Ano de 2022, já estávamos no segundo ano da pandemia, período que foi difícil para todos nós. Em 2020, o Caminho permaneceu fechado, incluindo os muitos albergues, bares, restaurantes e igrejas. Sem os peregrinos, o caminho ficou praticamente vazio. Tivemos notícias que o peregrino que estava nas proximidades conseguia fazer um ou outro trecho, porém não estava seguro, falando em termos de vigilância sanitária. Talvez, essa pausa tenha sido providencial. Em 2021, caminho aberto, os peregrinos voltaram com muita força! Muitos peregrinos no caminho, os albergues voltaram a funcionar e ainda com o ano Santo Compostelano, pois o dia 25 de julho, dia de Santiago cairia num domingo! E como estávamos ainda na pandemia, o papa Francisco estendeu o ano santo até 2022, para que mais fiéis pudessem se beneficiar. Eu sempre quis fazer o caminho num ano santo, tinha recebido o chamado e estava pronta para ir. resolvi me programar para 2022. Em 31/12/2020, a Porta Santa da Catedral de Santiago foi aberta numa linda cerimônia transmitida ao vivo, e ficaria aberta até 31/12/2022. No ano Santo, ou ano do jubileu, os fiéis católicos podem receber as indulgências plenárias, desde que cumpram as exigências da igreja.
Para obter as Indulgências Jubilares, você deve:
- Visitar a Catedral de Santiago, onde estão guardados, guardados e venerados os restos mortais do Apóstolo Santiago Maior, participando na Eucaristia ou qualquer outro ato litúrgico, tendo um momento de oração pelas intenções do Romano Pontífice (Pai Nosso ou Credo) .
- Confissão Sacramental. A mesma confissão serve para conseguir diversas indulgências. Pode ser feito 15 dias antes ou depois da visita à Catedral de Santiago.
- Comunhão Eucarística, para cada uma das indulgências.
- Fonte: https://oficinadelperegrino.com/peregrinacion/indulgencia-plenaria/