sexta-feira, 30 de março de 2012

Auto-estima

"De modo suave, você pode sacudir o mundo."

Gandhi


Outro dia tive um sonho estranho. Sonhei que estava lendo um livro: "Meninas Boazinhas vão para o céu, as Más Vão à Luta" de Ute Ehrhardt. Vocês conhecem? Fiquei refletindo a razão desse sonho, de onde surgiu esse tema na minha mente? E eu que nem havia lido este livro e só conhecia o titulo e a capa, não entendi.







Vou procurar um tempo para ler este livro


Refletindo sobre o sonho, tentei buscar explicações que me levassem a compreendê-lo. Por onde a minha mente voou até chegar nisso? A princípio discordo desse título! Nós, os católicos aprendemos desde sempre que o céu é um lugar lindo, onde as pessoas descansam em paz, com os anjos tocando harpa, tudo na maior harmonia. É um verdadeiro prêmio para aqueles que levam a vida mais corretamente possível.
Porque somente as pessoas boas tem um lugar reservado no céu e  e as demais seguem lutando para conseguir seus objetivos?
Para mim as más vão para o PARAÍSO!! ( muito melhor do que o céu!) Isso sim, as meninas más são aquelas que lutam por seus objetivos, trabalham, criam filhos, formam uma família, se interessam pelas coisas da vida e do mundo e não estão preocupadas com futilidades, não perdem tempo com isso, são polivalentes, conseguem fazer várias coisas ao mesmo tempo.É claro que a vida passa muito intensamente e essas mulheres também pensam e se dedicam a estarem sempre bonitas e arrumadas, mas na medida certa, sem stress ou exageros.
A autora desse livro, a alemã Ute, acredita que  mesmo com tantas conquistas, a mulher continua sendo "boazinha" na hora de lidar com questões familiares e profissionais. Afinal, entre o trabalho e a casa, muitas vezes engole a frustração e satisfaz o desejo familiar. Brincadeiras a parte, a temática é bastante interessante, pois mostra que as mulheres muitas vezes se obriga a pensar primeiro nos outros, na família e por último em sí mesma.
O importante é que nós, mulheres busquemos quebrar os tabus e encarar os desafios que a vida nos impõe. É olhar para a frente sem nos deixar levar pelas obrigações ou pelo o que os outros esperam de nós.
Elevar a auto-estima acima de tudo é caminhar a passos largos para o que a vida nos apresenta de melhor. É dar o nosso melhor para as pessoas que realmente merecem e estejam prontas para recebê-lo. Vamos lá!! Dê o seu primeiro passo!








O que é auto-estima?É a opinião e o sentimento que cada pessoa tem por si mesma.

Começa a se formar na infância. A partir de como as outras pessoas nos tratam. Quando criança pode-se alimentar ou destruir a autoconfiança. Auto-estima baixa geralmente está relacionada a falsos valores. Crença que é necessária aprovação da mãe ou pai.
Entre outras, algumas das características da pessoa com baixa auto-estima encontramos: insegurança, perfeccionismo, reconhecimento, aprovação, depressão. Que ainda podem ser agravados por críticas constantes, rejeição, car~encia, frustação inveja, timidez, dependência emocional e financeira entre outras.

Mas pode ser elevada através do autoconhecimento, atividade física, olhar para as qualidades, aprendizado com experiências passadas, tratar-se com carinho, manter diálogo interno, acreditar que é especial, fazer coisas que te deixam feliz!

Os resultados são maravilhosos!! Você começa a fazer e receber mais elogios, diminui o sentimento de rejeição e insegurança, não tem tanta necessidade de aprovação, maior capacidade de flexibilização, autoconfiança elevada, maior satisfação pessoal, menor cobrança interna, suas relações ficam mais saudáveis e a sensação de paz interior e harmonia são indescritíveis!

"Seja a mudança que você quer ver no mundo."

Dalai Lama





Agora é com você!


Ultreya!

quarta-feira, 28 de março de 2012

UP!

"CAMINHAR É A LIBERDADE DE PODER VOAR SEM SAIR (FÍSICAMENTE ) DO CHÃO!"


Estou nas alturas!! Muito , muito feliz! Tenho encontrado muitas pessoas e só recebo coisas boas, presentinhos, lembrancinhas, orações, recadinhos, cartinhas, tudo para me desejar sorte e bom caminho! Não tenho palavras para agradecer a todos, mas especialmente a Deus que me proporciona nesse momento tamanha alegria. Quero que todos vocês sintam um pouco de tanta energia positiva que venho recebendo.




Que sonho!


O título desse post tem tudo a ver com o lindo desenho animado que todos conhecem: o filme Up - Altas Aventuras? lembram daquela idéia maravilhosa de uma casa ser levada aos ares por balões? Este é o símbolo da nossa última grande idéia! Grandes idéias durante a caminhada! Na caminhada que eu fiz até Pedreira com Daniele e Nelson, surgiu a idéia de fazermos com que a nossa mochila levitasse aos ares, sem o peso da gravidade nas nossas costas. Foi então que "criamos" a idéia de inflarmos as mochilas com Gás Hélio, ou amarrá-la a balões coloridos.
É claro que a idéia é magnífica! Já imaginaram se fosse realidade, o quanto essa idéia resolveria muitos dos nossos problemas diários? Na simplicidade das brincadeiras e brinquedos infantis a solução para nosso maior problema na caminhada: a mochila! Seria até interessante, imagine, se cada peregrino estivesse com balões amarrados em sua mochila, poderíamos ver de longe aqueles balões flutuando e desenhando lindas figuras no Caminho. E cada peregrino teria uma cor diferente, pelo menos o caminho seria bem colorido.




Esse garoto é um perfeito Peregrino


Essa reflexão é só para deixar um pouco mais leve essa semana que antecede a nossa viagem. Mesmo já estando com a cabeça no Caminho, o coração ainda está aqui, e vai demorar algum tempo para se desligar. Deixar as pessoas que a gente ama, mesmo para uma boa causa, não é nada fácil. E com toda a ansiedade pela conquista do sonho o coração está apertado.
Por isso resolvi descontrair um pouco e escrever sobre aventuras.





Os aventureiros estudando suas aventuras



Wikpedia diz que:

" Experiências aventurescas podem criar uma estimulação psicológica e fisiológica, o que pode ser interpretado como negativo (por exemplo, medo) ou positiva (por exemplo, coragem), como o do estímulo em favor da performance, lei de Yerkes-Dodson. Para algumas pessoas, uma grande aventura é a busca de si mesmo. São normalmente realizadas para fins de lazer ou de excitação, tais como explorar um espaço, corridas de aventura ou turismo de aventura. No entanto, uma aventura pode gerar ganhos de conhecimento, como no caso dos inúmeros pioneiros que exploraram a Terra e, nos últimos tempos, viajou para o espaço e para a lua. Como um exemplo mais moderno, a aventura proporciona mudanças que podem ensinar."

E você já se animou a escolher uma atividade física? Se exercitar, se movimentar, fazer com que os músculos lembrem de sua existência, fazer a adrenalina correr por seu corpo. Vamos lá!! Aproveite melhor o seu tempo, o seu dia e mexa-se!! Como me disse um amigo:

"Não fique ai parado pensando , pense andando , leve seus pensamentos a um passeio !!! "

Newton Guerra Garcia Junior

Surpreenda-se! Quer coisa melhor do que a gente se surpreender com alguma coisa que nós mesmos fizemos?? Não é legal?

"É bom quando descobrimos que podemos surpreender a nós mesmos, faz pensar no que mais podemos fazer e havíamos esquecido."

(Filme Beleza Americana)



Ultreya!


domingo, 25 de março de 2012

O que O Caminho espera de mim?

" Soldados marcham para a guerra,

 peregrinos marcham para um outro tipo de paz".

( Filme The Way)


Nesta semana resolvi fazer uma revisão geral nos meus "apanhados", sobre O Caminho, isso incluiu, anotações, bloguers, sites, textos, livros, filmes e documentários. A experiência está se mostrando rica e maravilhosa, bem melhor do que imaginava, pois estou literalmente vendo com outros olhos, com os olhos de ver!






O que significa isso? Refletindo um pouco ( mais uma vez), pensei naquela histórinha que já contei aqui:

"Ninguém entra num mesmo rio uma segunda vez, pois quando isso acontece já não será o mesmo, assim como as águas que já serão outras." Heráclito de Éfeso

Como essa frase é linda e atua em nossas vidas o tempo todo! Como hoje não sou a mesma de 6 meses atrás, tudo o que estou lendo e assistindo é visto de formas diferentes. Frases que eu não tinha percebido, cenas que eu não tinha entendido, olhares, rostos, palavras, enfim, tudo passou a ser diferente.
Os "meninos" aqui de casa tem predileção pelas filmes "O Poderoso Chefão", eles já assistiram diversas vezes e o Pedro faz análises muito interessantes, volta as cenas para reverem, decoram frases, etc. São realizados verdadeiros saraus com estes filmes aqui em casa, trazendo amigos, primos, namoradas para participarem. Até que outro dia, o Pedro me disse que estava assistindo ao filme com "outros olhos", fazendo outro tipo de leitura a partir de textos que ele havia lido sobre Filosofia, que tudo havia se modificado.
Com este olhar eu assisti novamente ao Filme The Way na tarde deste sábado.
A primeira cena é muito engraçada e me identifiquei muito com ela ( quem me conhece vai entender!). A partir daí, mostrou-se para mim outro filme, cenas totalmente diferentes das que eu havia assistido anteriormente ( 6 meses atrás). É claro que já conhecia a história e me lembrava bem dela, mas eu consegui me aprofundar em cada personagem, no quanto ele significava para a trama, qual a sua verdadeira essência, o que ele quis dizer naquele momento, as músicas, tudo começou a fazer mais sentido e me levaram a outros questionamentos.



A capa do filme


Isso mesmo!! Até agora eu estava focada na situação inversa: o que eu espero do Caminho? No que ele vai me acescentar? O que me aguardará nos próximos dias? O que eu irei enfrentar? O que encontrarei? Quais serão as minhas dificuldades? Minha preparação estava sendo planejada exclusivamente com esses objetivos, de conseguir enfrentar O Caminho com o maior "conforto" e saúde possíveis.

Minha cabeça agora se inverteu e comecei a pensar: o que O Caminho espera de mim? O que eu preciso fazer para ser merecedora de Graça tão grande? Sei que "O Caminho não é para todos", então, porque seria para mim? O que eu posso acrescentar naquela egrégora de energia que ficará marcado para todo o sempre? Qual será a minha contrinuição para O Caminho? O que Deus, ou Santiago esperam de mim?



Eu e Dani no Caminho da Fé

O Caminho é uma jornada pessoal, mas também  é uma via de duas mãos. Ele nos dá muito, mas também espera de cada um a sua parte.
Fico imaginando milhares de pessoas caminhando por aqueles caminhos por miolhares de anos, a energia que se forma nesse lugar deve ser magnífica! É uma somatória de mentes pulsantes, de corações corajosos, de pés determinados. Tudo isso formando uma Egrégora de Energia que se espalha pelos quatro cantos do mundo, numa corrente de bondade e amor.

Nesse momento aumentou ainda mais a minha responsabilidade, pois não estarei somente em compasso de espera, mas serei uma centelha atuante e determinante para que O Caminho continue vivo e pulsante. O Caminho nos chama para uma razão, por um lado para nos ensinar, mas por outro para aprender com cada um de nós. É a chamada "missão" de cada um. Gosto dessa idéia de troca, de compartilhamento, de doação.Peregrinar é caminhar numa única direção: o Deus que vive dentro de cada um de nós.


"Não há nenhum peregrino hoje?
-Não
- Mas de alguma maneira sente-se a energia de muitos,
muitos séculos de peregrinações."

Paulo Coelho

Ultreya!








quinta-feira, 22 de março de 2012

Super gêmeas!


"A afinidade não é o mais brilhante, mas o mais sutil,
delicado e penetrante dos sentimentos.
O mais independente.
Não importa o tempo, a ausência, os adiamentos,
as distâncias, as impossibilidades.
Quando há afinidade, qualquer reencontro retoma a relação,
o diálogo, a conversa, o afeto, no exato ponto em que foi interrompido.
Afinidade é não haver tempo mediando a vida.

(...)

Afinidade é ter perdas semelhantes e iguais esperanças,
é conversar no silêncio, tanto das possibilidades exercidas,
quantos das impossibilidades vividas.

Afinidade é retomar a relação do ponto em que parou,
sem lamentar o tempo da separação.
Porque tempo e separação nunca existiram.
Foram apenas a oportunidade dada (tirada) pela vida,
para que a maturação comum pudesse se dar.
E para que cada pessoa pudesse e possa ser, cada vez mais,
a expressão do outro sob a forma ampliada e
refletida do eu individual aprimorado".
Arthur da Távola



Meu filho Mateus diz que não acredita em coicidências, afirma que o destino comanda as nossas vidas, que o universo conspira a nosso favor e nos coloca as pessoas certas nos momentos certos.
Foi assim que aconteceu comigo e com a Daniele. Depois de termos nos conhecido e convivido superficialmente no CISV há alguns anos, voltamos a nos encontrar numa das redes sociais. Com a minha decisão de realizar o Caminho e publicar este blog, eis que recebo um recado da Daniele dizendo que também se identificava comigo e compartilhava das mesmas idéias.







Começamos então a nossa preparação, ela para o Caminho do Sol, e eu para o Caminho de Santiago. Nos preparávamos juntas, trocamos idéias, afirmamos e estreitamos os laços de amizade e identificamos os pontos em comum. Descobrimos uma amizade e cumplicidade que foi crescendo e amadurecendo com o tempo.

Chegamos a percorrer uma parte do Caminho da Fé e descobrimos que a caminhada compartilhada é mais leve, mais tranquila e segura. Nesse ponto reencontrei uma antiga amiga de Colégio, a Lia, e dividimos com ela a mesma afinidade, a  cumplicidade, e reaprendemos a cultivar os laços e enfrentar desafios novos, elegemos o "nosso" restaurante preferido, o Kili, onde degustamos saladinhas, massas e os chocolates mais deliciosos, regados com boas risadas, trocas e descobertas.





Começando a Caminhada juntas



Com a idade de ser minha filha, nos decobrimos como irmãs. Percorremos os Shopings da cidade, tiramos fotos áté com o Papai Noel, afinal a amiga-criança também tem suas travessuras, além disso é expert em tratar bolhas e ler rótulos com letras minúsculas, privilégio da idade.

Até que veio a decisão da Dani em me acompanhar no Caminho de Santiago. Fiquei feliz com a notícia e passamos a conviner mais intensamente. Preparamos os nossos equipamentos e muitas vezes escolhemos as mesmas coisas, por um lado por não temos outras opções e por outro por termos os mesmos gostos.

Nascidas em maio, sob o signo de Gêmeos, eu dia 23 e ela dia 29, trazemos muitas coisas em comum, até que um dia, a Daniele disse que parecemos com a dupla de gêmeos do desenho animado que tem aquela frase: "Super gêmeos ativar"! Pronto! Adotamos!






A partir de primeiro de abril ( famoso por ser o dia da mentira), nossa travessia espiritual começa a se concretizar, e então seremos uma pela outra. Compartilhando O Caminho, seremos mais que irmãs, seremos almas peregrinas dividindo os espaços, as alegrias, as conquistas, as angústias, o silêncio,o sofrimento, as dores e as experiências vividas. Nos descobrindo e descobrindo uma a outra, daremos os primeiros passos e seremos testemunhas das conquistas. Somente Ele, e a magia do Caminho saberão o que os nossos corações carregam até o final, imprimiremos nesse caminho milenar a nossa marca, os nossos passos a nossa fé, Santiago, e a Via Láctea serão as testemunhas. Lugares onde milhares de pessoas já percorreram e muitas outras irão percorrer serão os olhos e ouvidos dessa experiência maravilhosa que teremos o privilégio e a sorte de vivenciar.

Rumo ao primeiro passo a procura das setas amarelas!

Ultreya!








terça-feira, 20 de março de 2012

Cerimônia da pesagem do material

" A felicidade é no Caminho e não no destino".
Nelson Miccuci Jr.


O fim de semana foi de muitas atividades e preparações. Depois da caminhada pela manhã do sábado, o período da tarde foi o momento da "Cerimônia da Pesagem do Material", mais que especial, foi o dia de arrumação da mochila e para isso contamos com a colaboração da Roberta Maciel que nos emprestou uma balança de precisão. Posso dizer que foi muito engraçado e divertido, e lógico de desapego.
Mesmo depois de muitas pesquisas para levarmos o material mais adequado e leve possível, no final de tudo conseguimos diminuir ainda mais o peso deixando de lado algumas coisinhas, é incrível, mas sempre há algo que pode ser "deixado" para trás.
Pesamos absolutamente todos os ítens que serão carregados na mochila, e qualquer grama a mais fazia a diferença. Para vocês terem uma idéia, o sleeping bag possui uma capa presa com presilhas plásticas. Ele foi pesado com e sem a capa, e a diferença foi de 60 gramas. O mesmo aconteceu com a caixa dos óculos que pesa 53 gramas e também ficará por aqui. A dentista da Daniele nos deu tubos de creme dental com 27 gramas ( o menor que existe no mercado é de 50 grs).
Elaboramos uma tabela com cada ítem e o peso correspondente. No final, somamos tudo adicionado com  o peso da mochila, o resultado ainda não estava satisfatório. Fizemos uma revisão geral e ainda conseguimos diminuir cerca de 300grs em cada mochila!! Ou seja, aproximadamente 600 grs de desapego!! Ficamos orgulhosas do trabalho realizado e decidimos fazer um treinamento especial no domingo com a mochila.





Foto oficial da "Cerimônia"



Ainda no sábado, mas a noite, a irmã-amiga-pellegrina Lia e seu marido Silvio, nos presentearam com um jantar maravilhoso de bota-fora e ainda com cachecóis bem fofinhos, lindinhos, quentinhos e personalizados. Ficamos muito felizes com o presente que levaremos com todo o cuidado na nossa caminhada.




O meu presente


No domingo eu, Daniele e meu amigo Nelson, saímos de Joaquim Egídeo as 8:30 da manhã com as mochilas devidamente pesadas e caminhamos por 28Km até Pedreira. A caminhada foi bastante dura e desgastante, com várias subidas íngremes, mas o maior vilão foi o sol, que estava muito forte! Mas com boa companhia, ótima conversa, chegamos após 8 horas no destino final. O treino foi excelente pela trilha escolhida. Pelo caminho encontramos muitas pessoas de moto ( motocross), e bicicletas. Fizemos 5 amigos bikers muito especiais. E como sempre os anjos aparecem pelo caminho. Fizemos uma boa parada no Bar do Vicente ( 10Km de Joaquim), outras 2 pequenas paradas, e faltando 5 Km, paramos num lindo lugar a beira do Rio Jaguari, uma cachoeira refrescante onde nos oferecemos minutos de descanso revigorantes! O Nelson se mostrou excelente companhia e nos abasteceu de biscoitos, água, polenguinhos e uma conversa bastante agradável. A Dani ficou muito feliz com seu desempenho, pois pode constatar que é possível caminhar com a sua nova mochila, e, como sempre a nossa sintonia foi perfeita! E eu testei as minhas novas botas que se mostraram leves e adequadas.





Marcos, Andréa, Daniela, Wellington e Pedro os amigos bikers
  




Parada da Cachoeira




Boteco de chegada em Pedreira







Nova aquisição



Mais uma etapa da fase preparatória vencida, e nossa auto-estima e auto-confiança bem mais elevadas!

Santiago nos espera!

Ultreya!  (veja abaixo a tabela de pesos)

Tabela de pesos
Obs. Os ítens marcados com * irão na pochete ou no corpo.

Casaco 

625*
Botas

762*
Pochete

156*
Bandeira

8
Mochila 

1.600
Mochilinha
114
Chapéu 

68*
Calça

328
Meia preta 
67
Guia 

159*
Meia bege 
67
Meia branca 
45
Meia dormir 
34
Meia dormir 
56
Bandana 

13
Baton 

14*
Sabonete  X2
30
Toalha fralda X2
83
Lenço pescoço
47*
Lenços umidecidos
46
Soutien

36
Calcinha X2
30
Luvas

55
Gorro

25
Cachecol

81
Tesoura

19
Mosquetão X2
19
Protetor solar X4
13
Canivete

60*
Desodorante
60
Alfinetes X4
7
Condicionador
121
Shampo

119
Cataflan spray
94
Cobertor de emergência 52
Micropore grande
46
Micropore médio
26
Curativos para bolhas X7 11
Papete

460
Sleeping bag
646
Fleece

261
Blusa segunda pele
217
Joelheira

43
Calça

175
Concha

47
Capa de chuva
267
Perfume

13
Escova de dente
25*
Creme dental 
8*
Lanterna

35
Óculos de sol
39*
Óculos de leitura
87
Creme protetor de pés 72
Relógio

31*
Bolsa de remédios 
100
Alimentos 
100
Camiseta X 2
77




Total


6161

segunda-feira, 19 de março de 2012

No quintal de casa...

 
"Façamos da interrupção um caminho novo.
Da queda um passo de dança,
do mêdo uma escada,
do sonho uma ponte,
da procura um encontro!"
Fernando Sabino


Sou uma pessoa privilegiada e agradeço a Deus por isso. Moro num lugar maravilhoso e paradisíaco.Minha casa é rodeada por  pássaros, borboletas, pequenos animais, ar puro e muito verde. Lugar perfeito para praticar atividade física sem nenhum stress.
Esse lugar eu chamo de quintal de casa. E meu quintal é tão grande!! Bem pertinho tem uma trilha linda para aproveitar quando quiser. A trilha passa por dentro de Sousas e Joaquim Egídeo e costuma ficar bastante movimentada aos finais de semana e feriados.
É um lugar lindo, com muito verde e tranquilidade, pássaros, insetos, crianças de bicicleta, pessoas a cavalo, muitos cachorros e gente se exercitando.




"Presentinhos" pelo caminho





Bambuzal, mas eu chamo de maternidade de Saci!



Andarilhos passando pela ponte



Sábado pela manhã fiz uma caminhada bem diferente. Estreei minhas botas novas, pois nessa semana encanei com as minhas e resolvi comprar um par novo, estilo tênis de cano mais alto. Mas a caminhada foi diferente porque eu resolvi olhar o caminho com outros olhos. Prestei atenção nos detalhes, nos barulhos, nas pessoas, nas plantas, flores, no cheiro do ar, no vento. Devo dizer que foi mesmo diferente, tudo estava mais harmonioso e leve.


No meio dessa trilha localizada dentro do Parque Linear Ribeirão das Cabras, em Joaquim Egídio,tem uma pequenina capela de Santa Rita de Cássia,  construída pela sub-prefeitura de Joaquim Egídio em 1988, e idealizada pelos ‘Andarilhos Irapuã’, e atualmente é mantida pelo grupo Turma do Zagaia.
Muitas pessoas param para fazer suas orações na capelinha, onde guarda a imagem da Santa e ainda uma oração-poesia com sua singeleza própria do local.




  Andarilho fazendo sua Oração


Aos Andarilhos de Joaquim Egídeo
Oração

Manhã de sol
Gotas de orvalho
Penduradas nas folhas,
Nas flores,
Parecem brincos cintilantes.
Adornando os caminhos
A mata
As flores
Exalam perfumes
Cheiro de terra
Cheiro de vida
Cantam os pássaros,
Bailam as borboletas
os riachos murmuram em risos
Pela manhã de sol
Uma benção
No Caminho a Capela de Santa Rita
A oração
O encontro alegre,
Com os amigos
Outra benção
Aqui o meu lugar
O nosso lugar
Amém

Os Distritos de Soisas e Joaquim Egídeo, aqui em Campinas está dentro de uma APA, área de preservação ambiental. A região se vocacionou para as práticas esportivas, como corridas, caminhadas, ciclismo, motocross, cavalos, e muitas outras. Além disso também se tornou referência no setor de gastronomia da cidade, lugar especial para o almoço em família nos finais de semana e feriados.

Um lugar lindo e agradável para passeio e trilhas.

Ultreya!

terça-feira, 13 de março de 2012

Confessando

"Quando você tira sua atenção das coisas que não lhe agradam e a coloca no que lhe agrada, as coisas que lhe agradam se tornam mais abundantes e as que não lhe agradam se tornam mais raras, até que finalmente, o que não lhe agrada não consegue ser parte de sua experiência porque você terá eliminado seu fator de atração de sua vibração, o que você pensa e o que você recebe se compatibilizam". (Abraham)






Amigos, tenho que confessar para vocês uma coisa: hoje me bateu um medo! Fui de manhã na academia, fiz meus exercícios e caminhei na esteira, quando acabei o Guilherme Chiliatto que é o Personal do Caio ainda me ajudou nos alongamentos, e foi então que a ficha caiu. Me bateu aquele medo de não ter me preparado o suficiente, de ter que enfrentar o frio, a chuva, o peso da mochila e outras coisas sem ter condições para isso. Me bateu um medo da responsabilidade de ter uma pessoa me acompanhando e colocando todas as expectativas nessa parceria. E seu eu não conseguir? E se me der um xilique, piripaque, ataque ou até travar (coisas da idade), o que vou fazer? Todas as possibilidades já se passaram pela minha cabeça, todos os planos de contingência já foram explorados (para isso o CISV me ajudou muito, só não consegui fazer o chek list no camp site!!), mas  e aquilo que está no plano do intangível, do inimaginável, da exceção, o que fazer?
Meus filhos estiveram em janeiro no deserto do Atavama no Chile e Bolívia, considerado o lugar mais árido do planeta, e não é que eles pegaram dias de chuva, neve e sol? Pois então, pensei nessas possibilidades malucas o dia todo, pensei em coisas boas, ótimas, ruins e péssimas, tracei os cenários mais absurdos e também os mais coloridos. Não conseguia fazer minha mente descansar, até que ao acessar um Blog do qual sou seguidora li um texto que me fez acordar (o acaso não existe). Um texto interessante sobre:"O Poder das Afirmações", que aborda exatamente o contrário do que eu estava fazendo.
Ele começa com essa afirmação:

“Mantenha seus pensamentos positivos, porque seus pensamentos tornam-se suas palavras. Mantenha suas palavras positivas, porque suas palavras tornam-se suas atitudes. Mantenha suas atitudes positivas, porque suas atitudes tornam-se seus hábitos. Mantenha seus hábitos positivos, porque seus hábitos tornam-se seus valores. Mantenha seus valores positivos, porque seus valores... Tornam-se seu destino.”

Portanto, a raiz, a causa de nosso agir no mundo - e esse agir sempre traz em si um retorno positivo ou negativo - está no segredo do controle, da seleção de nossos pensamentos, pensamentos que devem ser iluminadores, sempre positivos.




 



A seleção dos nossos pensamentos é a chave para termos uma vida plena e abundante de alegrias, saúde, paz, tranquilidade.
Ontem na Meditação, a Janete dizia para afastarmos os pensamentos que iam chegando na nossa mente, para que ela ficasse vazia por alguns instantes. Eu não sei o que é mais difícil, afastar os pensamentos ou manter o pensamento positivo o tempo todo.

O importante é desenvolvermos o hábito de olhar para nós mesmos, para os nossos pensamentos e mudarmos a forma e a cor da nossa realidade interior que se refletirá na exterior. Um ótimo exercício é fazer todos os dias afirmações positivas para nós mesmos. Ex.. "sou feliz, meu espírito está cheio de belos pensamentos", ou " sou feliz e nada e nem ninguém é capaz de tirar a minha felicidade ou a paz de espírito".

Isso não quer dizer que a vida será tranquila e que não teremos mais problemas, mas podemos fazer com que esses problemas não nos afete interiormente, eles serão resolvidos a seu tempo, estarão lá, no lugar deles, mas não dentro de mim.

E vejam o trecho do texto que interessante:

"Evite, de todas as maneiras que puder, afirmações limitantes: “Não posso”, “Não dou conta”, “Estou velho para aprender” “Qualquer dia desses eu faço...”

Substitua esses pensamentos por outros, assim: "Eu sou, portanto, eu posso.” “Eu sou capaz de realizar tudo o que desejo.” – "Hoje, amanhã às tais horas, farei.” – Lembre-se: o “qualquer dia desses” – o futuro – pode não dar tempo de chegar, pode até ser tarde demais..."
Eu sou, perfeitamente capaz de fazer aquilo que desejo fazer”.







Isso tudo não é sensacional? A partir do momento que li esse texto já mudei minha forma de pensar e comecei a monitorar meus pensamentos. É um exercício difícil e exige treino diário, mas não precisa hora e nem local especial, pode ser feito em qualquer lugar e só depende de cada um.

Vamos pelo menos tentar? E torcer para que venham os resultados!







Ultreya!

domingo, 11 de março de 2012

Mochila, a companheira

Mais que um equipamento, ela é uma verdadeira companheira de viagem. Aquela em que se pode contar em toas as horas. Ela será parte integrante do meu corpo e se adaptará a minha anatomia de forma que se tirarmos uma radiografia, mostará um só corpo.
Como as tartarugas, será a "minha casa" nos tempos de caminhada. Nela estarão as minhas poucas coisas que usarei, minha cama, meus remédios, meus equipamentos,meu conforto, minha água e um pouco de comida.
A mochila será a "válvula de escape" e terá que aguentar minhas lamúrias, minhas reclamações, minhas alegrias, meus contentamentos. Será meu apoio, meu travesseiro, minha companheira, minha marca. Tudo o que precisarei estará guardado na minha mochila.
Essa companheira tem a anatomia perfeita para ser carregada por uma mulher, e pesa 1.600Kg. Não é muito leve, portanto não poderá carregar muito peso, pois sabemos que o limite deverá ser de 6 kg.



"Nunca ore suplicando cargas mais leves, e sim ombros mais fortes"Philips Brooks




Essa grande companheira vai representar durante o caminho um peso grande, e acondicionará exatamente o que eu poderei carregar. O Caminho é da simplicidade, e essa simplicidade é representada nas poucas coisas que carregamos, o mínimo mesmo.

Ainda não sei quanto a minha mochila vai carregar, vou verificar o peso total na próxima semana, mas preocupada com isso, eu e a Daniele ( minha companheira de caminhada), estamos tentando diminuir o peso o mais que podemos. na semana passada fizemos algumas pesquisas e encontramos algumas soluções interessantes. Conseguimos um sabonete que pesa só 30 grs, um creme dental de 12 grs, ganhei amostras de protetor solar de 10 grs ( obrigada minha querida Ana Jô!), eliminei minha garrafa de água pois percebi que ela será um peso muito grande ( ainda não sei qual será a minha alternativa), separei as páginas do guia que tratam somente da parte do Caminho que iremos percorrer, estou a procura de um pequeno canivete ( o que eu tenho pesa demais!!), enfim, estamos buscando qualquer grama que podemos eliminar.

Ontem participamos da palestra sobre o Caminho de Santiago, acho muito interessante essas palestras pela troca de experiências. Uma pessoa deu um depoimento que de alguma forma assustou a todos nós. Ela é uma moça pequena ( não tem mais de 1,60m de altura), já percorreu o Caminho de Santiago por 2 vezes e disse que sua mochila pesa 20Kg! Isso mesmo!! Ficamos todos estasiados em imaginar como ela conseguia caminhar, como ela mesmo diz, perto de 40 km por dia com esse peso no verão espanhol. Não consigo imaginar até agora!







Mas, fazendo um outro exercício, posso imaginar outras coisas que carregamos sem necessidade, e mesmo sem nenhuma mochila. Carregamos culpas, medos, ressentimentos, responsabilidades, sonhos, projetos, memórias, o mundo nas costas! Como Atlas, que na Mitologia Grega foi condenado por Zeus a carregar os céus ( o mundo) nas costas.









Algumas pessoas usam a memória como uma caixa preta, onde tudo se pode armazenar, e um dia será aberta ou então explodirá.
Outras pessoas usam a memória como aprendizado, para seguir tranquilo e sereno a vida, aprendendo sempre. Tem aquelas pessoas que usam a memória como âncora, e sustentam a sua vida em cima de coisas boas ou ruins que já se foram. existem também aqueles que carregam suas memórias como um balão dirigível, e seguem sua vida para o alto.
Mas todos nós carregamos alguma coisa em lugares diferentes, coisas diferentes. Muitos carregam fotos de pessoas queridas, oração para proteção, santinho, medalinhas milagrosas, trevo de quatro folhas. Tem pessoas que se desvencilharam de tudo e guardam somente o presente, o hoje e o agora, sem nenhum vínculo ou responsabilidades. Há pessoas que procuram o que carregar, que ainda não se encontraram, não se definiram. Há aqueles que carregam o sofrimento de não poderem ser quem realmente são, não podem seguir o fluxo que a natureza lhes confiou e acabam carregando uma pessoa que não são e nunca serão verdadeiramente.
Muitos carregam a amargura de um passado em que eram felizes e não sabiam, pensando num futuro melhor que talnez não chegue nunca. Já viram aqueles que carregam o time nas costas, outros as vaias da torcida, e ainda os que levam a vida numa boa, ou na flauta e são a carga de outras pessoas.
Tem aqueles que se orgulham em serem independentes, mas na verdade, sustentam uma grande carga e são tão dependentes quanto nem imaginam.
Desde crianças somos lembrados para levarmos coisas como: o casaco, o guarda-chuva, as chaves, a bolsa, a loção de casa, o uniforme de ginástica, o dinheiro do passeio, o presente do amigo, o material para a escola, o livro da biblioteca, do protetor solar.Mas nunca fomos ensinado a esquecer, a esquecer as rixas, problemas bobos,a vaidade, a deixar de comer demais, a beber de menos, do professor que foi mais rígido, do técnico que não nos escalou, do amigo que não nos convidou, do amor não correspondido.







O importante é refletirmos se estamos como o Atlas, se carregamos mais do que suportamos. E você, como anda a sua vida? O que tem carregado nas costas?


Ultreya!

O início

Incrível!! Hoje li uma frase que realmente me tocou. " o caminho se inicia no momento da sua decisão", portanto meu caminho já se iniciou em 26/08/2011.Eu não sou uma pessoa ligada em datas, muito mais aos fatos. Quase nunca me lembro de datas e horários, e costumo sempre me referir ao tempo como "outro dia", mesmo que este dia tenha ocorrido já a algum tempo. Mas esta data específica eu resolvi guardar, como um marco, um ponto de partida.
Estou tentando resolver qual será o caminho que vou percorrer. Sim, existem vários caminhos. O caminho Francês é o caminho das estrelas, o caminho de Santiago por excelência, parte de Saint Jean Pied de Port na França com a Vía Láctea que acompanha desde o céu, são quase 800km de uma rota milenar.O caminho português, que é uma variante.O Caminho do Norte: d um dos caminhos com os mais belos, atrativos e emocionantes, são 800km é mais antigo que o caminho francês e considerado o mais utilizado pelos peregrinos cristãos na Idade Media.O terceiro caminho chamamos de Rota Vía de la Plata que liga o Golfo de Cádiz com a costa Cantábrica unindo as comunidades de Andaluzia, Extremadura, Castilla e León e Asturias. O caminho de Madrid, hoje é uma realidade e conta com cada vez mais peregrinos, pois a maioria dos peregrinos vem de Madrid.Além desses caminhos, o peregrino ainda tem a opção de realizar parte dele, pois cada pessoa deve levar em conta sua condição física, psicológica, al´me é claro a disponibilidade de tempo e até financeira. Portanto, ainda estou em dúvida, ainda é cedo para essa definição. No momento estou tentando acrescentar fotos e imagens a este Blog...rsrsrs, espero que consiga em breve. Obrigada aos meus seguidores, espero que gostem ou pelo menos se divirtam.






quinta-feira, 8 de março de 2012

Um pouco de Filosofia

"Ninguém entra num mesmo rio uma segunda vez, pois quando isso acontece já não será o mesmo, assim como as águas que já serão outras."
Heráclito de Éfeso


É muito estranho constatar que não somos sempre a mesma pessoa, que mudamos conatantemente, que estamos sempre em evolução. Por um lado, posso dizer que isso é muito bom, pois demonstra que somos capazes de melhorar e mudar com o tempo. Por outro lado isso pode trazer uma insegurança, pois a nossa tendência é ficarmos apegados ao que já passou e esperar que tudo permaneça igual. Encarar as mudanças é enfrentar o novo constantemente, nos outros e principalmente em nós mesmos.







O Filósofo Heráclito de Éfeso, aprox. 535 a.C. - 475 a.C.) foi um filósofo pré-socrático considerado por alguns o "pai" da dialética, já dizia: " O fluxo eterno das coisas é a própria essência do mundo", tudo flui, tudo se move, exceto o próprio movimento.
A mudança que acontece em todas as coisas é sempre uma alternância entre contrários: coisas frias esquentam, coisas úmidas secam, fazendo com que os opostos sejam parte da própria realidade.
Tudo é considerado como um grande fluxo perene no qual nada permanece a mesma coisa pois tudo se transforma e está em contínua mutação.
Não é nada fácil compreender a Dialética ( me dá saudades das aulas de Filosofia do Professor Jamil).

Heráclito nos ensina muito mais nas seguintes afirmações:

"Paremos de indagar o que o futuro nos reserva e recebamos como um presente o que quer que nos traga o dia de hoje."
"O caminho para cima e o caminho para baixo são um único caminho."
"A sabedoria é a meta da alma humana; mas a pessoa, à medida que em seus conhecimentos avança, vê o horizonte do desconhecido cada vez mais longe."
"Tudo se faz por contraste; da luta dos contrários nasce a mais bela harmonia."

"Se não tiveres esperança, não encontrarás o inesperado".





Tudo flui. A celebração do movimento não é um lamento. É a constatação de que o velho, o tempo não pára. Ele não nos deixa esquecer que somos reféns dele. Que estamos aqui para vê-lo passar e sentir na pele e no corpo a sua marca indelével. Dizem que o tempo é um remédio, ele vem a conta-gotas, oferecendo suas lições, seus ensinamentos. Não há volta, quem tem o privilégio de vê-lo passar sabe que somente com muita paciência e serenidade conseguimos enfrentar o turbilhão da vida. O nosso maior conforto é que ele também passa, as coisas mudam, as pessoas se transformam e a vida fica sempre nova e diferente, pela própria renovação natural que ela sofre. Mas ele, o tempo, permanece assistindo a tudo do alto da sua sabedoria, mas sempre passando.






Ultreya!

terça-feira, 6 de março de 2012

Manual para subir montanhas

Estou num momento tão diferente na minha vida que perdi totalmente o interesse pela leitura de jornais e revistas. Estou sem vontade de me envolver com a política local e nem quero saber quem é ou está Prefeito da cidade ( quem mora em Campinas sabe do que estou falando). Sei que essa alienação não é politicamente correta, mas eu me dei esse direito de escolher em que dedicar meu tempo. Ontem peguei o jornal local pois estava interessada em saber sobre a apresentação do Musical Cabaret em Paulínia ( ouvi falar que está maravilhoso!), quando me deparei com um artigo de Paulo Coelho que tem tudo a ver com o momento que estou vivendo agora. O artigo em questão foi publicado em diversos jornais pelo Brasil, portanto é provável que você já tenha lido. Mesmo assim, decidi mais uma vez compartilhá-lo com vocês, para que possam constatar que coicidências não existem.







"A- Escolha a montanha que deseja subir: não se deixe levar pelos comentários de outros, como “aquela é mais bonita”, “esta é mais fácil”. Você é o único responsável e deve ter certeza do que está fazendo.

B- Saiba como chegar diante dela: muitas vezes, a montanha é vista de longe – bela, interessante, cheia de desafios. Mas quando tentamos nos aproximar, o que acontece? As estradas a circundam, existem florestas entre você e seu objetivo, o que aparece claro no mapa é difícil na vida real. Portanto, tente todos os caminhos, as trilhas, até que um dia você esteja em frente ao topo que pretende atingir.

C- Aprenda com quem já caminhou por ali: por mais que você se julgue único, sempre alguém teve o mesmo sonho antes e terminou deixando marcas que podem facilitar a caminhada; lugares onde colocar a corda, picadas, galhos quebrados para facilitar a marcha.

D- Os perigos, visto de perto, são controláveis: quando você começa a subir a montanha dos seus sonhos, preste atenção ao redor. Há despenhadeiros, claro. Há fendas quase imperceptíveis. Há pedras tão polidas pelas tempestades, que se tornam escorregadias. Mas, se você souber onde está colocando cada pé, irá notar as armadilhas e saberá contorná-las.

E- A paisagem muda, então aproveite: claro que é preciso ter um objetivo em mente – chegar ao alto. Mas à medida que se vai subindo, mais coisas podem ser vistas e não custa nada parar de vez em quando e desfrutar um pouco o panorama ao redor.

F- Respeite seu corpo: só consegue subir uma montanha quem dá ao corpo a atenção que ele merece. Você tem todo o tempo que a vida lhe dá, portanto caminhe sem exigir o que não pode ser dado. Se andar depressa demais, irá ficar cansado e desistir no meio. Se andar muito devagar, a noite pode descer e você estará perdido. Aproveite a paisagem, desfrute do que a natureza generosamente lhe dá, mas continue andando.

G- Respeite sua alma: não fique repetindo o tempo todo “eu vou conseguir”. Sua alma já sabe isso, o que ela precisa é usar a longa caminhada para poder crescer, estender-se pelo horizonte, atingir o céu.
Mas atenção: tampouco fique repetindo “é mais difícil do que eu pensava”. Isso o fará perder a força interior.

H- Prepare-se para caminhar um quilômetro a mais: o percurso até o topo da montanha é sempre maior do que o que você está pensando. Não se engane, há de chegar o momento em que o que parecia perto ainda está muito longe.

I- Alegre-se quando chegar ao cume: chore, bata palmas, grite aos quatro cantos que conseguiu, deixe que o vento lá em cima purifique sua mente, refresque seus pés suados e cansados, abra seus olhos, limpe a poeira do seu coração. Que bom que o que antes era apenas um sonho, uma visão distante, agora é parte da sua vida, você conseguiu.

J- Faça uma promessa: aproveite que você descobriu uma força que nem sequer conhecia e diga para si mesmo que a partir de agora irá usá-la pelo resto de seus dias. De preferência, prometa também descobrir outra montanha e partir para uma nova aventura.

L- Conte sua história: sim, conte sua história. Dê seu exemplo. Diga a todos que é possível e outras pessoas então sentirão coragem para enfrentar suas próprias montanhas. "





Caminho da Fé- Andradas

Vocês não concordam que tudo isso é a nossa própria vida? O modo como encaramos e enfrentamos o dia-a-dia, as nossas escolhas, a forma que encaramos e enfrentamos os problemas, as pessoas, as adversidades. Cada um escolhe a montanha que deseja subir, e principalmente a forma como encara esse desafio.

Uma forma importante de nos auxiliar nessa caminhada é ouvir os conselhos de quem já percorreu o caminho. Saber ouvir é tão importante quanto seguir caminhando.

Obrigada pela visita! Se puder deixe suas impressões!

Ultreya!

segunda-feira, 5 de março de 2012

45 lições que a vida me ensinou

Meus amigos, esse texto caiu em minhas mãos e não resisti em compartilhá-lo com vocês. Foi escrito por Regina Brett para celebrar seus 50 anos, trata-se de lições preciosas para todos nós. Leia com atenção e reflita sobre cada uma das lições. Releia de vez em quando e terá a certeza de que as coisas melhoram a cada dia.  Espero que gostem e que dêem sentido a cada palavra.
Eu bem que gostaria de ter escrito isso tudo!
Obrigada pela visita!



Meus três amores: Lucas, Caio e Mateus na Bolívia

"Para celebrar o envelhecer, uma vez eu escrevi 45 lições que a vida me ensinou. É a coluna mais requisitada que eu já escrevi. Meu taxímetro chegou aos 50 em agosto, então, aqui está a coluna, mais uma vez:

01. A vida não é justa, mas ainda é boa.

02. Quando estiver em dúvida, apenas dê o próximo pequeno passo.

03 A vida é muito curta para perdermos tempo odiando alguém.

04. Seu trabalho não vai cuidar de você quando você adoecer. Seus amigos e seus pais vão. Mantenha contato.

05. Pague suas faturas de cartão de crédito todo mês.

06. Você não tem que vencer todo argumento. Concorde para discordar.

07. Chore com alguém. É mais curador do que chorar sozinho.

08. Está tudo bem em ficar bravo com Deus. Ele aguenta.

09. Poupe para a aposentadoria, começando com seu primeiro salário.

10. Quando se trata de chocolate, resistência é em vão.

11. Sele a paz com seu passado, para que ele não estrague seu presente.

12. Está tudo bem em seus filhos te verem chorar.

13. Não compare sua vida com a dos outros. Você não tem idéia do que se trata a jornada deles.

14. Se um relacionamento tem que ser um segredo, você não deveria estar nele.

15 Tudo pode mudar num piscar de olhos; mas não se preocupe, Deus nunca pisca.

16. Respire bem fundo. Isso acalma a mente.

17. Se desfaça de tudo que não é útil, bonito e prazeroso.

18. O que não te mata, realmente te torna mais forte.

19. Nunca é tarde demais para se ter uma infância feliz. Mas a segunda só depende de você e mais ninguém.

20. Quando se trata de ir atrás do que você ama na vida, não aceite "não" como resposta.

21. Acenda velas, coloque os lençóis bonitos, use a lingerie elegante. Não guarde para uma ocasião especial. Hoje é especial.

22. Se prepare bastante; depois, se deixe levar pela maré...

23. Seja excêntrico agora, não espere ficar velho para usar roxo.

24. O órgão sexual mais importante é o cérebro.

25. Ninguém é responsável pela sua felicidade, além de você.

26. Encare cada "chamado" desastre com essas palavras: Em cinco anos, vai importar?

27. Sempre escolha a vida.

28. Perdoe tudo de todos.

29. O que outras pessoas pensam de você não é da sua conta.

30. O tempo cura quase tudo. Dê tempo.

31. Indepedentemente se a situação é boa ou ruim, irá mudar.

32. Não se leve tão à sério. Ninguém mais leva...

33. Acredite em milagres

34. Deus te ama por causa de quem Deus é, não pelo o que vc fez ou deixou de fazer.

35. Não faça auditoria de sua vida. Apareça e faça o melhor dela agora.

36. Envelhecer é melhor do que a alternativa: morrer jovem.

37. Seus filhos só têm uma infância.

38. Tudo o que realmente importa no final é que você amou.

39. Vá para a rua todo dia. Milagres estão esperando em todos os lugares.

40. Se todos jogassemos nossos problemas em uma pilha e víssemos os de todo mundo, pegaríamos os nossos de volta.

41. Inveja é perda de tempo. Você já tem tudo o que precisa.

42. O melhor está por vir.

43. Não importa como você se sinta, levante, se vista e apareça.

44. Produza.

45. A vida não vem embrulhada em um laço, mas ainda é um presente!!!"






Sobre a autora:
Regina Brett é colunista do The Plain Dealer, de Cleveland, Ohio. Sua coluna é publicada aos domingos, quartas e sextas-feira. Ela foi finalista do Prêmio Pulitzer de 2008 e 2009.

Espero que tenham gostado.

Ultreya!