sábado, 7 de janeiro de 2012

Planos...planos...planos...

"O coração do homem considera o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos."
(Provérbios 16:9)



Esta semana está sendo dedicada ao planejamento do Caminho.
Uma notícia muito animadora que gostaria de compartilhar é a certeza que terei a companhia da Daniele. A partir de agora somos uma dupla, e precisamos pensar em equipe, já iniciamos nossos planos. A primeira resolução foi verificar o tempo que temos disponível e procurar adaptá-lo aos tempo de caminhada e ainda limitando a distância possível de ser percorrida conforme o nosso limite. Difícil? A princípio pensei ser impossível! Mas, refletimos bastante e percebi que neste ponto, eu e a Dani combinamos bastante, o nosso ritmo é praticamente o mesmo e a nossa resistência também. Pensamos da mesma forma na questão de desgaste físico durante a caminhada. Percebemos que não há necessidade em "nos matarmos"  ou fazermos "penitência". Para nós o  Caminho deve ser suave, prazeroso, propiciando a introspecção e meditação.





Conforme o guia que conseguimos emprestado, os trechos a serem percorridos variam de 20 a 40 KM por dia. Na nossa análise, percebemos que existem no meio desses trechos, restaurantes, farmácias, hospitais, albergues e até mesmo pontos turísticos. Pelo visto, o caminho é bastante estruturado oferecendo atendimento a todo o tipo de necessidade, permitindo que sejam  percorridos trechos mais curtos.
O Caminho nos chama e está lá para ser percorrido da forma que cabe a cada pessoa. Ele não é uma competição que trará um prêmio para aquele que chegar mais rápido, em menos tempo. A recompensa é pessoal e vai variar de pessoa para pessoa.

Pensando dessa maneira, e  pelo ritmo que queremos imprimir, conseguiremos percorrer os quase 800km em pelo menos 60 dias!!! E não pelos 32 propostos inicialmente pela maioria dos guias e peregrinos pesquisados.

Conclusão: nesse momento não seria possível realizarmos o Caminho Francês completamente. Solução? Decidimos optar em realizar uma parte do Caminho, apesar de termos uma vontade enorme de fazermos por completo. Mas seremos justas e realistas. O NOSSO caminho será diferenciado. Afinal, o Caminho está lá para ser percorrido da maneira que cabe a cada pessoa. Então, vamos a ele!

"O limite de cada dor é uma dor maior."

Confesso que essa decisão foi bastante difícil, e desde que cheguei do Caminho da Fé, já estava amadurecendo a ideia. As caminhadas preparatórias são importantes para percebemos como nosso corpo responde ao tempo, as intempéries, ao peso da mochila e assim tirarmos as conclusões.
Eu e a Dani fizemos a nossa primeira reunião na última sexta feira e decidimos iniciar o Caminho em Leon a 304 KM de Santiago de Compostela.Teoricamente, para vencermos esse trecho levaríamos 12 dias, contemplando caminhadas de 20 a 40 KM em diferentes trechos.
Então, decidimos dividir os mais compridos e definimos nossa caminhada em  17 dias.



Trecho do Caminho em Leon



O principal objetivo é a manutenção da qualidade de caminhada, fazermos as paradas necessárias tranquilamente e ainda podermos conhecer melhor os lugares, igrejas monastérios e pontos turísticos.

É claro que a caminhada não vai terminar em Santiago, vamos ainda até Finisterre para cumprir o ritual da queima das roupas e o banho de mar.
Particularmente estou feliz e aliviada, primeiro por ter a companhia de uma garota extraordinária que é a Daniele, e segundo por poder definir algo que vai de encontro com a minha possibilidade. Sinto também que para minha família, especialmente para o Pedro, foi um alívio! Ele estava mesmo muito preocupado.

Os planos seguem! O próximo passo é complementar os equipamentos.
Vamos seguindo O Caminho!





Ultreya e Suseya!

6 comentários:

  1. Celia, fiz exatamente este trecho, que é linddooo! Voce vai adorar!
    Marina Mello

    ResponderExcluir
  2. Oi Célia,
    Marca uma conversa com o Marcelo, ele já fez parte do Caminho 2 vezes! Ele pode te passar tb algumas dicas! Bj
    dri gianesi

    ResponderExcluir
  3. Que delícia de ler isso... Me remeteu aos meus preparativos, que saudade, que coisa boa... Sabe Célia, eu tb fui com uma amiga e apesar de termos as mesmas condições físicas, o que aconteceu na prática foi que saíamos juntas mas invariavelmente nos separávamos. Sabendo de antemão onde dormiríamos, sempre nos encontrávamos no albergue e também nos cafés do caminho... Caminhávamos separadas, mas ficávamos juntas após terminar a jornada diária de caminhada. E foi muito bom... Às vezes é bom ficar sozinho com seus passos e pensamentos.

    ResponderExcluir
  4. Oi Célia
    Estou muito feliz por você e a Dani começarem a se preparar para Compostela. Ela sempre adorou fazer exercícios físicos, como nadar, mergulhar, dançar, caminhar, pois isso torna-a mais feliz consigo mesma.
    Adorei os dois depoimentos de pessoas que já fizeram a caminhada e amaram.
    Vou estar aqui na torcida por vocês.
    Beijos
    Bete Pasinato

    ResponderExcluir
  5. Celinha, estou MUITO feliz. Você melhor do que ninguém sabe o que eu tenho passado e como Deus está colocando essa oportunidade em minha vida. Como diz nosso amigo Zeca e outros peregrinos, "o caminho é que vem até nós", e ele veio.

    Vc é uma pessoa muito iluminada, abençoado por Deus! Vamos juntas nesse desafio. Vamos levar nosso 5kg de arroz (rsrsrs) pra passear e nos preparar para essa experiência, que tem sido, desde a nossa primeira caminhada juntas, MARAVILHOSA !!!
    Obrigada por tudo minha querida amiga.
    Deus te abençoe sempre!
    E vamos seguir nossos planos e planejamentos.
    Beijos, Dani

    ResponderExcluir