quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Os pés

Andando por ai, ouvindo histórias e lendo relatos, percebo que uma das maiores preocupações do peregrino é com os pés.
Mas é óbvio que são eles que mais trabalham e sofrem durante a caminhada. Todos dedicam tempo na questão e espaço na mochila para minimizar as dores, o cansaço e as bolhas. Os pés merecem tanta atenção que os equipamentos e a tecnologia destinada a sua proteção são de última geração. Os calçados utilizados bem como as meias formam a dupla mais comentada pelos peregrinos, e certamente os ítens mais caros de todo o equipamento necessário.
Pelo conforto e bem estar na caminhada nós mulheres somos capazes de deixar de lado aquela paixão incontrolável pelo calçado esquecendo a beleza, a moda e a combinação de cores e estilos.
Escolher as botas de caminhada é uma tarefa hercúlea e demanda tempo, paciência e dinheiro. Algumas pessoas precisam comprar mais de um par até encontrar aquele ideal, ou bem próximo. Um verdadeiro investimento! Mas quando isso acontece é festa na certa, a amiga Daniele sabe bem o que é isso.
Em relação as meias acontece a mesma coisa e varia muito de uma pessoa para outra. O principal é que as meias não retenham a água do suor e que consigam manter os pés completamente secos o máximo de tempo possível. Assim, existem no mercado uma variedade enorme de meias que se destinam a manter os pés secos e longe das bolhas ( a maior vilã do peregrino).
Todo peregrino deve ter um "arsenal" de produtos para proteção, higiene e bem estar dos pés, como por exemplo: curativos, pomadas, talcos, álcool canforado ou com arnica, gaze, cremes e é claro um calçado confortável para quando estiver repousando. Uma coisa que o Marcos Caro Silveira me disse é que nós mulheres não devemos utilizar esmaltes vermelhos nas unhas durante a caminhada. Lição aprendida.



Meus pezinhos descansando depois de uma longa caminhada


Meus amigos Maneco e Lúcia, me contaram que Che Guevara, quando estava na mata durante a guerrilha, escreveu um livro (ou parte dele), onde dedica a narrativa sobre os pés, sua importância , as enfermidades que passavam e como cuidavam deles.
Pesquisando um pouco sobre o assunto, encontrei um trecho da entrevista com o Jornalista Flávio Tavares sobre uma entrevista que fez com Che Guevara numa Conferência Internacional. Veja um trecho sobre o assunto:

Qual foi o comentário mais surpreendente que você ouviu de Che Guevara ?

Flávio Tavares: “Perguntei o que era importante para um combatente,na guerrilha. O Che disse assim: “Os pés!”. E começou a bater nas botas e a descrever a importância dos pés para um combatente: os pés que nos levam para a frente, os pés que nos fazem retroceder, os pés que nos animam, os pés que nos fazem correr, os pés que nos fazem esperar. Faz este elogio e esta espécie de elegia aos pés.

Um detalhe estranho coincide com esta visão surpreendente: a de um comandante guerrilheiro que, como ministro de Estado, estava naquela conferência internacional como o grande astro - e dizendo que os pés é que eram importantes. Quando Che já estava na Bolívia, na travessia de um rio, a balsa é levada pela correnteza e ele perde as botas guerrilheiras.Não havia botas de reposição. Os guerrilheiros, então, matam um animal do campo e ele faz, com o couro cru, uma espécie de “sandália romana” que enrola nos pés. E é com estes pés, enrolados numa “sandália romana”, que ele é capturado na guerrilha. Porque ele tenta saltar de uma rocha para outra mas, traído pelos pés, ele cai. Ou seja: ele tinha razão. O fundamental eram os pés. Surpreendente mas concreto”.




Gostei dessa foto do Che feliz com suas botas

Mas os pés são também preocupação de bailarinos, atletas, dançarinos, corredores, policiais militares entre outros. Pessoas que usam os pés em seu trabalho e lazer. Imagine só como sofrem os pés de bailarinas e corredores de maratona.
Os pés são também objetos de estudo da medicina tradicional e da complementar. Eu descobri recentemente na minha viagem a Cingapura e Bali a Reflexologia e confesso que adorei! Nesses países é muito comum encontramos terapeutas oferecendo o serviço na rua, de forma a trazer conforto as pessoas no seu dia-a-dia.
Eu tive a oportunidade de experimentar essa maravilha e senti muito os benefícios de ter os pés massageados de forma eficaz.
Mas, de que se trata a reflexologia?
A reflexologia baseia-se no principio de que existem áreas, ou pontos reflexos nos pés e nas mãos que correspondem a cada órgão, glândula e estrutura no corpo. Ao trabalhar nesses reflexos, reduzimos a tensão em todo o corpo. A energia está sempre fluindo através de canais ou zonas no corpo, que terminam formando os pontos reflexos nos pés e mãos.



Eu em Cingapura fazendo reflexologia


Esse gráfico é utilizado pelos profissionais da reflexologia



Os melhores amigos do peregrino, os pés merecem mesmo tratamento especial, pois são eles que nos levarão até o objetivo final, neste caso a Santiago.
A primeira coisa a fazer é cuidar da higiene, lavar os pés com água limpa e sabonete e depois passar uma fina camada de álcool canforado. Verificar se existem bolhas ou machucados e cuidar deles rapidamente. O sol também é bastante importante se houver possibilidade e calçar algo confortável e limpo, não se esquecer de fazer exercícios de alongamento nos pés e tornozelos também. Uma ótima ideia trazida pela Lia é utilizar uma bola de tênis como massageador, pise na bola e faça movimentos circulares com a planta dos pés, fará um bem incrível, ajudará na circulação e no relaxamento.
Um creme hidratante e cuidado com as unhas também são fundamentais. Frequentemente ouvimos relato de pessoas que perderam suas unhas nas caminhadas, pois elas batem na ponta da bota ou tênis, essa agressão é tão grande que abala a unha e ela vem a cair, por isso mantenha suas unhas bem aparadas e limpas, e como disse anteriormente sem esmaltes coloridos! AH!! E não se esqueça de que as botas devem ser sempre 1 número maior do seu pé!

A dica do amigo-peregrino Zeca é também preventiva, e direcionada especialmente para as mulheres. É muito importante não fazer esfoliações, ou uso de lixa para não deixar a pele fina, além disso indica também a não tirar a cutícula, assim evitaria infecções e lugares sensíveis para formação de bolhas.
A utilização de chinelos de borracha no banho poderão evitar de pegar doenças de pele. As bolhas devem ser devidamente tratadas. Primeiramente furadas com agulha mantendo a linha passada para que drene o líquido todo. Desinfete com algum produto e proteja com curativo. Se for bem tratada ela secará rapidamente.
Algumas pessoas usam talco Granado ou vaselina liquida nos pés antes da caminhada para evitar bolhas. Outra dica é proteger sempre as áreas mais sensíveis com micropore ou bandaid. Trocar as meias durante a caminhada já se provou que é ótima alternativa, pois mantém os pés secos.
Cada pessoa vai sentir o que mais lhe incomoda, o que ajuda e adotar seu próprio "método" de cuidados com os pés.


Lia cuidando dos pés

Até os poetas dedicaram seu tempo a escrever sobre os pés. Conheçam um poema do maravilhoso Pablo Neruda:

Quando não te posso contemplar
Contemplo os teus pés.

Teus pés de osso arqueado,
Teus pequenos pés duros,

Eu sei que te sustentam
E que teu doce peso
Sobre eles se ergue.

Tua cintura e teus seios,
A duplicada purpura
Dos teus mamilos,
A caixa dos teus olhos
Que há pouco levantaram voo,
A larga boca de fruta,
Tua rubra cabeleira,
Pequena torre minha.

Mas se amo os teus pés
É só porque andaram
Sobre a terra e sobre
O vento e sobre a água,
Até me encontrarem.





Casa de Neruda em Valparaiso,Chile


Quem tiver a oportunidade de conhecer as casas de Pablo Neruda no Chile eu recomendo, vale a pena.

Ultreya!

Nenhum comentário:

Postar um comentário