dia por vez, manter o foco, a força e a fé. Bem diz a querida Cora Coralina: não vamos levar à sério, buscar o chão e seguir em frente. Que Santiago nos cubra com suas bençãos!




ULTREYA!! 
 

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Check Up geral!


"Renova-te.
Renasce em ti mesmo.
Multiplica os teus olhos, para verem mais.
Multiplica-se os teus braços para semeares tudo.
Destrói os olhos que tiverem visto.
Cria outros, para as visões novas.
Destrói os braços que tiverem semeado,
Para se esquecerem de colher.
Sê sempre o mesmo.
Sempre outro. Mas sempre alto.
Sempre longe.
E dentro de tudo."

Cecília Meireles

Para enfrentar mais um desafio de caminhar por mais de 30 dias, a saúde precisa estar totalmente sob controle, especialmente quando os 22 anos já ficaram lá atrás!!

Se na "meia idade", não temos mais a saúde e a vitalidade da juventude, é possível buscar a prevenção e o controle da saúde. Sempre a busca...
Então, etapa em que estou fazendo todas as visitas médias e exames necessários. Já passei pelo dentista, dermatologista, cardiologista, endocrinologista, ortopedista e ginecologista. Estou na fase de realizar os exames. Até o momento tudo sob controle. Mas as listas de exames é bastante longa e estou bem determinada a terminar essa fase ainda em janeiro. Depois de levar os exames todos para os "istas", especialistas!!

Ainda buscando os "istas", ontem fui na sauna fazer uma total desintoxicação e aproveitei para fazer uma massagem, com a massagista!!. Como é bom!! A In~es tem mãos de fada! Parece que tudo voltou ao lugar de onde não deveria ter saído! Renovação! Agora minha programação é colocar na minha agenda pelo menos a cada 15 dias.






A preparação espiritual também é muito importante. Voltei a assistir os filmes que tenho do Caminho e ler os livros. Também estou estudando o meu guia e acrescentando as dicas maravilhosas que os amigos peregrinos oferecem no grupo. Também peguei as minhas anotações do Caminho de 2012, também tenho meus lugares favoritos onde gostaria de retornar.

Aliás, como é importante manter o contato com todos os peregrinos através do grupo no Facebook!!

Acompanhamos as peregrinações, as alegrias, os problemas e as dicas, tão importantes. Abaixo alguns dos títulos que estou revisitando. Mas no momento buscando novos olhares, agora com um pouquinho mais de experiência. Impressionante como tudo se modifica. Essa caminhada já começou bem diferente.












 



Sempre a procura de outros títulos!!! Aceito dicas!!!

ULTREYA!!!

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Outro, novo, mais um... Caminho



"Tenho que render homenagem ao mistério de estar vivo.
Então quero viver com as minhas perguntas...
são muito mais interessantes que minhas respostas."

                                                                                                       Paulo Coelho


Todos nós passamos por momentos de reflexão, onde o pensamento voa e se perde no tempo e no espaço. Buscamos cotidianamente respostas, muitas delas certamente não serão encontradas. Você já parou para pensar que pode ser mágico não tê-las? Como é mágico o pensamento voando, livre em busca de algo que nunca saberemos? Mistérios que nunca alcançaremos? Então porque não ficarmos somente com as perguntas? Não todas, é claro, mas aquelas mais capciosas, mais difíceis e intangíveis? Dessa forma teremos sempre perguntas vagando, flutuando, sobrevoando nossos pensamentos. 

Eu, sempre, me deparo com O Caminho dentro de mim, lutando para sair em busca de outras perguntas, algumas respostas, muitas sem respostas. Busco mais uma vez a data mágica, aquela marcada para sair em caminhada, com a cabeça ao vento e coração tranquilo. Outros aprendizados, novas vivências, as alegrias, o sofrimento, as decisões. data marcada para o encontro com a magia que nos coloca em sintonia, une e reúne. Posso certificar que O caminho realmente não sai da gente!

Então... trago as boas novas!! 
Voltarei ao caminho neste ano de 2015.Mês: abril, data; a definir (em breve).

Depois de muita reflexão e motivação bem definida, com o amor e concordância do marido e apoio dos meus queridos filhos... mãos à obra para a preparação. Dessa vez contando com a companhia da amiga de velhos tempos; Maria Amélia Pereira Botacini, ou Lia. Já percorremos muitos caminhos juntas, nos conhecemos bem e tenho certeza de que seremos uma ótima companhia uma para outra.
Mas dessa vez faremos O Caminho Francês, desde Saint-Jean-Pied-de-Port, na França, passando pelo Pirineus.

Traremos mais notícias para quem quiser e tiver paciência em nos acompanhar.



 
Saint-Jean-Pied-de-Port - França





 Lia, Dani e eu, iniciando O Caminho da Fé

 

"De que adianta falar de motivos, às vezes basta um só, às vezes nem juntando todos."

  José Saramago


Caminho de Santiago



ULTREYA!!!!