quarta-feira, 14 de junho de 2017

Dicas para a sua peregrinação

Sim! O peregrino da atualidade está muito mais preparado do que aqueles que iniciaram as peregrinações há mais de mil anos! Isso é um desmerecimento? Acredito que não, pois a motivação de seu coração continuam as mesmas, o amor, a vontade e a determinação também.

Creio então que podemos nos lançar às comodidades e buscar um caminho espiritual igualmente profundo. A peregrinação deve ser um martírio? Um castigo imposto a si mesmo? Claro que não! Até a Igreja Católica se modernizou muito quando fala de "culpa" e "pecado".

Dessa forma tenho algumas dicas importantes para que você possa aproveitar a sua peregrinação com mais conforto, segurança e leveza.

Outros dia ( essa é a minha referência de tempo...), postei aqui os equipamentos que julgo serem necessários, como mochila, botas, roupas, etc. Mas faltaram aqueles itens que, para mim foram fundamentais, pequenas dicas que farão a diferença na sua peregrinação.




Eu e meu equipamento (minha capa pendurada na mochila)

1. Micropore - esse é o primeiro da minha lista, vai proteger seus pés de bolhas, arranhões, machucados, consertos, marcação de material e tudo o que a sua imaginação ou necessidade quiser!

2. Um pedaço de corda de varal - pode parecer estranho, mas ajuda muito para pendurar as roupas para secar, pois os varais dos albergues sempre estão lotados!

3. Sacolinha de tecido furadinho (veja a foto), ela pode te auxiliar a levar seu material de higiene e roupas limpas para o banheiro.

4. Porta dólares - onde você vai guardar os documentos, cartões e valores, próximo ao corpo, inclusive na hora de dormir.

5. Gancho de alumínio em forma de "S" - ele vai ajudar a pendurar a sacolinha com suas roupas e objetos na porta do banheiro (quase não há lugares de apoio nos albergues).

6. Alfinetes - sim, comprei aqueles grandes, que se usavam nas fraldas de bebês. Eles vão servir para consertar alguma coisa (mochila, capa de chuva, calça, ziper, etc), pendurar roupas para secar no lado externo da mochila durante a caminhada (sim... a sua mochila pode virar um varal).

7. Joelheira - depois de uma descida, meu joelho começou a dar sinais de cansaço, demorei 4 dias para encontrar uma farmácia aberta!

8. Palmilhas sobressalentes - os pés se cansam de pisar nas mesmas palmilhas, o revesamento é importante, eu optei por aquelas de gel. A Karine comprou  3 ou 4 pares durante o caminho!

9. Tornozeleira - pelos mesmos motivos da joelheira!

10. Tomada "T" - para ligar vários aparelhos nas tomadas dos albergues, pois a quantidade é muito grande!

11. Dinheiro em espécie - estamos muito acostumados com os cartões, mas nos pueblos pequenos não aceitam! Em outros lugares só aceitam a partir de uma certa quantia.

12. Lenço ou bandana - esse é um coringa, pode te ajudar no sol, na chuva, para proteger o travesseiro, mais leve que a canga.

13. Sacos tipo zip lock - use no lugar da necessáire! Divida os itens nos sacos e nos bolsos da mochila, vai ficar muito mais leve.

14. Não guarde seu sleeping bag na sacolinha - coloque-o bem espalhado no fundo da mochila, vai dividir o peso. Quando ele está naquela sacolinha, vira uma peça com um peso bem maior ( eu digo um tijolo na mochila), além do que é difícil ficar enrolando e apertando dentro daquela sacolinha.... vai economizar tempo e peso.

15. Saco plástico extra - sempre é útil para armazenar lixo ou roupa molhada.

16. Castanhas, chocolate, barras de cereal, balas - nunca deve faltar na sua mochila, em pequenas quantidades, há momentos em que o peregrino necessita energia e não encontra um lugar para comprar. Conheci um peregrino brasileiro, na subida dos Pirineus, ele ficou tão cansado e sem energia, que sentiu muita falta de alguma dessas fontes de energia para seguir em frente.

17. Máquina fotográfica, se você não for um fotógrafo profissional, é dispensável! Assim como tablet, e outras geringonças tecnológicas! Seu celular fará bonito no caminho (inclusive como lanterna)!

18. Pote pequenininho de creme hidratante - pode parecer supérfluo, mas o sol, vento, chuva, poeira, deixam a pele muito seca o que pode causar rachaduras e podem evoluir para machucados. O creme acaba sendo preventivo.

19. Garrafa de água mineral - daquelas simples mesmo, são bem leves, você pode enchê-las nas bicas se água potável, ou comprar outra periodicamente. Lembre-se de nunca completar a garrafa.... sempre esvazie para depois enchê-la (dica da minha amiga Aline).

20. Coloque a identificação na sua mochila, sticks e botas.

21. Esteja preparado para usar o "matinho", nunca se sabe... 

22. Pelo menos 2 mosquetões de alumínio leve. Use e abuse deles!

23. Um bom guia, pode ser em forma de aplicativo no seu celular ou em papel mesmo ( o meu preferido!!).




Essa é a sacolinha que citei no ítem 3


Esse é o gancho do ítem 5


E você? Tem alguma ideia ou sugestão?

ULTREYA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário