"A afinidade não é o mais brilhante, mas o mais sutil,
delicado e penetrante dos sentimentos.
O mais independente.
Não importa o tempo, a ausência, os adiamentos,
as distâncias, as impossibilidades.
Quando há afinidade, qualquer reencontro retoma a relação,
o diálogo, a conversa, o afeto, no exato ponto em que foi interrompido.
Afinidade é não haver tempo mediando a vida.
(...)
Afinidade é ter perdas semelhantes e iguais esperanças,
é conversar no silêncio, tanto das possibilidades exercidas,
quantos das impossibilidades vividas.
Afinidade é retomar a relação do ponto em que parou,
sem lamentar o tempo da separação.
Porque tempo e separação nunca existiram.
Foram apenas a oportunidade dada (tirada) pela vida,
para que a maturação comum pudesse se dar.
E para que cada pessoa pudesse e possa ser, cada vez mais,
a expressão do outro sob a forma ampliada e
refletida do eu individual aprimorado".
é conversar no silêncio, tanto das possibilidades exercidas,
quantos das impossibilidades vividas.
Afinidade é retomar a relação do ponto em que parou,
sem lamentar o tempo da separação.
Porque tempo e separação nunca existiram.
Foram apenas a oportunidade dada (tirada) pela vida,
para que a maturação comum pudesse se dar.
E para que cada pessoa pudesse e possa ser, cada vez mais,
a expressão do outro sob a forma ampliada e
refletida do eu individual aprimorado".
Arthur da Távola
Meu filho Mateus diz que não acredita em coicidências, afirma que o destino comanda as nossas vidas, que o universo conspira a nosso favor e nos coloca as pessoas certas nos momentos certos.
Foi assim que aconteceu comigo e com a Daniele. Depois de termos nos conhecido e convivido superficialmente no CISV há alguns anos, voltamos a nos encontrar numa das redes sociais. Com a minha decisão de realizar o Caminho e publicar este blog, eis que recebo um recado da Daniele dizendo que também se identificava comigo e compartilhava das mesmas idéias.
Começamos então a nossa preparação, ela para o Caminho do Sol, e eu para o Caminho de Santiago. Nos preparávamos juntas, trocamos idéias, afirmamos e estreitamos os laços de amizade e identificamos os pontos em comum. Descobrimos uma amizade e cumplicidade que foi crescendo e amadurecendo com o tempo.
Chegamos a percorrer uma parte do Caminho da Fé e descobrimos que a caminhada compartilhada é mais leve, mais tranquila e segura. Nesse ponto reencontrei uma antiga amiga de Colégio, a Lia, e dividimos com ela a mesma afinidade, a cumplicidade, e reaprendemos a cultivar os laços e enfrentar desafios novos, elegemos o "nosso" restaurante preferido, o Kili, onde degustamos saladinhas, massas e os chocolates mais deliciosos, regados com boas risadas, trocas e descobertas.
Começando a Caminhada juntas
Com a idade de ser minha filha, nos decobrimos como irmãs. Percorremos os Shopings da cidade, tiramos fotos áté com o Papai Noel, afinal a amiga-criança também tem suas travessuras, além disso é expert em tratar bolhas e ler rótulos com letras minúsculas, privilégio da idade.
Até que veio a decisão da Dani em me acompanhar no Caminho de Santiago. Fiquei feliz com a notícia e passamos a conviner mais intensamente. Preparamos os nossos equipamentos e muitas vezes escolhemos as mesmas coisas, por um lado por não temos outras opções e por outro por termos os mesmos gostos.
Nascidas em maio, sob o signo de Gêmeos, eu dia 23 e ela dia 29, trazemos muitas coisas em comum, até que um dia, a Daniele disse que parecemos com a dupla de gêmeos do desenho animado que tem aquela frase: "Super gêmeos ativar"! Pronto! Adotamos!
A partir de primeiro de abril ( famoso por ser o dia da mentira), nossa travessia espiritual começa a se concretizar, e então seremos uma pela outra. Compartilhando O Caminho, seremos mais que irmãs, seremos almas peregrinas dividindo os espaços, as alegrias, as conquistas, as angústias, o silêncio,o sofrimento, as dores e as experiências vividas. Nos descobrindo e descobrindo uma a outra, daremos os primeiros passos e seremos testemunhas das conquistas. Somente Ele, e a magia do Caminho saberão o que os nossos corações carregam até o final, imprimiremos nesse caminho milenar a nossa marca, os nossos passos a nossa fé, Santiago, e a Via Láctea serão as testemunhas. Lugares onde milhares de pessoas já percorreram e muitas outras irão percorrer serão os olhos e ouvidos dessa experiência maravilhosa que teremos o privilégio e a sorte de vivenciar.
Rumo ao primeiro passo a procura das setas amarelas!
Ultreya!
Célia, veja o que eu encontrei sobre o signo de Gêmeos:
ResponderExcluirCostuma elaborar raciocíonos brilhantes, trazendo luz para outras pessoas.
Não é lindo ter filhas assim!
Beijos
Bete Pasinato
Oi Cé
ResponderExcluirComo é bom ler o que vc escreve!No meio do dia,do trabalho,dar uma paradinha e se deparar com mensagens tão deliciosas.
A afinidade é tudo isso mesmo.Qdo se tem afinidade,a gente consegue escaniar a alma do outro com o olhar.
Bjs
Zu,
ResponderExcluirDe fato a Daniele tem sido uma maravilhosa surpresa e tenho certeza que vcs, que já saem daqui vitoriosas, terão muitas aventuras e surpresas para "ativar", hehehehe.
bj
Zu
Célia: gostaria de conhecer outras fotos do "Caminho do Sol",
ResponderExcluirsnakazato1@gmail.com
obrigado jorge shitomo
Você pode conseguir mais informações no site: http://www.caminhodosol.org.br/
Excluir