sexta-feira, 27 de dezembro de 2024

De volta ao Caminho!

 Ano de 2022, já estávamos no segundo ano da pandemia, período que foi difícil para todos nós. Em 2020, o Caminho permaneceu fechado, incluindo os muitos albergues, bares, restaurantes e igrejas. Sem os peregrinos, o caminho ficou praticamente vazio. Tivemos notícias que o peregrino que estava nas proximidades conseguia fazer um ou outro trecho, porém não estava seguro, falando em termos de vigilância sanitária. Talvez, essa pausa tenha sido providencial. Em 2021, caminho aberto, os peregrinos voltaram com muita força! Muitos peregrinos no caminho, os albergues voltaram a funcionar e ainda com o ano Santo Compostelano, pois o dia 25 de julho, dia de Santiago cairia num domingo! E como estávamos ainda na pandemia, o papa Francisco estendeu o ano santo até 2022, para que mais fiéis pudessem se beneficiar. Eu sempre quis fazer o caminho num ano santo, tinha recebido o chamado e estava pronta para ir. resolvi me programar para 2022. Em 31/12/2020, a Porta Santa da Catedral de Santiago foi aberta numa linda cerimônia transmitida ao vivo, e ficaria aberta até 31/12/2022. No ano Santo, ou ano do jubileu, os fiéis católicos podem receber as indulgências plenárias, desde que cumpram as exigências da igreja.

Para obter as Indulgências Jubilares, você deve:

  • Visitar a Catedral de Santiago, onde estão guardados, guardados e venerados os restos mortais do Apóstolo Santiago Maior, participando na Eucaristia ou qualquer outro ato litúrgico, tendo um momento de oração pelas intenções do Romano Pontífice (Pai Nosso ou Credo) .
  • Confissão Sacramental. A mesma confissão serve para conseguir diversas indulgências. Pode ser feito 15 dias antes ou depois da visita à Catedral de Santiago.
  • Comunhão Eucarística, para cada uma das indulgências.
  • Fonte: https://oficinadelperegrino.com/peregrinacion/indulgencia-plenaria/


a porta santa


Chegada em Santiago


Selfie na Catedral de Santiago de Compostela


Missa com Botafumeiro


Sepulcro de Santiago


Ao saber sobre as indulgências, decidi fazer o caminho pelo meu pai, que havia falecido há 38 anos, e dedicar a indulgência plenária também a ele.
Então, me dediquei a me preparar e marquei a minha viagem para 07 de outubro de 2022. Dessa vez, o escolhido foi O Caminho Português, Sempre ouvi relatos sobre esse caminho, sua beleza, as pessoas, a história. 
Eu queria muito ir até Padron, onde iniciou a história de Santiago na Espanha.


Certificado de Pedronía


Em Padron


Com minha amiga sul coreana


Cidade cheia de simbolos




Nessa época eu também tinha uma amiga fazendo o Caminho Português, a Drica Midlin, iniciou corajosamente em Lisboa. Drica fez um lindo caminho, cheio de significados, eu tive o privilégio de acompanhá-la e vibrar com ela. Coincidentemente, no dia que cheguei a Portugal, ela finalizou o caminho em Santiago. E por incrível obra do destino, nos encontramos na Estação de Campanha no Porto e tomamos um café peregrino. Foi um encontro incrível! Depois desse encontro, e por conta da chuva, decidi ir de trem até Barcelos e de lá iniciar meu caminho.


Eu e Drica

A energia do caminho português, é diferente. Me causou a sensação de muita calma, tranquilidade, maior introspecção, A parte portuguesa é diferente, a paisagem muito linda, cheia de flores, uvas e castanhas! Chegando em Tui, a primeira cidade espanhola, a paisagem já é diferente, até o fuso horário muda, o que me deixou confusa.
Tenho muitas histórias para contar, vou deixar para os próximos!
Para mim, o importante foi fazer esse caminho no ano santo para meu pai!

Ultreya e Suseya!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

De volta ao Caminho!

  Ano de 2022, já estávamos no segundo ano da pandemia, período que foi difícil para todos nós. Em 2020, o Caminho permaneceu fechado, inclu...