sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Resiliência

RESILIÊNCIA
Você conhece essa palavra? Pois eu a conheci há pouco tempo, através da leitura do livro: Supere! de Eduardo Carmello, Editora Gente.
 
É frequentemente encontrada na área da Física, que a utiliza para expressar a "capacidade de um material voltar ao seu estado normal depois de ter sofrido uma pressão".
Já na área das Ciências Humanas, o mesmo conceito é utilizado para descrever a "capacidade humana de responder de forma mais consistente aos desafios e dificuldades que aparecem na vida".
Posso dizer que este ano de 2011 foi para mim um grande teste para provar se eu sou ou não uma pessoa resiliente, diante de circunstâncias desfavoráveis enfrentadas. Por isso resolvi compartilhar com vocês um pouco desse importante modo de enfrentar as adversidades da vida.
Mas vamos nos concentrar no conceito advindo dessa palavra diferente, linda e ao mesmo tempo instigante.
Sabemos que pessoas resilientes utilizam a seu favor toda a força, flexibilidade, inteligência e otimismo para enfrentar e superar circunstâncias desfavoráveis. Ou seja, conseguem transformar situações adversas em estímulos e inspiração que serão sabiamente utilizadas a seu favor.


Gravura que concretiza o conceito de resiliência


Podemos pensar que as adversidades surgem em nossas vidas como forma de nos colocar a prova, um teste, sem aprovações ou reprovações, e quando elas surgem só nos restam 2 opções: ficarmos parados e fugir, ou enfrentá-las. Ao escolhermos a segunda opção, surge a incrível oportunidade de operarmos mudanças tão significativas que irão alterar o modo como vemos e atuamos no mundo.

"A adversidade desperta em nós capacidades que, em circunstâncias favoráveis teriam ficado adormecidas". Horácio

É assim que nascem os Guerreiros, que sabem vencer suas dificuldades aprimorando suas atitudes e procedimentos enfrentando as situações de forma criativa e por isso servem de inspiração para muitas pessoas.

Lembramos do nosso Herói Nacional, Ronaldo "o fenômeno", protagonista de diversas situações adversas das quais saiu vencedor e hoje, sua história, experiência e caminhada de vida servem de inspiração para todos nós.

Recordando uma passagem interessante que serve de ilustração da história desse notável guerreiro.
Em Novembro de 1999, Ronaldo sofreu sua primeira contusão grave no joelho direito durante a partida entre a Inter de Milão e Lecce, que o deixou fora dos gramados em tratamento intensivo por 5 meses.

Após esse período, em seu retorno, aos 24 anos e no auge de sua carreira, numa partida contra a Lazio, em apenas 7 minutos de jogo sofreu novamente a contusão no mesmo joelho, muito mais grave que o deixou afastado por 1 ano e 5 meses.

Contra todos os prognósticos (muitos críticos achavam que era o fim de sua carreira), retornou as atividades e aos campos e ainda foi convocado para a Seleção Brasileira em 2002, foi o principal atacante na Copa da Coréia-Japão, Campeão Mundial e artilheiro.



 A imagem da contusão que chocou o mundo todo



A felicidade após marcar um gol na Copa de 2002



Aproveitando o exemplo da superação e especialmente da resiliência de Ronaldo, e seguindo os passos do herói, podemos concluir que, a pessoa resiliente consegue:

1. Recuperar-se facilmente de um desapontamento ou uma frustração;
2. Se orientar e manter-se relaxado em momentos difíceis;
3. São pacientes e veem o lado cômico da situação;
4. Tem a capacidade de manter a clareza, concentração e rumo;
5. Administram e controlam seus sentimentos e emoções com os olhos e coração abertos;
6. Solicitam ajuda quando sentem necessidade;
7. Não se afastam do contato com seus objetivos, metas, propósitos e sonhos.


Através da compreensão e da forma como a pessoa enfrenta a adversidade é que ela conseguirá superá-la de modo a favorecer seu crescimento e desenvolvimento pessoal, garantindo a preservação de seus princípios mantendo as portas abertas para a persecução de suas metas e objetivos.

Afinal, qual a razão da busca pela resiliência?

1. Para ser flexível perante a adversidade;
2. Para ter e sustentar excelente desempenho;
3. Ser autenticamente otimista;
4. Correr os riscos necessários;
5. Progredir com as mudanças;
6. Permanecer saudável, enérgico e cheio de vida;
7. Assumir desafios difíceis e complexos;
8. Perseverar;
9. Inovar para descobrir soluções;
10. Pensar e solucionar problemas rapidamente;
12. Aprender, crescer e se aperfeiçoar;
13. Realizar os mais nobres sonhos.

Dessa forma, essas adversidades podem nos conduzir a nos tornar seres humanos dignos, dotados de sentimentos e nos capacita a enfrentar os desafios e transformá-los em oportunidades.


Poema do BUDISMO TIBETANO

Primeiro dia:
Eu ando por uma rua.
Há um buraco no meio da rua.
Eu caio no buraco.
Não é minha culpa.
Demora uma eternidade para eu conseguir sair.

Segundo dia:
Eu ando pela mesma rua.
Há um buraco fundo no meio da rua.
Eu finjo não ver o buraco.
Eu caio de novo.
Não posso acreditar que caí no mesmo lugar; mas não é minha culpa.
Demora muito para eu conseguir sair.

Terceiro dia:
Eu ando pela mesma rua.
Há um buraco fundo no meio da rua.
Eu vejo o buraco e ainda assim, eu caio no buraco...É um hábito.
Meus olhos estão abertos.
Eu sei onde estou.
É minha culpa.

Quarto dia:
Eu ando pela mesma rua.
Há um buraco fundo no meio da rua.
Eu dou a volta e não caio no buraco.

Quinto dia:
Eu ando por outra rua.





Flor de lótus simboliza elevação e expansão espiritual


Que em 2012 nós consigamos buscar nossa resiliência e perseguir nossos sonhos e objetivos.

Ultreya e Suseya!





Um comentário:

  1. Zu,
    Você é resiliente sim, pois tem tido a capacidade de voltar ao seu estado normal depois de ter muita tristeza e pressão, assim como tem mostrado muita generosidade, justiça e amor para responder de forma mais consistente aos desafios e dificuldades que aparecem nas nossas vidas.
    Como disse o Mateus "a forma que você equilibra as coisas aqui em casa" é insubstituível e mágico.
    amo vc, obrigado,
    Zu

    ResponderExcluir