sábado, 25 de fevereiro de 2012

Dez

"Descobri como é bom chegar, quando se tem paciência e, para chegar onde quer que seja, aprendi que não é preciso dominar a força, mas a razão. É preciso antes de mais nada, querer." (Amyr Klink)




Quem foi conhece um pouco da fé Cristã aprendeu desde pequenino a grande lei ensinada aos homens por Deus, resumida nos Dez Mandamentos.
Essas leis, sempre atuais, devem guiar-nos por nossas vidas pois falam do amor que o homem deve ter pelo próprio Deus e seus semelhantes.

Na Wikpedia, encontramos o signifinado e a importância dessa lei maior:

"Os Dez Mandamentos ou o Decálogo é o nome dado ao conjunto de leis que segundo a Bíblia, teriam sido originalmente escritos por Deus em tábuas de pedra e entregues ao profeta Moisés (as Tábuas da Lei). Decálogo significa dez palavras (Ex 34,28) que resumem a Lei, dada por Deus ao povo de Israel "

Devemos ter em mente que um mandamento, para ser Divino, deverá atender a pelo menos três requisitos básicos, quais sejam:
  1. Atemporal; que pode ser aplicado em todos os tempos, visto ser imutável;
  2. Universal; aplicação indistinta a todos os povos;
  3. Imparcial; atingir a todos da mesma maneira.
Dessa forma entendemos que os Dez Mandamentos seguem a forma acima descrita e portanto são entendidos como sendo realmente Divinos.

Na Bíblia Encontramos primeiramente os Dez Mandamentos em Êxodo 20:2-17. É repetido novamente em Deuteronômio 5:6-21, usando palavras similares.




Desde então, as grandes listas de "mandamentos" feitas pelas mãos do homem seguem sempre esse número de 10. Fazendo uma pequena pesquisa encontramos algumas:
a. Dez mandamentros para jornalistas nas redes sociais;
b. Dez mandamentos para patricinhas;
c. Dez mandamentos do futebol;
d. Dez mandamentos do namoro, do casamento, do aluno, do professor, dos cães, dos filhos, do empresário, das celebridades, os mais ricos, as melhores músicas, do bom cozinheiro, e assim seguem listas intermináveis e ainda curiosíssimas!
Se você tiver curiosidade em conhecer algumas delas, procure no site: http://www.osdezmais.com/ e divirta-se!
E como não poderia deixar de ser, também temos os dez mandamentos do caminhante. Confesso que encontrei no Blog de um Peregrino e desconheço a autoria, mas fica aqui registrado como uma curiosidade, especialmente para aqueles que como eu adora uma lista!


 


Os dez mandamentos de um caminhante

1. Nunca medir a distância;

2. Nunca medir a altura;

3. Não medir o tempo;

4. Ser do caminho, mas não lhe pertencer;

5. Conversar com o silêncio;

6. Encarar o Sol e a chuva como companheiros;

7. Não caminhar como se fosse uma obrigação;

8. Não encarar o caminho como um desafio;

9. Respirar fundo e pisar leve;

10. Repartir com todos o pão, até com o cão.




É claro que poderíamos incluir outros tantos ítens quanto pudéssemos imaginar, mas sairíamos do necessário número de dez que forma o decálogo ( conjunto de dez leis ou princípios filosóficos, morais ou políticos).
Nosso sistema matemático é decimal, e na numerologia o número dez  é sinônimo de positividade, sintonia, harmonia e de bons fluidos. Dez dedos nas mãos e nos pés. Listas Top Ten, ou Top dez. E o camisa dez do time de futebol? Não é o melhor,e  mas cobiçado? O nosso Rei Pelé imortalizou a camisa dez. A querida Marta melhor jogadora do mundo por 5 anos consecutivos também é camisa dez. Músicas que exaltam esse número podem ser encontradas as dezenas!
Esse número também representa a maior nota que alguém pode receber na escola, na faculdade, no vestibular, em qualquer concurso público. É a nota desejada pelas Escolas de Samba, quem nunca ouviu na apuração a euforia do locutor ao enaltecer: "Dez, nota dez!". Enfim, podemos pensar num sem número de notas dez que conferimos as coisas em nosso cotidiano.







E ainda podemos encontra poesias, frases, filmes, textos e até livros com o tema DEZ.

E você? Já fez uma lista dessas? Muitas coisas a descobrir.

Ultreya!








Um comentário:

  1. As dez "coisas" mais importantes pra mim ou o meu decálogo:

    1 - Lucas, Caio e Mateus;
    2 - Celinha
    3 - Roberta, Ana Lucia, Ana Teresa e Silvia;
    4 - meus pais;
    5 - meus sobrinhos e sobrinhas;
    6 - o Jow e o Tommy;
    7 - a advocacia e a MACIEL NETO;
    8 - meus livros, meus CDs e DVDs;
    9 - Campinas e Sousas em Campinas;
    10- o minha consciência;

    ResponderExcluir