sábado, 14 de abril de 2012

Lágrimas e lama

Felicidade é a palavra. Chegar tão perto de terminar um desafio dá uma sensaçao de felicidade enorme!
A cada etapa vencida, mesmo estando bem, ainda fica a dúvida se conseguiria chegar até o fim. Hoje caminhamos 23Km, ainda na chuva, afinal a Galícia é mesmo muito verde! Estamos em Pedrouso, faltando apenas 17Km para chegarmos a Santiago. pelos nossos planos ( e se tudo correr bem amanhã), chegaremos 2 dias antes do planejado, eu nem acredito!

A Daniele é uma companhia incrível, não poderia ser melhor! Somos mesmo uma dupla, nos damos bem e nao tivemos qualquer tipo de problema uma com a outra. Acho que ainda não falei sobre a curiosidade que as pessoas tiveram em querer saber se éramos mãe e filha, irmãs, ou parentes. A diferença de idade causou e a falta de parentesco gerou muita curiosidade. Eu desisti de me explicar, a Dani ainda explicou de onde nos conhecemos, etc... até que alguém perguntou se éramos irmãs e dissemos que sim!! E ainda falaram que somos parecidas ( melhor para mim...), nem preciso dizer o quanto nos divertimos com isso.

O Caminho nos leva a introspecção, a reflexão, a fazermos uma análise da vida, mas também tem espaço para a diversão, para conversas, para admirar a paisagem, e para ficar furiosa com o tempo, com a falta de sinalização, ou com os desvios bobos que somos obrigadas a fazer durante a caminhada. As vezes as coisas perdem o sentido.

Temos a oportunidade de praticar a humildade, quando temos que conviver com pessoas estranhas e diferentes pelos albergues, ou em tomar banho num chuveiro com timer. Ontem no albergue, ficamos com 2 moças da Dinamarca e uma da Alemanha, que só reclamava de tudo!! Do caminho, do tempo, do frio, da cama, do banheiro, enfim, tivemos que sair do quarto para encerrar a conversa, pois estava chata e repetitiva. Isso nos leva a pensar: o que essa pessoa está fazendo aqui? Em compensação, cruzamos diversas vezes com um rapaz ( nao sabemos a nacionalidade, mas falava inglês, desconfiamos ser do Canadá), com aparência bastante humilde, que carregava suas coisas num carrinho de mão acoplado em sua cintura, ele ficava sempre nos albergues públicos ( são mais baratos, alguns recebem somente uma doação expontânea), e no jantar, tomava sempre uma sopa instantânea, nao conversava com ninguém e seguia seu caminho solitário e silencioso.

São as pessoas que fazem o Caminho. São as pessoas que traçam suas rotas, definem suas metas e perseguem seus objetivos. O Caminho é uma metáfora da vida, é a forma concreta de encararmos a vida de frente, nao há volta, o Caminho não tem volta ele só tem uma direçao, a única saída é seguir as setas amarelas, ou se perder.

Hoje me lembrei de uma frase que escrevi na parede do Bar Casa Verde:

" A vida é feita de lágrimas nos olhos e lama nos sapatos".

( nao me lembro a autoria)


Amanhã, em Compostela, deixaremos o Caminho de Santiago e continuaremos no Caminho da vida. São exatamente iguais.

ULTREYA!

3 comentários:

  1. Simplesmente lindo!
    Beijos
    Elisabete Pasinato

    ResponderExcluir
  2. Que essa ultima etapa (17 Km) seja de muita paz!!! Bjs Roberta

    ResponderExcluir
  3. Zupi,
    A vida é mesmo feita de "lagrimas nos olhos e lama nos sapados"...
    É do Chico, veja:

    Fortaleza
    Chico Buarque

    A minha tristeza não é feita de angústias
    A minha tristeza não é feita de angústias
    A minha surpresa
    A minha surpresa é só feita de fatos
    De sangue nos olhos e lama nos sapatos
    Minha fortaleza
    Minha fortaleza é de um silêncio infame
    Bastando a si mesma, retendo o derrame
    A minha represa

    bj e com amor,

    zu

    ResponderExcluir