domingo, 25 de setembro de 2011

O Chamado

A gente aprende todos os dias.
Ontem a Daniele Pasinato me convidou para um bate-papo informal com o Zeca Atma, peregrino que voluntariamente ministra palestras sobre o Caminho do Sol. Conheça um pouquinho desse caminho aqui mesmo no Brasil:
O Caminho do Sol, nasceu com o objetivo maior de oferecer aos amantes de caminhadas, um ambiente agradável, passando em sua quase totalidade , somente por àreas rurais, buscando a introspecção e o despojamento material. Ele tem inicio em Santana do Parnaíba e termina em Águas de São Pedro, no Estado de São Paulo, são 11 dias de caminhada no total.

 



Bem, a Daniele decidiu iniciar o caminho no dia 05/10 e para isso precisava ter esta conversa informativa ( que também podemos chamar de palestra). Fiquei muito feliz com o convite, foi uma oportunidade incrível de aprendizado.
 
A primeira lição que aprendi e que considero fundamental para qualquer peregrino, é uma simples frase: " é o caminho que te chama". Realmente eu posso dizer que recebi um chamamento, foi muito derrepente e aparentemente naquele dia não houve nada de diferente que tenha me motivado a tomar a decisão. Como já disse anteriormente eu sempre tive a vontade de realizar o Caminho de Santiago, mas daí até a decisão tem um longo caminho. Agora sim eu acredito que houve mesmo um chamamento. Uma força poderosa que me impulsiona a realizar e também a falar sobre este caminho. Uma energia que toma meu corpo e meus pensamentos, que não me deixa nem quando estou dormindo. Frequentemente eu sonho com situações difíceis que poderei passar e fico nas madrugadas pensando, fazendo planos, listas, pesquisando, lendo. Quero saber tudo e ouvir pessoas, relatos, experiências. Muitos amigos me procuram oferecendo contatos de pessoas que já estiveram no Caminho e que se dispõem a me relatar, dar dicas, ou só conversar. O mais incrível é que uma coisa tão pequena, se agiganta quando atinge as pessoas. E da mesma maneira também vejo o contrário, muitas pessoas não entendem e julgam como "aventura" ou "loucura", e até me perguntam como posso passar dias me privando de conforto e enfrentar tantas intempéries. Eu que não tinha respostas agora já tenho: recebi um chamado. Me sinto feliz e motivada a seguir em frente.

A segunda lição que aprendi ontem foi sobre o jeito de se caminhar. Fazendo uma analogia da forma como colocamos os pés no chão com o nosso emocional e psicológico, pode-se fazer uma leitura bastante interessante.
Podemos dizer que quando colocamos o calcanhar no chão estamos ao mesmo tempo colocando o "pensar". O meio do pé é o mesmo que colocar a "elaboração" para funcionar. E a frente do pé ( onde estão os dedos), e a ação. Assim, podemos indentificar se por acaso tivermos problemas físicos nos calcanhares, o pensamento está dominante, e assim por diante. O mais correto é que os três pontos estejam equilibrados para que a Caminhada também seja mais tranquila e eficiente. Quem sabe a reflexologia pode explicar melhor? Mas em todo o caso já gostei desse conceito e vou prestar mais atenção nas minhas pisadas.





Mudando de assunto.
Para iniciar bem a semana, hoje tivemos em Campinas a 28ª edição da Corrida Integração, para mim foi a primeira vez. Decidimos participar da caminhada de 5 KM, eu, Pedro, Daniele, Simone e Stela caminhamos juntos com mais de 10 mil pessoas, entre eles muitos amigos queridos, que nos surpreendeu, quantas pessoas se dedicam a cuidar da saúde!! Parabéns a todos que participaram dessa bonita festa num domingo de céu azul, sol e muito vento, bem típico de Campinas.



Na foto: Daniele, Stela, Célia e Simone








Na foto o Caio.


Caio, meu filho que estava trabalhano e nos esperava na chegada com Gatorade! Obrigada!

Chegando em casa com medalha e tudo, Lucas com a Gabriela e Mateus, ficaram orgulhosos!

Amigos,
Obrigada pelas dicas e apoio!

Ultreya e Suseya!

3 comentários:

  1. Celinha, que maravilha essa sua caminhada.Quantas liçoes em tão pouco tempo e quanta generosidade em partilhá-lhas conosco, seus amigos. Tiro dessa experiência que o ser humano é muito bom e não quer só aprender e ter conhecimentos, muito pelo contrário, quer espalhar por onde "anda" as sementes de sua sabedoria.Bjs e Ultreya e Suseya!!!

    ResponderExcluir
  2. Celinha, minha querida amiga, ontem, hoje, toda a preparação tem sido experiências maravilhosas. Ontem em particular senti o Caminho mais próximo. Ver as fotos das paisagens impulsionam mais e mais a realizar o Caminho. Recebi hoje uma mensagem do Zeca que gostaria de dividir com vc. Ela diz assim: "Determinação é a marca do Peregrino. A seta amarela sempre mostra a direção, por mais que ela pareça incompreensível. Algumas vezes notamos que o caminho indicado é íngreme e difícil, ao passo que quase ao lado um outro florido, plano e banhado pela sombra nos convida a percorre-lo. O que leva o Pergrino a seguir o difícil caminho indicado, é a certeza que vencida as barreiras encontrará seu destino.... assim como o rio encontra o mar... A palavra que resume tudo isso: FÉ...." Muito Obrigada por TUDO !!! Beijos, Dani. (Daniele Pasinato)

    ResponderExcluir
  3. Roberta e Dani!! Obrigada pelos cometários. Eu sempre ouço pessoas perguntarem : qual é a sua palavra favorita? A minha palavra favorita é compartilhamento, eu gosto de compartiulhar o que aprendo com as pessoas, afinal, minha primeira profissão é ser Professora, não no espírito de ensinar, mas de compartilhar ensinamentos. Bjs!!

    ResponderExcluir

De volta ao Caminho!

  Ano de 2022, já estávamos no segundo ano da pandemia, período que foi difícil para todos nós. Em 2020, o Caminho permaneceu fechado, inclu...