sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Andar com fé.....

" Andar com fé eu vou , que a fé não costuma falhar"...
 
Gilberto Gil



Eu num Templo em Bali

A minha fé continua firme e forte, para enfrentar os próximos passos.
Hoje marquei a minha cirurgia oftalmológica. Será dia 28/10 no Hospital Oftalmológico de Sorocaba. Estou bastante animada e confiante que a cirurgia será um sucesso.
Também foi meu dia de Ortopedista especializado em pés, Dr. Wilson me examinou, e diagnosticou mesmo o Neuroma, depois só confirmou com a Ressonância.
O neuroma é um tumor benigno que se forma nos pés devido ao choque ocorrido entre os ossos e as estruturas nervosas. Elas inflamam e se protegem com a bursa ( bolsa), que inflama e forma a bursite. Todo esse conjunto dolorido mede de 03 a 05mm e é o suficiente para doer quando são comprimidas. O tratamento incial que decidi fazer é bastante invasivo e assustador.
Vamos fazer uma infiltração de cortisona nesse conjunto dolorido, a ação do medicamento deverá ser de estrangulamento, ou secamento. Essa aplicação poderá aliviar a dor ou então diminuir a bursite e desinflamar. Dessa forma poderei seguir meu treinamento. Aliado a isso vamos fazer um exame que vai detectar como é a minha pisada, onde o meu passo produz mais pressão e assim poderemos confeccionar uma palminha sob medida que vai também ajudar.
Outra etapa do tratamento (e a que gostei mais.. não sei porquê!!), é fazer uma "análise" minuciosa dos meus sapatos, sandálias, sapatilhas, botas, tênis, enfim.. tudo e descartar o que me prejudica e ... agora o melhor... substiuí-los por calçados mais adequados!! Não é o máximo??!! Quem não gostaria de trocar todo o seu guarda-roupa sob orientação médica???
A última opção é mesmo cirúrgica, mas somente se a aplicação não funcionar e se eu não conseguir conviver com o neuroma.Mas essa decisão terá que esperar pelo menos 1 mês.
Enquanto isso estou aceitando orações,rezas, chás, simpatias,benzimentos e toda a forma de crença que possa me ajudar. Conto com vocês!

Agora uma surpresa linda que recebi da minha amiga Nereida Bosco. Obrigada querida! Ela publicou para mim no FB a seguinte frase:

♥♥♥ Apronto agora os meus pés na estrada.
Ponho-me a caminhar sob sol e vento.
Eles secam as lágrimas,
-vou ali ser feliz e já volto.
♥♥♥

A foto ilustrativa era muito fofa. Mas eu vou colocar a foto dos meus pezinhos nas areias negras de Tanah Lot em Bali, onde visitei um Templo no meio do mar.




Vejam o templo:




Vejam onde construiram este Templo.


Com essas fotos maravilhosas vou me despedindo.

Ultrey e Suseya!

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

1 mês

Bom dia seguidores!!! (até parece que são muitos!!)
 
Esta semana está sendo de verdadeira maratona, como diz a Roberta. Estou fazendo uma Via Sacra em clínicas e médicos que só terminará amanhã. O grande marco da semana é mesmo ter completado 1 mês de decisão e preparação. E saibam... passou muito rápido! Tenho preenchido meu tempo e não tem sobrado muito espaço, mas continuo firme no meu propósito. A grande novidade da semana é que farei uma cirurgia a lazer no meu olho direito. Sim, eu tenho há muito tempo uma sequela da cirurgia de miopia que fiz "outro dia", na verdade há 22 anos. Como na época a cirurgia não era feita a lazer, os efeitos colaterais existiam e poderiam aparecer a qualquer momento e para minimizar a deficiência na visão é melhor tentar melhorá-la com a cirurgia. Segundo meu médico o procedimento é simples e só precisarei ficar longe dos treinamentos por 1 semana. Bem, estou diante de mais uma pedra no caminho. Ontem o Pedro me disse que com uma decisão desse porte eu só teria que encontrar muitos obstáculos mesmo!! Então vamos superá-los!! Acho que será muito melhor e me trará mais segurança para ver as setas do Caminho!!!






Também gostaria de dividir com vocês uma nova descoberta. Conheci através do facebook uma pessoa, ela se chama SILMARA PAWLUZYK,mora em Curitiba e que já percorreu o Caminho de Santiago. Ela elaborou uma publicação em forma de cartas, muito bonito com fotos tiradas por ela mesma e lindas frases de motivação e reflexão. Eu vejo esse trabalho como um oráculo! Que pode ser consultado sempre que necessário. cada carta nos apresenta uma reflexão.
 
Vejam abaixo o trabalho que bonito e interessante:




Eu recebi essa publicação  em minha casa e fiquei muito feliz com as mensagens que ele carrega. Hoje eu publiquei uma delas no meu Facebook.




Para quem se interessar pode encontrá-la no FB: Compostela Fotos e Mensagens, é um lindo presente que já incorporei!

https://www.facebook.com/compostela.fotosemensagens?fref=ts

Ultreya e Suseya!

domingo, 25 de setembro de 2011

O Chamado

A gente aprende todos os dias.
Ontem a Daniele Pasinato me convidou para um bate-papo informal com o Zeca Atma, peregrino que voluntariamente ministra palestras sobre o Caminho do Sol. Conheça um pouquinho desse caminho aqui mesmo no Brasil:
O Caminho do Sol, nasceu com o objetivo maior de oferecer aos amantes de caminhadas, um ambiente agradável, passando em sua quase totalidade , somente por àreas rurais, buscando a introspecção e o despojamento material. Ele tem inicio em Santana do Parnaíba e termina em Águas de São Pedro, no Estado de São Paulo, são 11 dias de caminhada no total.

 



Bem, a Daniele decidiu iniciar o caminho no dia 05/10 e para isso precisava ter esta conversa informativa ( que também podemos chamar de palestra). Fiquei muito feliz com o convite, foi uma oportunidade incrível de aprendizado.
 
A primeira lição que aprendi e que considero fundamental para qualquer peregrino, é uma simples frase: " é o caminho que te chama". Realmente eu posso dizer que recebi um chamamento, foi muito derrepente e aparentemente naquele dia não houve nada de diferente que tenha me motivado a tomar a decisão. Como já disse anteriormente eu sempre tive a vontade de realizar o Caminho de Santiago, mas daí até a decisão tem um longo caminho. Agora sim eu acredito que houve mesmo um chamamento. Uma força poderosa que me impulsiona a realizar e também a falar sobre este caminho. Uma energia que toma meu corpo e meus pensamentos, que não me deixa nem quando estou dormindo. Frequentemente eu sonho com situações difíceis que poderei passar e fico nas madrugadas pensando, fazendo planos, listas, pesquisando, lendo. Quero saber tudo e ouvir pessoas, relatos, experiências. Muitos amigos me procuram oferecendo contatos de pessoas que já estiveram no Caminho e que se dispõem a me relatar, dar dicas, ou só conversar. O mais incrível é que uma coisa tão pequena, se agiganta quando atinge as pessoas. E da mesma maneira também vejo o contrário, muitas pessoas não entendem e julgam como "aventura" ou "loucura", e até me perguntam como posso passar dias me privando de conforto e enfrentar tantas intempéries. Eu que não tinha respostas agora já tenho: recebi um chamado. Me sinto feliz e motivada a seguir em frente.

A segunda lição que aprendi ontem foi sobre o jeito de se caminhar. Fazendo uma analogia da forma como colocamos os pés no chão com o nosso emocional e psicológico, pode-se fazer uma leitura bastante interessante.
Podemos dizer que quando colocamos o calcanhar no chão estamos ao mesmo tempo colocando o "pensar". O meio do pé é o mesmo que colocar a "elaboração" para funcionar. E a frente do pé ( onde estão os dedos), e a ação. Assim, podemos indentificar se por acaso tivermos problemas físicos nos calcanhares, o pensamento está dominante, e assim por diante. O mais correto é que os três pontos estejam equilibrados para que a Caminhada também seja mais tranquila e eficiente. Quem sabe a reflexologia pode explicar melhor? Mas em todo o caso já gostei desse conceito e vou prestar mais atenção nas minhas pisadas.





Mudando de assunto.
Para iniciar bem a semana, hoje tivemos em Campinas a 28ª edição da Corrida Integração, para mim foi a primeira vez. Decidimos participar da caminhada de 5 KM, eu, Pedro, Daniele, Simone e Stela caminhamos juntos com mais de 10 mil pessoas, entre eles muitos amigos queridos, que nos surpreendeu, quantas pessoas se dedicam a cuidar da saúde!! Parabéns a todos que participaram dessa bonita festa num domingo de céu azul, sol e muito vento, bem típico de Campinas.



Na foto: Daniele, Stela, Célia e Simone








Na foto o Caio.


Caio, meu filho que estava trabalhano e nos esperava na chegada com Gatorade! Obrigada!

Chegando em casa com medalha e tudo, Lucas com a Gabriela e Mateus, ficaram orgulhosos!

Amigos,
Obrigada pelas dicas e apoio!

Ultreya e Suseya!

sábado, 24 de setembro de 2011

Acreditando...

Hoje é sábado, dia especial para conviver com a família e amigos. dia também de compartilhar um texto que recebi ontem de uma amiga e que vem de encontro com o meu momento. O texto fala sobre auto-motivação.





Motivação é o segredo do entusiasmo, é o aditivo que faz da vontade uma força que não se deixa intimidar. O texto descreve o que é uma pessoa motivada e sugere que a auto-motivação requer 5 atitudes:

1.Ter consciência de que a motivação está dentro de você.
Ou seja, não ficar esperando que as coisas aconteçam ou que o "outro" faça ou fale alguma coisa para te motivar. Esqueça!! lembre-se de que tudo está dentro da gente.
2.Ter metas e objetivos.
Neste caso o importante é traçar caminhos desafiadores, ser persistente e ter sempre em mente o caminho a seguir.
3.Faça coisas "por você".
Isso mesmo, o importante é perceber que as coisas que fazemos por nós mesmo tem um valor muito maior para nós mesmos. Novidade, né?
4. Tenha orgulho da sua vida.
Quando nos orgulhamos das coisas que temos, que conquistamos, passamos aos outros uma sensação de alegria e bem estar que contagia e incentiva as pessoas a estarem perto da gente.
5. Pense certo.
Nesse caso é o pensamento que gera a emoção. Se temos bons pensamentos, as emoções também serão boas e positivas, o que vai desencadear outra série de boas emoções. é uma roda viva! Não se deixe influenciar pelo o que os outros pensam.

Eu me sinto neste momento muito motivada, determinada. Certa de que nada é impossível, que eu tenho capacidade e vontade se seguir meus objetivos. Não posso me deter diante das dificuldades e sim seguir em frente e tranformá-las em impulso, encarando sempre como novos desafios. Não importa o que outras pessoas pensem ou façam, minha motivação é intrinseca.

Espero que tenham gostado e se motivado um pouco.



Acreditem!!!

Ultreya e Suseya!
AH! Não consegui descobrir como se escreve: auto-motivação ou automotivação???

Rumo ao Caminho!!

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

As pedras no caminho preparatório

Em 3 semanas de preparação e hoje apareceu a minha primeira "pedra" a enfrentar.Eu já sabia que não seria um caminho só de flores. É claro que me lembrei do grande escritor português Fernando Pessoa e sua célebre frase que gosto muito: " Pedras no caminho? Guardo todas! Um dia vou construir um castelo", eu já comecei a colecionar as minhas. Como não sou mais uma jovem, é claro que aquelas dorzinhas começam a aparecer, pois o treinamento é forte. Eu tinha uma dorzinha (nem sei a quanto tempo, essa foi a primeira pergunta do médico), no meu pé esquerdo que aparecia em alguns momentos e eu nunca dei importância à ela, mas ela estava lá. Percebia que a dor aumentava conforme o tipo de sapato que eu usava. Ela se localiza na sola do pé, entre os dedos (dedo 3 e 4, não sei os nomes).
Durante os treinos de caminhada ela não me incomoda, mas depois que eu paro, ela vem e é muito teimosa,sinto um choquinho, parece neurológico. Eu já estou fazendo meu chek up e todas as consultas já estão marcadas, todos os "istas" possíveis: dentista, ginecologista, ortopedista, endocrinologista, cardiologista (falta marcar e fazer um exame...) e dermatologista, isso sim é uma peregrinação, acho até que o meu convênio médico vai me questionar!! Bem, hoje fui ao ortopedista e minha queixa principal foi meu pé esquerdo e minha dorzinha. Ele me examinou e é claro: pediu uma ressonância magnética para fechar o diagnóstico, porém já me deu uma prévia:Neuroma de Morton,



ou seja, é a dor é causada por um nervo que é beliscado. Esse fisgamento geralmente resulta em dores entre o terceiro e o quarto dedo. Sapatos apertados podem espremer os ossos do pé a que o nervo responde formando um neuroma, que é um acúmulo de tecido que surge no nervo. O tratamento vai de mudanças no calçado, infiltrações e medicações até cirurgia.Enfim, vou fazer o exame e me consultar com um especialista em pés.
Ai está a minha pedra.Talvez a primeira de muitas que ainda virão. Mas ela não vai me fazer desistir, continuo firme e forte no meu objetivo e no meu propósito. Só queria compartilhar com vocês essa dificuldade, que não é e nem será um impedimento.Será que terei que aposentar meus lindos sapatinhos que gosto tanto? Será que: salto alto nunca mais? Será que a partir de agora somente sapatos confortáveis e especiais?




Qual será o tratamento? Pensarei no melhor, qualquer que seja ele vai passar e pronto.
Mas isso não importa. O importante agora é seguir em frente e contar com o apoio de meus meninos, família e amigos, que me trarão a força necessária para não desistir.

Mas hoje também foi um dia de conquistas, fiz um treinamento super legal de musculação, já posso dizer que estou bem adaptada e envolvida com os aparelhos e até me divertindo, estou até percebendo que muitos exercícios estão fáceis! Minha professora Larissa me passou uma série de alongamentos ( que ainda não decorei), para fazer antes das caminhadas, muito interessante e vão me ajudar a evitar maiores problemas.Depois fiz uma caminhada bem diferente, fiz um circuito por dentro da Hípica, com subidas e descidas em diferentes tipos de pisos.




Objetivos do Alongamento


1.Restaurar a amplitude de movimento normal na articulação envolvida e a mobilidade das partes moles adjacentes à esta articulação;
2.Prevenir o encurtamento ou tensionamento irreversíveis de grupos musculares.
3.Facilitar o relaxamento muscular;
4.Aumentar a amplitude de movimento de uma área particular do corpo ou corporal de forma geral antes de iniciar os exercícios de fortalecimento;
5.Reduzir o risco de lesões músculo-tendinosas (tendinite).

E você? Já se animou?

Ultreya e Suseya!

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Caminhada Ecológica

Hoje meus leitores estão com sorte, 2 posts no mesmo dia!!! Mas não poderia deixar de falar sobre a Caminhada Ecológica que fizemos ontem aqui em Sousas e Joaquim Egídeo, e organizada pela Prefeitura de Campinas. Logo cedo a avenida principal de Sousas estava cheia de gente disposta a realizar a caminhada de 6 Km propostos. Eu e o Pedro chegamos cedo e pudemos ver o caminhão que recolhia os donativos de alimentos para as entidades assistenciais e distribuia camisetas. Do outro lado uma professora (suponho que seja professora de Educação Física), liderava a sessão de alongamentos e todos a seguiam, como aquela brincadeira de fazer o que o "chefe" manda. Encontramos muitas pessoas conhecidas, mas nos acompanharam nesse dia a minha querida Daniele Pasinato, que está se preparando para percorrer o Caminho do Sol agora mesmo em Outubro, veja a dupla trocando figurinhas:




também estavam conosco a Márcia, o Edson e a filha Marina, na foto somente mãe e filha:


A caminhada foi super tranquila, a primeira fase seguimos pela Rua dos Expedicionários, o sol estava forte e as mais de 1000 pessoas seguiam conversando distraidamente e não vi nenhum incidente, apesar do apoio do Samu, Endec e Sanasa distribuindo água. Essa foto é da ponto sobre o Rio Atibaia, antes de entrarmos na trilha de Sousas.




Depois de percorrermos a trilha de Joaquim Egídeo chegamos na Estação onde nos esperava uma farta mesa de sucos e frutas que nos agradou e refrescou. No local, a organização disponibilizou vários ônibus para levar as pessoas de volta ao ponto de partida. Como eu e a Dani estamos treinando firme, resolvemos voltar caminhando, então nossos acompanhantes, Pedro, Márcia, Edson e Marina resolveram nos acompanhar, foram mais 6 Km no sol de meio dia!! Foi bastante desgastante e chegamos no final bem cansados mas felizes e é claro que o dia terminou num agradável churrasco aqui em casa compensando todo o esforço do dia.
Foi um domingo agradável e principalmente dedicado a saúde.
No próximo domingo tem mais, corrida Integração, eu e a Dani vamos participar de 5 Km de caminhada, trarei as notícias!

Ontem também foi dia de Caminhada Preparatória em Araçariguama, comandada pela ACACS. Minha amiga Letícia Sena participou e adorou! Foram 25 km de caminhada e ela me disse que não foi fácil, ficou com os pés machucados e hoje está se recuperando. Mas pela fotos que eu vi ela estava bastante feliz. Estou criando coragem de participar dessas caminhadas preparatórias, sei que são muito importantes.
Essa é a Letícia:




Quem sabe eu me animo?

Ultreya e Suseya

Equipamentos

O que levar??





Uma parte importante no meu projeto é sem dúvida a definição dos equipamentos, ítem este que também me toma muito tempo e do qual tenho muitas dúvidas.
Durante a caminhada, o Peregrino deve levar a sua mochila com todos os ítens que possa precisar durante a caminhada e a noite ao chegar nos albergues. Essa mochila deve ter no máximo 10% do peso total da pessoa que a carrega, portanto a minha poderá ter no máximo 6 kg e meio, ou seja, terei que ser muito econômica e racional. A mochila deve ser de 34+5 litros para mulher e de 42+5 litros para homem, o que se torna a questão muito injusta. É claro que as mulheres tem necessidade de carregar mais coisas do que os homens, mesmo numa caminhada desse porte, com todo o desprendimento e dasapego que o momento exige, mas os ítens básicos das mulheres são mesmo maiores do que o dos homens. É claro que durante o caminho, passaremos em cidades e locais onde podemos adquirir as coisas necessárias, o que facilitará muito.
Vocês se lembram que eu adoro uma lista?
Pois bem, agora estou organizando uma lista que cresce a cada dia, vejam só, além da mochila, cajado e das botas:
 
-saco de dormir
-pochete ou colete para colocar documentos
-cobertor
-travesseiro
-sandália (papete, crocs ou havaianas)
-3 camisetas
-2 calças e 1 bermuda
-1 calça segunda pele
-3 pares de roupas íntimas
-blusa de frio térmica ( fleece)
-casaco com corta vento
-lanterna, apito,bússola (tenho que aprender a usar)
-4 pares de meias,
-uma blusa tipo segunda pele
-luvas, gorro, cachecol e lenço (bandana)
-necessáire contendo: sabonete, creme e escova dental, pente, shampu, cotonetes, protetor solar, lenços de papel,lenços umidecidos, elásticos e fivelas para cabelo, baton, perfume ( não abro mão...) só???
-necessáire com primeiros socorros: pomada vick ou vaselina, band aid, micropore, atadura, antiinflamatório, antigripal, antialérgico, para dor de cabeça, dores em geral, álcool com arnica, agulha e linha para tratar bolhas (essa é a pior parte, me tira o sono..), betadine (para macucados, comprar na espanha), relaxante muscular, coopeed (pele artificial, também para bolhas), spray antiinflamatório.
-toalha de alta absorção ou toalha-fralda
-boné ou chapéu,protetores auriculares
-sacos plásticos
-capa de chuva
-alfinetes, isqueiro, canivete, óculos escuros e lupa
-garrafa de água ( prefiro as descartáveis)
-caderno para anotações e caneta
-máquina fotográfica e acessórios
-celular
 
O que vocês acham? Será que conseguirei manter os 6,5kg?
Dizem que durante o caminho as peregrinos vão se "desfazendo" dos equipamentos que julgam desnecessários, inclusive nos albergues existe uma caixa com objetos deixados e que podem ser úteis a outros peregrinos, você deixa o que não precisa e pega o que precisar.





Sempre em mente: Ultreya e Suseya!

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Ultreya e Suseya!

Boa tarde meus amigos!
Eu tenho terminado meus textos com duas palavras: ULTREYA E SUSEYA. Mas o que elas significam? Eu também conheci essas palavras recentemente na palestra-batepapo que assisti de um peregrino, é claro que todos ficam curiosos, e eu fui pesquisar.




A primeira ULTREYA, é uma palavra de origem latina que a muitos séculos já era pronunciada pelos peregrinos que chegavam a Catedral de Santiago como a mostrar o seu júbilo de ter chegado ao fim de sua peregrinação. Etimologicamente a palavra Ultreya (ou também eultreja), vem de Ultra-jóia, que significa: "mas alla del jubilo" e não significa somente uma forma de verbalizar a alegria de ter chegado a Catedral de Santiago, mas algo como: "para frente" em busca da realização de um objetivo, de uma meta a qual tendo fé iremos alcançar, mesmo diante das dificuldades não deveremos desistir.


A segunda palavra SUSEYA - "para cima", tem o sentido da busca pela realização de um objetivo que todo o ser humano deve perseguir. A evolução espiritual: essa é a verdadeira, senão única realização humana que pode transcender a transmutação para a outra dimensão após a morte.
Dizem que as duas palavras juntas formam um verdadeiro Mantra, que pronunciado durante a caminhada tem o poder de elevar o espírito em conjunção ao Divino, ao Superior.

Acredito que independente de crenças, são duas palavras muito fortes que positivamente podem oferecer votos de otimismo e fé a qualquer pessoa.

Até mais!

Ultreya e Suseya!


quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Musculação e outras coisas mais...


Ai.. ai.,. ai... fui parar numa academia de musculação!! Isso mesmo, estou frequentando a Academia da Hípica, que para mim é onde tem menos "cara" de academia e mais pessoas conhecidas. Até que está sendo bom, a minha professora Larissa foi bastante simpática e criou um programa para as minhas necessidades e especialmente capacidade. No primeiro dia ela ficou o tempo todo comigo e foi tranquilo. No segundo dia, peguei minha ficha ( depois de ficar um tempão procurando numa caixinha cheia de fichas, a letra M é das maiores!!), comecei a fazer o meu "treino" sozinha. O primeiro aparelho: supino, eu pensei: meu Deus o que será isso??? Bem que poderia ser chocolate!! Perguntando ao instrutor logo descobri! Mas brincadeiras a parte demorei a entender os aparelhos e conhecer seus nomes, depois do 3º dia parece que ficou mais fácil. O importante é que estou firme e tenho certeza de que me fará muito bem. Neste domingo participarei de uma caminhada ecológica em Sousas até Joaqueim Egídeo, proporcionada pela Prefeitura de Campinas, nessa o Pedro vai me acompanhar, pois não durará mais que 2 horas, serão 6 KM. Vou aproveitar o embalo e me inscrever para a Corrida Integração, patrocinada pela EPTV, mas na caminhada é claro, e assim vou fazendo meus treinamentos. Na 2ª feira fui na roda de meditação e o José Carlos leu um texto que gostei muito e vou compartilhar:

"Você é o que não nasce,o imortal, o eterno, o presente eterno, a presença sempre presente. Isso é o que você realmente é. Você é a existência, aconsciência, a felicidade. Você não é o pensamento. Você não é a mente. Você não é o corpo. Você não é o que está agindo. Todas as ações estão ocorrendo automaticamente. Você é a testemunha eterna, que é o que você é. Você tem procurado por isso. Sua busca foi inútil até agora, porque você tem procurado nos lugares errados. Você é o que você tem estado procurando. Você é a pessoa que você estava esperando. ( Sri Bhagavan)







Nesta semana também fiz uma sessão de Reiki e vou começar as aulas para também aplicar essa Energia Universal.O Reiki é considerado como terapia alternativa e complementar aos tratamentos convencionais.
"Reiki é uma terapia baseada na canalização da energia universal (rei) através da imposição de mãos com o objetivo de restabelecer o equilíbrio energético vital de quem a recebe e, assim, restaurar o estado de equilíbrio natural (seja ele emocional, físico ou espiritual); podendo eliminar doenças e promover saúde."






Os kanji rei e ki significam "espírito" e "energia"; desse modo, reiki pode ser traduzido como "energia espiritual".


Em breve voltarei com mais notícias!
Ultreya e Suseya!

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

As alegrias de iniciar uma caminhada

" Escrever é espalhar sementes".




Eu li esta frase hoje pela manhã e ela se encaixa direitinho com o que vou contar. Esse singelo gesto de escrever sobre o que está acontecendo comigo já me rendeu muitas alegrias e por isso sinto que estou semeando através de palavras. Não sou nenhuma escritora e não tenho a pretensão em ser, só quero mesmo é compartilhar, essa é por sinal minha palavra favorita!!
Na semana passada tivemos um encontro com amigos do Colégio (estudamos desde a pré-escola até o colegial), e todos me perguntavam sobre o meu projeto e ficaram espantados quando disse que iria sozinha ( a princípio), fiquei encantada quanto todos me disseram que também iriam comigo!! Fiquei tão feliz!! Sei que é muito difícil para todos e certamente não acontecerá, mas somente o fato de saber que as pessoas se sensibilizam e pensam em te acompanhar é uma dádiva. O Pedro também se disponibilizoui em ser meu " Sancho Pança", pois disse que esse projeto é para um "Don Quixote" ( esse sou eu!!), além é claro dos meninos, meus filhos, que vivem me fazendo perguntas e acompanhando a minha preparação. Mas a história que eu quero contar é da Danielle, uma jovem e querida amiga que conheço do CISV e que publicou o seguinte em seu mural na rede social Facebook::

Durante uma das caminhadas com meu pai surgiu à idéia de fazer peregrinações. Na época estava passando por momentos bem complicados, queria ficar com meu silêncio, pensar, refletir em tudo o que estava acontecendo, queria ficar no meu canto com Deus. Naquele ano, 2009, depois dessa conversa, comecei a ler e pesquisar mais sobre os inúmeros caminhos que existem no Brasil e no exterior. Encantei-me com as leituras, mas com as atividades do dia-a-dia acabei deixando de lado.

Quando li o Blog de uma querida amiga, Celia Maciel, reacendeu uma luz aqui dentro. Ela vai realizar o Caminho de Santiago de Compostela e está escrevendo um Blog para dividir sua experiência com os amigos. Li e me emocionei.

Voltei a pesquisar e ler sobre peregrinações. A cada leitura que faço eu me emociono. Meu corpo fala, sinto calafrios, choro. Fazer o caminho parece ser uma experiência única, encontrar Deus e estar com nosso eu interior.

Existem muitos caminhos no Brasil, um deles, O Caminho do Sol, fica aqui mesmo em SP interior. São 240km em 11 dias. Essa semana eu tomei a decisão e vou realizar essa peregrinação. Espero com isso me desprender dos emaranhados emocionais, desafiar meu corpo, minha alma.

Então que venha Setembro com muita preparação e Outubro com a realização desse desafio ;-)


.




Não é incrível? O poder da palavra é transformador. Dani, obrigada pela sua força! Ficaremos aqui torcendo pelo seu caminho! BUEN CAMINO!!

Ultreya e Suseya!!

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

A História do Caminho

Uma das coisas que mais me atraem nesse projeto de realizar o Caminho é a história que reside no seu trajeto e especielmente os mistérios. Quando vejo, estou imaginando como o homem é capaz de criar boas práticas de fé sem nenhuma intenção e que faz tão bem a tantas pessoas. O caminho é praticado há vários séculos pelo simples objetivo de render homenagens a Santiago. Acredito na energia que emana dessas práticas e que contamina a atmosfera trazendo o bem e fazendo com que a humanidade possa seguir num caminho de paz, harmonia e felicidade. Em todas as religiões acontecem celebrações positivas que emanam essa energia para o cosmos, por isso é tão importante a oração, os rituais, pois trazem uma força energética,  uma cadência e musicalidade que chegam ao Divino, onde se transformam em dádivas e bençãos espirituais. Tudo depende da fé, de acreditar no invisível, na força superior.




Aqui um pouco da história do Caminho:




Após a ressureição de Cristo, os apóstolos seguindo a orientação que o Senhor lhes transmitiu na terceira aparição, saíram da Judéia para espalhar suas palavras em terras desconhecidas. Tiago, filho de Zebedeo e Salomé e irmão de João "O Evangelista", frustrado com as constantes perseguições que sofreu Cristo e que continuava atingindo todos os demais cristãos, decidiu pregar em Finisterrae um lugar muito remoto onde não haviam perseguições aos cristãos.

Esta região, a mais a oeste da Europa, era então considerada o fim do mundo, daí o seu nome. Após uma longa jornada, em um pequeno veleiro que praticava o comércio em todo o Mediterrâneo, chegou a Iria Flávia, cidade na qual conseguiu vencer várias dificuldades iniciais e à partir da qual iniciou seu trabalho de evangelização entre os povos da região. Após seis anos de pregação, decidiu que era hora de voltar à Palestina a fim de contar o que tinha conseguido e trazer mais evangelizadores à Hispania. O retorno foi muito difícil e dois anos depois finalmente aportou em Jafa e seguiu para Jerusalém.

Nesta época os judeus eram regidos por Herodes Agrippa, que levou as perseguições aos judeus às últimas conseqüências. Após um curto período de pregação, Tiago foi preso e sentenciado à morte por decapitação e abandono dos restos mortais às feras do deserto. Cumprida a sentença, os seus irmãos de fé conseguiram recolher o seu corpo, que foi embalsamado e transportado de volta à Hispania por Teodoro e Atanásio, dois discípulos convertidos em Iria Flavia. Uma vez de volta a Finisterrae, Tiago foi sepultado em um bosque de difícil acesso que recebeu o nome de Libredunum. À partir de então gerações de eremitas se revezavam na tarefa de velar o túmulo do Apóstolo.

Devido à importância que o Caminho adquiriu, em 1135, o Papa Calixto II, incumbiu o frade Aimeric Picaud de escrever uma obra a respeito, tendo sido produzido o Líber Sancti Jacobi, em cinco volumes. Um dos volumes descreve pormenorizadamente o caminho, sendo considerado o seu primeiro guia.

Com o fim da Idade Média, o Caminho de Santiago perdeu a sua importância e foi gradativamente esquecido. Somente no século XX, ele foi novamente resgatado e começaram as peregrinações modernas. O Caminho de Santiago foi declarado Conjunto Historio Artístico em 1962, é considerado Patrimônio Cultural Europeu pela Unidade Européia e Santiago de Compostela foi reconhecida pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade em 1962.Passaram-se quase setecentos anos, quando em 822, dois camponeses acreditaram ter visto muitas luzes vindas de um bosque êrmo. Alertado, o Bispo Teodomiro empreendeu uma viagem ao local e lá encontrou o eremita Pelayo que lhe relatou que velava o túmulo de Santiago, todo envolto por luzes. A notícia foi rapidamente levada ao rei Afonso II que mandou construir uma capela e um monastério, tornando-se o primeiro peregrino a visitar o local. Assim nasceu um dos mais importantes centros de peregrinação: o Caminho de Santiago de Campo Estela.

À partir de 845, começaram a chegar os primeiros peregrinos e já em 862 o local não suportava mais o fluxo de fiéis, o que fez com que os restos mortais fossem transladados para Santiago de Compostela. Em 1075 deu-se o início da construção da atual catedral. No século XI, o caminho partia de quatro cidades da França: Tours, Vézelay, Lê Puy até Ostabad e de Arlés até Somport.
( Fonte: site da ACACS- Associação de Confrades e Amigos do Caminho de Santiago de Compostela - SP)




“ Se você pensa ou sonha que pode, comece. Ousadia tem poder genialidade e mágica. Ouse fazer e o poder lhe será dado”.
Goethe



Até a próxima!

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

O treino

Essa é a parte mais desgastante, o treino físico! Além das caminhadas diárias aqui em frente ao condomínio, ontem comecei a fazer uma série de musculação na Hípica. A professora teve o cuidado de mesclar as atividades de forma a fortalecer pernas, braços e costas. Além disso aproveitei para caminhar na pista do lago que tem uma vista incrível! A vantagem de caminhar e fazer exercícios na Hípica é que sempre encontramos pessoas conhecidas, amigos dos meus filhos, pessoas que não vejo a longa data. No quesito "colaboração de amigos", recebi excelentes dicas de um antigo amigo, na verdade, amigo de infância,ele é fisioterapeuta e me enviou uma sugestão de treinos de caminhada, alimentação e saúde. Muito bom! Obrigada Maurício de Camargo Garcia!
Como ontem o dia foi bastante puxado, hoje vou descansar, pois devo seguir com calma e segurança, pois não quero me lesionar.






Outra colaboração importante foi da minha amiga Ana Flávia Gabarra, na 2a. feira estivemos juntas na Roda de meditação que funciona aqui mesmo em Sousa no Ecomercado Avis Rara , a partir das 18:00hs e aberta a todas as pessoas. A experiência foi incrível, quem quiser também pode aproveitar! É aberto a todas as pessoas.




Falando um pouco das minhas pesquisas, no domingo assisti um filme feito recentemente sobre o Caminho, graças a meu filho Mateus que localizou, baixou e instalou o filme na minha TV, pude conhecer o filme The Way, muito emocionante e interessante ver como as pessoas são tão diferentes e se unem pelas próprias diferenças, ao mesmo tempo também se unem pelas semelhanças, no caso o Caminho as uniu.
Uma breve sinopse do filme:

Tom é um médico americano que viaja para a França para recuperar o corpo de seu filho, Daniel, morto numa tempestade enquanto fazia o trajeto “O Caminho de Santiago”. Levado por sua profunda tristeza e pelo desejo de compreender melhor seu filho, Tom decide deixar sua vida californiana vazia para trás, e embarca em uma peregrinação histórica, numa combinação de luto e homenagem a Daniel, refazendo a trajetória de seu filho no “El Camino de Santiago”.Durante a peregrinação, Tom encontra pessoas ao redor do mundo (e três em particular), todas sofrendo e à procura de um significado maior em suas vidas.Durante “O Caminho”, Tom descobre o significado de uma das últimas coisas que seu filho lhe disse. Há diferença entre a vida que vivemos e a vida que escolhemos.


Algumas cenas do filme.




Veja o trailer do filme:
http://youtu.be/o5VZKWcgw6c

Bom feriado à todos!! Espero que aproveitem a minha sugestão.

Ultreya!

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

A pedra

Ao estudar o Caminho de Santiago estou descobrindo que ele é permeado de histórias e tradições, mas, o que tem me atraído bastante, no tocante a história, é que as tradições passam de pessoa para pessoa através dos séculos, sem perder a sua origem e seu propósito.
Diz a tradição que todo peregrino carrega consigo várias "pedras", que vem se acumulando ao longo de sua vida. Essas pedras seriam sentimentos, ressentimentos, mágoas, tristezas, preconceitos, maus pensamentos, raivas, pecados, enfim todo tipo de acúmulos que possam ser liberados de alguma forma, em algum momento, coisas que carregamos e que nos faz mal, pesam e para nada serve.
Pois bem, existe um lugar especial no  Caminho de Santiago ( o francês), onde existe uma Cruz de Ferro no alto de um monte entre os povoados de Foncebadón e Ponteferrada, neste local, aos pés da cruz, os Peregrinos depositam sua pedra, que é carregada por ele desde sua terra natal, ou de sua origem. O ato de depositar a pedra representa deixar naquele lugar todas as coisa que queira "deixar para trás" e poder seguir mais leve.Vejam abaixo a Cruz de Ferro e o monte de pedras.




Agora estou a procura da minha pedra, aquela que deverá seguir comigo desde Campinas e será depositada no Caminho. Espero encontrá-la e que ela tenha um significado importante, espero também chegar até o local, o que já será uma grande vitória.



sábado, 3 de setembro de 2011

Palestra

Hoje foi um dia muito especial. Acordei cedíssimo e sai rumo a São Paulo para participar de uma palestra que também pode ser  chamada de bate-papo com o Peregrino Vars Braga Roman,que percorreu o caminho Francês em 33 dias em 2010.
A sala estava lotada de pessoas, estava bem diversificada e todas muito interessadas em cada detalhe. Ele nos deu ótimas dicas e confesso que fiquei mais segura e com mais certeza de que minha decisão foi mesmo com o coração. A realidade é que estou muito feliz, como há muito tempo não me sentia, muito motivada e animada com o meu projeto. Além dos esclarecimentos, dicas, histórias, a palestra me trouxe mais uma reflexão. Como disse anteriomente, existem vários caminhos que podem nos levar a Compostela, mas qual escolher? Essa é a grande dúvida.Caminhar 800km por mais de 30 dias não é uma tarefa nada fácil, então a princípio pensei em fazer uma parte dele, talvez metade, ou um pouco mais.Será? Mas também, agora me bateu a dúvida, pois fazer metade não é fazer inteiro ( é claro!!), não sei se conseguem me entender. Se eu fizer a metade, e conseguir chegar ao fim, vou ficar pensando que deveria ter feito o caminho inteiro, a partir de Saint Jean Pied de Port na França, atravessando o Pirineus, que todos dizem ser maravilhoso! Já pensou perder tudo isso? Decisão difícil, vou refletir mais um pouco e quando estiver definido contarei para vocês! vejam abaixo o caminho Francês.



"O dia de partir não é o dia de se preparar para partir".
Ditado Nigeriano
Estou estudando a Carta de Santiago e um pouco da vida desse Apóstolo. Se hoje essa peregrinação é uma aventura imagine naquele tempo!!
Em breve mais notícias!!



sexta-feira, 2 de setembro de 2011

A Oração do Peregrino

Todo o Peregrino ao iniciar a sua caminhada deve fazer uma Oração a Santiago, que é o protetor e cuidador do peregrino para que este tenha felicidade, saúde, bons pensamentos e muita fé especialmente para que consiga chegar até o final.
Vejam a oração do peregrino:




<
"Oração de inicio do Caminho
Ao começar o Caminho até o sepulcro me dirijo a ti, Apóstolo Santiago, amigo do Senhor Jesus, para perdi-te tua ajuda e proteção. Você que ouviu o chamado de Jesus, de segui-lo fielmente e fazer dos seus ensinamentos o caminho da sua vida. Você, seguindo o mandamento de Jesus, chegaste até a terras de Compostela para dar testemunho da Boa Nova do Evangelho. Você que foi o primeiro a dar a sua vida por anunciar a todos que o Senhor morreu por nós e ressuscitou, abrindo-nos assim o caminho até a verdadeira felicidade.

Ajuda-me no Caminho que vou iniciar até o Sepulcro. Protege-me de todo o perigo e faz que chegue a postar-me diante de tua tumba, para fazer com sinceridade a profissão de fé, a unir-me contigo em um carinhoso abraço. Ajuda-me, patrono querido, a que o fim do caminho seja para mim o começo de uma nova vida."

Amém.

E é com essa fé que meu caminho já iniciou.