terça-feira, 6 de dezembro de 2011

As setas do Caminho

Eu não sei quem convencionou sinalizar o caminho de peregrinação com setas. No caso do Caminho da Fé e do Caminho de Santiago as setas são amarelas. A minha experiência no Caminho da Fé me mostrou que devemos confiar na sinalização, e depois de um tempo a gente fica tão acostumada com as setas que as procuramos por todo o tempo. E então, vira uma brincadeira gostosa e instigante, onde estariam as próximas setas? Elas podem estar em qualquer lugar, na cerca de uma fazenda, numa árvore, pedra, placa, porteira, poste, parede, portão, chão, caixa de correio, banco, guia de calçada, enfim, no lugar mais inesperado. Elas também podem se apresentar em difentes tamanhos e formatos. Chamam a nossa atenção e atraem nossos olhares no caminho, nas pontes, nas bifurcações, nas ruas, na saída dos albergues. O peregrino fica condicionado a procurar as setas para se localizar, é muito comum, em caso de dúvida paramos para procurar o sinal amarelo, que pode estar escondido, apagado ou até atrás de alguma outra placa, isso porque pode acontecer de colocarem algum sinal na sua frente.







Outro sinal muito importante que orienta o peregrino é a placa informativa de kilometragem, sempre trazendo a informação da quantidade de kilometros que faltam para chegra no destino, no caso a cidade de Aparecida do Norte ou então Santiago de Compostela. Essas placas também fazem um aconchego psicológico na nossa mente, pois com a diminuição dos números já nos colocamos mais próximos do objetivo proposto, fazendo com que o ânimo e as forças auimentem na medida em que os números diminuem.





No dia que fizemos a peregrinação em Louvor a São José, sentimos falta da sinalização de kilometragem e das setas amarelas, foi nesse momento que percebi como são importantes e fazem com que o Caminho se torne seguro e agradável.As setas são as amigas dos peregrinos, indicam o caminho, oferecem segurança e alento e são até a companhia daqueles que se aventuram solitários. Mas encontramos também as placas sinalizadoras que mostram o lugar onde estamos, informações importante sobre a cidade ou o distrito.





Não poderia deixar de falar sobre as placas, ou inscrições de acolhimento ao peregrino. Podemos encontrar pelo caminho pessoas maravilhosas, verdadeiros anjos que se dispõe a trabalhar e incentivar os peregrinos e seguir viagem e principalmente a deixar o caminho mais leve e minimamente confortável, oferecendo, água, alimentação, lugar de repouso e até banheiro. O peregrino se sente verdadeiramente acolhido.





Para complementar o idéia das setas e sinalizações amarelas e tentar entender um pouco a razão das cores, fiz uma pesquisa sobre a cor amarela e compreendi a razão dessa atração que ela causa nas pessoas que estão caminahndo.
Vamos conhecer a parte positiva da utilização da cor amarela.
O amrelo é uma cor associada à luz do sol, quente e expansiva, ativa a mente e abrindo-a para novas idéias. Quando utilizada em ambientes que têm pouca luz, o amarelo pode proporcionar uma sensação de espaço, mas também pode superestimular a mente.
O amarelo abre , desobstrui, traz calor e alegria de viver, significa crescimento, expansão, fertilidade; é o nosso sol interior.
No nosso corpo o amarelo é estimulante motor, influenciando o sistema nervoso. Influencia também no sistema digestivo, fígado, intestinos entre outros benefícios.
A ação do amarelo na nossa mente, é de extrema importância, ele representa o “despertar da inteligência”. Ele aumenta a nossa capacidade intelectual, aumentando a assimilação da sabedoria através da lógica e da razão. O amarelo também inspira a expansão da riqueza, abundância. Traz o sentimento de “estar vivo”, otimismo. Proporciona esclarecimento, discernimento e afasta o medo.



Rumo a Santiago de Compostela.

Ultreya!

3 comentários:

  1. Pelegrina onde acho as setas que me levam ao seu coracao?

    ResponderExcluir
  2. Pedro, esse mistério não pode ser revelado, jamais!

    ResponderExcluir
  3. Pedro e Celinha, são dois apaixonados, pelo mundo, pelo novo, pelo conhecimento e principalmente: um pelo outro!! As setas que levam um ao coraçao do outro tem sido lindamente colocas em seus caminhos, não sei se são sempre amarelas mas tenho certeza que em muitas delas o amarelo reluz como ouro, instigando a inteligência um do outro, noutras elas são vermelhas: de paixão e amor, de um vermelho que poucas vezes se vê por ai: às vezes é azul como o ceu (como diz o poeta: Céu e linha, num horizonte seguro, perfeito, maravilhoso), muitas vezes é verde esperança, ecológico, afinal esses corações são lutadores pelos seus e pelo mundo.
    As setas sempre estarão no caminho de vcs e o segredo é a procura.Como disse a Celinha: "achar uma seta, trás paz, tranquilidade e a certeza do caminho certo.
    Podem ter certeza o caminho percorrido por vcs é lindo e a direção está certa!!
    Bjs
    roberta

    ResponderExcluir