quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Vários caminhos nos levam a Santiago

"A verdadeira viagem de descobrimento não consiste em procurar novas paisagens, e sim em ter novos olhos." 

Marcel Proust




Depois de quase 1 mês e de uma viagem inesquecível a Istambul, Barcelona e Paris, venho compartilhar com vocês mais uma descoberta: " Vários Caminhos nos levam a Santiago".

Eu já sabia que Saint Jacques na França equivale a Santiago, mas não poderia imaginar que encontraria em Paris, uma parte do Caminho.

Ao lado da Rua Rivoli esquina com a Rua Sebastopol, mais precisamente na Praça Châtelet, é possível avistar uma torre linda, alta e branca que desperta a curiosidade pela sua beleza e magnitude, ali, bem no meio de uma praça agradável com lindos jardins e bancos para descanso.
A curiosidade nos chama a buscar que monumento seria este, quando descobri que é a  Tour Saint-Jacques-de-la-Boucherie,






.

 A torre do campanário de 52 metros de altura, construida no século XVI, é tudo o que resta de uma Igreja medieval destruida durante a Revolução. Esta igreja era o ponto de partida para a peregrinação até Santiago de Compostela, para os peregrinos que vinham do norte da Europa. Desse ponto o Caminho leva 1551 Km e aproximadamente 2 meses.

A igreja em estilo gótico foi destruída em 1797 e a torre permaneceu abandonada por muitos anos até ser totalmente restaurada. A imagem de Santiago verstido de peregrino no alto é uma restauração fidedigna do Séc XX.





A imagem de Santiago fica no alto da Torre


Foi uma emoção renovada e diferente essa descoberta surpreendente, demonstra o quanto temos  a aprender e especialmente a ver com outros olhos.

Ultreya!

Um comentário:

  1. Como é bom tudo isso!!! Nos surpreender e nos encantar onde menos eperamos .Fico feliz por vc.Bjs Roberta

    ResponderExcluir

De volta ao Caminho!

  Ano de 2022, já estávamos no segundo ano da pandemia, período que foi difícil para todos nós. Em 2020, o Caminho permaneceu fechado, inclu...