segunda-feira, 5 de setembro de 2011

A pedra

Ao estudar o Caminho de Santiago estou descobrindo que ele é permeado de histórias e tradições, mas, o que tem me atraído bastante, no tocante a história, é que as tradições passam de pessoa para pessoa através dos séculos, sem perder a sua origem e seu propósito.
Diz a tradição que todo peregrino carrega consigo várias "pedras", que vem se acumulando ao longo de sua vida. Essas pedras seriam sentimentos, ressentimentos, mágoas, tristezas, preconceitos, maus pensamentos, raivas, pecados, enfim todo tipo de acúmulos que possam ser liberados de alguma forma, em algum momento, coisas que carregamos e que nos faz mal, pesam e para nada serve.
Pois bem, existe um lugar especial no  Caminho de Santiago ( o francês), onde existe uma Cruz de Ferro no alto de um monte entre os povoados de Foncebadón e Ponteferrada, neste local, aos pés da cruz, os Peregrinos depositam sua pedra, que é carregada por ele desde sua terra natal, ou de sua origem. O ato de depositar a pedra representa deixar naquele lugar todas as coisa que queira "deixar para trás" e poder seguir mais leve.Vejam abaixo a Cruz de Ferro e o monte de pedras.




Agora estou a procura da minha pedra, aquela que deverá seguir comigo desde Campinas e será depositada no Caminho. Espero encontrá-la e que ela tenha um significado importante, espero também chegar até o local, o que já será uma grande vitória.



Nenhum comentário:

Postar um comentário